Atual coordenador dos EUA, ex-jogador ficou famoso por ter sido "nocauteado" nas oitavas de final da Copa de 94. Daquele dia, só se lembra da derrota para o Brasil
Leonardo é expulso após cotovelada em Tab
Ramos, que ficou caído (Foto: Getty Images)
Ramos, que ficou caído (Foto: Getty Images)
Quase 20 anos depois, Tab Ramos já conversou várias vezes com o “algoz” e o perdoou. Leonardo não tinha mesmo a fama de ser violento, mas causou um problema que aflige o atual coordenador de seleções dos EUA – o uruguaio naturalizado faz parte da comissão técnica de Jurgen Klinsmann e está no Brasil para a Copa.
– Ainda dói (risos). Na verdade, ainda tenho dores de cabeça às vezes, dependendo do clima. Às vezes dói à noite – disse Tab Ramos.
saiba mais
Na época, Tab era o jogador mais criativo dos EUA e chegou a temer pelo seu futuro no futebol. Ainda no primeiro tempo, o incidente tirou o americano da partida e fez o time perder força. Até então, os EUA criavam chances e jogavam de igual para igual. Depois, sentiu o baque e levou um gol de Bebeto, no início do segundo tempo.
Exames constataram uma lesão séria no crânio, outra no maxilar, e o jogador ficou algumas semanas no hospital. Dos doutores, ouviu que, se fosse atingido no mesmo local, poderia ter uma paralisia – se fosse boxeador, teria de encerrar a carreira imediatamente.
"Ainda dói", diz Tab Ramos, que brinca
ao dizer que os EUA teriam sido
campeões na Copa em casa
(Foto: Diego Ribeiro)
No fim de 1994, ele se recuperou do tratamento e voltou a jogar pelo Betis, da Espanha, mas sem o mesmo prestígio de antes. Tab admite que sua carreira não foi mais a mesma. Mesmo assim, diz entender perfeitamente a reação intempestiva de Leonardo durante o jogo.
– Falei com o Leonardo muitas vezes. Ele é uma pessoa muito boa. Às vezes, você perde a cabeça durante um jogo. Naquela ocasião ele perdeu a cabeça. Depois da cotovelada, não me lembro de mais nada, só que perdemos (risos) – afirmou Tab Ramos
Alto astral, o ex-meia da seleção americana encara os fatos com bom humor e serenidade. "Algo típico dos uruguaios", diz. Hoje, de uma posição mais diretiva, ele analisou as chances dos EUA na Copa e apostou na Seleção como favorita.
– Essa é uma resposta muito fácil. Todos dizem que o Brasil é favorito. Claro que não é fácil ganhar sendo o time da casa, mas eles têm uma grande chance de vencer. Quanto aos EUA, os jogadores estão melhorando mais e mais. Em 94 provamos que éramos bons. Agora, o crescimento tem sido incrível. Estamos recebendo mais apoio financeiro, da mídia, de patrocinadores. Há muita gente em volta desse time – explicou Tab Ramos.
O coordenador estará com o elenco em Natal para a estreia na Copa do Mundo, dia 16, contra Gana. Se não fosse pela cotovelada, Tab, sempre animado, diz que os americanos estariam em busca do bicampeonato mundial.
– Como posso afirmar o contrário? Estávamos jogando muito bem e teríamos vencido o Brasil. Depois disso, teríamos uma ótima rota até a final e o título. Quem sabe? – imaginou.
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/06/vitima-de-leonardo-ramos-sente-cotovelada-apos-20-anos-ainda-doi.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário