sábado, 24 de janeiro de 2015

Desgastadas após título mundial, Juliana e Maria Elisa buscam 1ª vitória

Após 2014 cansativo e com calendário apertado, dupla, que está na quarta colocação no ranking nacional, quer vencer etapa de Fortaleza, no Ceará


Por  
Direto de Fortaleza



Juliana e Maria Elisa, Circuito Mundial de Vôlei de Praia, Xiamen (Foto: Divulgação / FIVB)
Juliana e Maria Elisa relatam 
2014 desgastantecom título 
mundial (Foto: 
Divulgação / FIVB)


Quando a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) confirmou o título mundial para Juliana e Maria Elisa, em novembro, elas puderam, enfim, respirar aliviadas. Afinal, o ano passado foi intenso e bem desgastante para a dupla. Na competição, que teve 14 etapas, as brasileiras levaram um ouro, em Xiamen, duas pratas, em Klagenfurt e Berlim, e um bronze, em Haia, mas a consistência as coroou no fim das contas. Com o calendário apertado e as viagens exaustivas, elas precisaram focar nessa competição e, com isso, iniciam o ano na quarta colocação no Circuito Brasileiro. Fortaleza é a chance de abrir 2015 com o pé direito, quem sabe vencendo sua primeira etapa nacional. Todas as outras cinco já disputadas foram vencidas por Talita e Larissa.

- As pessoas não têm noção do quanto chegamos debilitadas. Mas não só nós, Ágatha e Bárbara Seixas, que também disputaram o Circuito Mundial, por exemplo. Foram vários jogos no Circuito Mundial e chegamos cansadas no Brasileiro sim. No fim de 2014, só pensávamos em descansar, dar um gás no fim do ano não era o principal, já tínhamos conquistado o título. Foi um resultado muito importante. Acho que foi a primeira vez que uma dupla saiu do qualifying e venceu o título no Circuito Mundial - comentou Maria Elisa, que conquistou a taça pela primeira vez em sua carreira.

Juliana chegou ao seu oitavo título no Circuito Mundial em nove anos. A conquista de 2014 a tornou a brasileira com maior número de títulos, ultrapassando a ex-jogadora Shelda, e Larissa, sua ex-parceira, com quem ela havia levado os outros sete títulos. A santista radicada em Fortaleza concordou com a companheira sobre o desgaste, mas afirmou que era natural focar na competição internacional, já que o ranking mundial é um dos modos de se garantir vaga nas Olimpíadas de 2016.

- O Mundial é o que te credencia. Saímos do quali, as coisas foram acontecendo, agarramos a oportunidade e conquistamos o título. Foi um pouco pesado para nós, desgastante, mas priorizamos isso. Só para você ter uma ideia, tinha um torneio na China no meio do calendário. Estamos cansadas, mas vivas e com muita vontade - relatou a atleta.


Juliana e Maria Elisa, Circuito Mundial de Vôlei de Praia, Xiemen (Foto: Divulgação / FIVB)
Juliana e Maria Elisa ficaram com o título da 
etapa chinesa de Xiamen 
(Foto: Divulgação / FIVB)


A jogadora, entretanto, acredita que ainda é possível conquistar o título nacional. Afinal, as duplas rivais estão bem coladas na classificação. Apesar de ser complicado, há chances matemáticas. Para se ter uma ideia, as líderes Larissa e Talita têm 2000 pontos. Elas, 1520. Ainda faltam quatro etapas, contando com Fortaleza, e as campeãs de cada uma delas conquistam 400 pontos (200 para cada membro da parceria).

- É um ano de xadrez, um ano pré-olímpico, mas ser campeão brasileiro é importantíssimo porque os times de fora não têm a oportunidade de estar se preparando contra as melhores duplas agora. Os estrangeiros estão frios e nós em atividade aqui, temos que aproveitar - concluiu.



saiba mais

Após ficar de fora do calendário na edição passada, um dos berços do esporte no país receberá o Circuito Brasileiro de sexta-feira a domingo. Os jogos na etapa de Fortaleza serão na Praia de Iracema, com entrada franca à torcida. Ao todo, 32 times estão na briga, sendo 16 duplas masculinas e outras 16 femininas.

No primeiro dia são realizados os jogos da primeira fase. Os primeiros de cada um dos quatro grupos avançam antecipadamente às quartas de final. O sábado conta com as oitavas de final, disputada apenas entre os segundos e terceiros colocados de cada chave, quartas e semifinais.


FONTE:
http://glo.bo/1CrigWV

Nenhum comentário: