segunda-feira, 6 de junho de 2016

Temer retalia contra quem protesta



FONTE:
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/temer-retalia-contra-quem-protesta


Barros pensa que governa Maringá

publicado 06/06/2016
Créditos: Wilson Dias/Agência Brasil
No Viomundo:
Interino da Saúde exonera auditores signatários de carta em defesa do SUS; clara tentativa de desarticular serviços de combate à corrupção

Reunidos em Fortaleza (CE), na semana passada, durante o XXXII Congresso do Conasems (Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde), os diretores do DENASUS (Departamento Nacional de Auditoria do SUS/Ministério da Saúde) e os seus chefes nos estados lançaram um documento histórico: A Carta de Fortaleza dos auditores em defesa do SUS.

Em retaliação, o ministro interino da Saúde, o engenheiro e deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), decidiu exonerar os signatários do documento.

No Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira 6, já constam sete dirigentes do DENASUS. O DOU de amanhã provavelmente trará mais nomes de demitidos.

O DENASUS é o departamento de auditoria de todo o Sistema Único de Saúde (SUS). É a cabeça do controle de todas as ações da saúde pública, inclusive contra a corrupção. Ao exonerar os dirigentes do DENASUS nos Estados, Ricardo Barros enfraquecerá o combate à corrupção na saúde. A decisão absurda equivale à extinção da Controladoria Geral da União (CGU).

(...)

A atitude de Ricardo Barros revela clara tentativa de desarticular serviços de auditoria, controle e combate à corrupção. Sinaliza também que o governo do “interino” Michel Temer visa desmontar o SUS e privatizar a saúde pública.

Nenhum comentário: