domingo, 15 de março de 2015

Felipe Nasr se torna primeiro estreante brasileiro a pontuar na história da F-1

Com 5º lugar na Austrália, jovem de 22 anos obtém melhor resultado de um brasileiro em estreias e alcança feito inédito que nem Senna, Piquet e Emerson conseguiram


Por
Direto de Melbourne, Austrália

 
Bastou apenas uma corrida para Felipe Nasr escrever seu nome na história do automobilismo brasileiro. Com o 5º lugar com a Sauber no GP da Austrália deste domingo, o brasiliense de 22 anos alcançou o melhor resultado em uma estreia de um piloto do país na Fórmula 1, tornando-se também o primeiro brasileiro a pontuar logo em sua primeira prova na categoria máxima do esporte a motor.

Felipe Nasr, da Sauber, no treino classificatório para o GP da Austrália (Foto: EFE)
Felipe Nasr, da Sauber, no treino classificatório 
para o GP da Austrália (Foto: EFE)


Em uma corrida inusitada em que apenas 11 carros cruzaram a linha de chegada, levar o carro até o fim da prova já seria praticamente suficiente para Nasr garantir pontos na estreia. Mas o brasileiro foi além. Começando do 10º lugar, o piloto da Sauber passou quatro rivais na largada e subiu para sexto. Ainda no começo da prova, deixou Carlos Sainz Jr. (STR) para trás e subiu para quinto. Depois, conseguiu seguar o ídolo local Daniel Ricciardo (RBR) até o fim para manter a quinta colocação, causando uma ótima impressão em todo circo da Fórmula 1.

Ayrton Senna 1984 Toleman Jacarepagua (Foto: Getty Images)Ayrton Senna estreou pela Toleman no GP do Brasil de 1974 no RJ (Foto: Getty Images)


Senna e Piquet abandonaram na estreia

Nasr é o 31º brasileiro a correr na F-1. Dos outros 30 representantes do país, a metade sequer completou a prova. Os motivos foram diversos, desde problemas de motor, câmbio a acidentes. Nem os três grandes campeões brasileiros, Ayrton Senna, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi, conseguiram a façanha de marcar pontos na estreia. Começando na Toleman, Senna teve sua primeira prova frustrada no GP do Brasil de 1984 logo na oitava volta por um problema no turbo de seu motor. Já Nelson Piquet debutou na F-1 pela modesta Ensign e viu o motor do carro deixa-lo na mão no GP da Alemanha de 1978. Emerson Fittipaldi, por sua vez, completou sua prova de estreia, o GP da Inglaterra de 1970 na 8ª posição, mas na época, apenas os seis primeiros pontuavam.

Dos demais brasileiros vencedores de Grandes Prêmios, Rubens Barrichello teve problemas no câmbio de sua Jordan no GP da África do Sul de 1993; Felipe Massa, de Sauber, foi envolvido no acidente na largada no GP da Austrália de 2002; e José Carlos Pace, de March, foi apenas o 17º no GP da África do Sul de 1972.


Melhores resultados na estreia eram de Wilsinho Fittipaldi e Chico Serra

Antes do feito de Nasr, os melhores resultados de brasileiros em estreia foram de Wilsinho Fittipaldi (Brabham) e Chico Serra (Copersucar). Wilsinho conseguiu um expressivo 7º lugar no GP da Espanha de 1972, e Serra, em um GP dos EUA de 1981 onde poucos carros completaram, repetiu a dose com a Copersucar. Outros três pilotos terminaram no top 10 antes da F-1 passar a distribuir pontos para os dez primeiros (2010). A bordo de uma Footwork, Ricardo Rosset debutou com um 9º lugar no GP da Austrália de 1996. Pedro Paulo Diniz, por sua vez, começou com um 10º lugar em um tumultuado GP do Brasil de 1995. Teve também o franco-brasileiro Nano da Silva Ramos, que foi oitavo no GP da Holanda de 1995, quando apenas cinco marcavam pontos.


Resultados de estreia dos brasileiros na Fórmula 1 (Foto: GloboEsporte.com)
Resultados de estreia dos brasileiros na 
Fórmula 1 (Foto: GloboEsporte.co


FONTE:

Nenhum comentário: