Em crise, clube diz em apresentação durante seminário em São Paulo que gera R$ 600 milhões de exposição na mídia com a marca "mais valiosa das Américas"
Tite é garoto-propaganda da diretoria de marketing (Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians)
O balanço financeiro do Corinthians, publicado no último
mês, confirmou o que era previsto: há uma grave crise instalada no Parque São Jorge.
Pelo segundo ano consecutivo, o alvinegro teve queda de receitas – entre 2012 e
o ano passado o tombo chegou a R$ 100 milhões. Parte considerável dos direitos
de imagem do elenco estão atrasados e a diretoria se mexe para conseguir um
empréstimo de R$ 15 milhões que possa quitar essa dívida.
Para tentar conter essa sangria, dirigentes aproveitaram um
seminário sobre gestão e marketing esportivo, realizado na segunda-feira, em
São Paulo, para "vender" o clube a empresários.
O principal argumento para atrair patrocinadores e novas
receitas foi a exposição corintiana. De acordo com os dados apresentados, a
equipe gerou R$ 600 milhões em mídia em 2014, e contou com uma audiência superior
a 130 milhões de espectadores.
A palestra foi feita na "Arena de Negócios" do Business FC,
espaço que também abriu suas portas para Flamengo, Grêmio, Vasco e Cruzeiro
fazerem o mesmo a um grupo de companhias que investem no esporte.
Quem comandou a apresentação alvinegra foi Rogério Biondo, gerente
comercial do marketing do clube. Ele comentou sob a nova administração, sob a
tutela do presidente Roberto de Andrade, eleito em fevereiro, e disse que o
foco de seu departamento – com profissionais oriundos do mercado, sem
experiência no futebol – é em vendas e ativações.
Os corintianos valorizaram a torcida e apontaram que ela tem
presença equilibrada entre as diferentes classes sociais. Baseados no valor de
exposição do clube, afirmaram que o Corinthians tem a marca mais valiosa das Américas.
Tido como a principal fonte para o pagamento do
financiamento para a construção da Arena Corinthians, os naming rights do
estádio, inaugurado há um ano, até hoje não foram negociados – o clube estimava
que poderia arrecadar cerca de R$ 400 milhões dessa forma.
Ainda sobre o local onde a equipe manda seus jogos, os
executivos explicaram sobre a comercialização de camarotes e cadeiras cativas,
além da reformulação recente no programa de sócios-torcedores, hoje o terceiro
maior do país, com 108 mil associados, atrás apenas de Internacional (136 mil)
e Palmeiras (120 mil).
Ao fim da apresentação, foi a vez de o técnico Tite reforçar
os pedidos – mas não em pessoa. Foi mostrado um vídeo em que o treinador afirma
que o corintiano pode deixar de ser o "12º jogador" e se tornar o primeiro,
mote da campanha por novos sócios.
Aumentar o programa Fiel Torcedor é um
das metas da diretoria alvinegra
(Foto: Marcos Ribolli)
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