segunda-feira, 6 de março de 2017

Após um ano, busca de provas contra Lula se mostrou "inútil", diz assessoria


FONTE:
http://jornalggn.com.br/noticia/apos-um-ano-busca-de-provas-contra-lula-se-mostrou-inutil-diz-assessoria





Jornal GGN - As ações de busca e apreensão e condução coercitiva contra Lula na Lava Jato fizeram um ano na semana passada e, por isso, a assessoria do ex-presidente emitiu uma nota lembrando que o episódio foi "inútil" por não ter conseguido gerar provas cabais. Os procuradores apresentaram denúncia e levaram diante de Sergio Moro um arsenal de "ouvi dizer" para tentar formar "convicção" sobre lavagem de dinheiro e participação de Lula em esquemas de corrupção na Petrobras.
"Passados 12 meses da espetaculosa e violenta ação policial, sem que nenhum dos objetos tenha sido devolvido a seus legítimos donos, o resultado da busca e apreensão foi zero. O principal processo a que estavam atreladas as buscas, o que o Ministério Público Federal do Paraná move contra Lula no âmbito da Operação Lava Jato, já está chegando ao fim da fase de instrução", diz a nota.
Um ano depois de devassar casas e trabalho de Lula e mais de uma dezena de pessoas, tal medida de exceção continua mostrando-se rigorosamente inútil" e "até agora a autoridade policial não apresentou elemento de convicção nenhum que tenha emergido desses atos de arbítrio", acrescenta.
Além de não ter tido o resultado esperado, a Lava Jato ainda se recusa a devolver todo o material apreendido. "Levaram, conforme autorizava o mandado de Moro, todos os computadores, todos os pen drives, notebooks, celulares e documentos em papel que quiseram levar, além das senhas dos arquivos em nuvem mantidos pelo instituto, deixando o local com ares de terra arrasada", aponta a assessoria.
"Para que essas apreensões, já indicialmente revestidas de ilegalidade, não se convertam em confisco puro e simples (ainda mais desnecessário em equipamentos eletrônicos cujos arquivos podem ser copiados), tudo que se pede é que os objetos sejam devidamente devolvidos a seus verdadeiros donos."
Leia a nota completa aqui.

Nenhum comentário: