sexta-feira, 27 de junho de 2014

Pacotão: primeira fase teve craques, riso, choro, festa e mordida histórica

Após término da etapa de grupos, 16 seleções seguem no Brasil e 16 se despedem. Confira os momentos mais marcantes da Copa do Mundo até agora


Por Rio de Janeiro

A fase de grupos chegou ao fim, e os confrontos das oitavas de final já estão definidos. Muitas seleções já voltaram para casa, outras estão a caminho, mas 16 países ainda nutrem o sonho do título. Nestes 14 dias de disputa, o Mundial já reservou histórias memoráveis que não vão sair da cabeça dos fãs de futebol na que já está sendo chamada a "Copa das Copas".

Foram craques em ação, golaços, dribles, confusões, recordes, choros, risos, adeus e uma mordida que custou a punição mais pesada da história do Mundial.  


01
Neymar e Messi, os protagonistas

Neymar segundo gol Brasil x Camarões (Foto: Getty Images)Neymar contra Camarões (Foto: Getty Images)

Os astros do Barcelona roubaram a cena na primeira fase da Copa e lideraram Brasil e Argentina até as oitavas de final. Ambos fizeram quatro gols em três jogos e são artilheiros da competição. Não à toa muitos torcedores desejam um duelo entre eles na final do Mundial, no Maracanã. Outro que também fez quatro gols e merece destaque é o alemão Thomas Müller.


02
Suárez, a mordida e o gancho histórico

Suarez italia x uruguai (Foto: Getty Images)Suárez: mordida sai cara (Foto: Getty Images)

Na vitória do Uruguai sobre a Itália por 1 a 0, na Arena das Dunas, Luis Suárez, que fez o gol celeste, deu uma mordida no ombro do zagueiro Chiellini. A punição dada pela Fifa saiu apenas nesta quinta-feira. E foi a mais pesada da história. O centroavante pegou nove jogos de suspensão em partidas oficiais de sua seleção e quatro meses fora de todas as atividades relacionadas ao futebol. Deu adeus ao Mundial após um grande sacrifício para se recuperar de uma cirurgia no joelho. 

03
cAMPEÕES DÃO VEXAME E SE DESPEDEM CEDO

Iker Casillas jogo Espanha x Chile (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Casillas: Espanha fracassa (Foto: André Durão)

A vida não esteve fácil para europeus ex-campeões do mundo. Com duas derrotas de cara, a Espanha foi eliminada por antecipação e viu o início do fim de uma vitoriosa geração que tem jogadores como Casillas, Piqué, Xavi, Iniesta e Villa. Burocráticas e sem brilho, Itália e Inglaterra, que estavam no mesmo grupo, também seguiram cedo o caminho de casa e viram a classificação de Uruguai e Costa Rica. 

04
CRISTIANO RONALDO: PORTUGAL DE UMA NOTA SÓ

Cristiano Ronaldo Portugal x Gana (Foto: Reuters)Cristiano Ronaldo: Portugal fora (Foto: Reuters)

Outra seleção da Europa que chegou ao Brasil cercada de expectativa foi Portugal, até porque contava com o melhor do mundo, Cristiano Ronaldo. O astro, no entanto, não estava no melhor de sua condição e não conseguiu brilhar da mesma forma que faz no Real Madrid. Como resultado, a limitada seleção portuguesa acabou eliminada na primeira fase. O craque fez apenas um gol na Copa.

05
SEGURANÇA DESAFIADA: A INVASÃO NO MARACANÃ

Chilenos Invasão Maracanã (Foto: Getty Images)Chilenos invadem o Maracanã (Foto: Getty Images)

Antes da partida entre Espanha e Chile, um grupo de torcedores chilenos que estavam sem ingresso pulou uma grade e invadiu o Maracanã pelo centro de imprensa. Houve confusão, destruição e repercussão mundial. Na ocasião, 88 pessoas foram detidas e informadas que precisariam deixar o país em 72 horas ou seriam deportadas. Nas partidas seguintes, a segurança no estádio foi reforçada. 

06
POR TODA A PARTE: A INVASÃO ARGENTINA NO BRASIL

Torcida argentina (Foto: Getty Images)Torcedores argentinos (Foto: Getty Images)

Por onde Messi & Cia. passaram pelo Brasil, carregaram uma multidão de hermanos. A estimativa é de que cerca de 120 mil tenham cruzado a fronteira para acompanhar de perto a competição. Nas cidades em que a seleção argentina jogou, os torcedores tomaram conta, fizeram muita festa e também protagonizaram alguns casos de confusão. Em Porto Alegre, por exemplo, houve casos de agressão e roubo de ingressos.

07
FALTA DE HARMONIA EM SELEÇÕES AFRICANAS

Benjamin Moukandjo e Benoit Assou-Ekotto confusão jogadores Camarões (Foto: EFE)Benjamin Moukandjo e Benoit Assou-Ekotto  (EFE)

A equipe de Camarões foi polêmica desde antes de chegar ao Brasil. Por causa de divergências sobre premiação, a delegação desembarcou um dia depois do esperado para a Copa. Em campo, os jogadores seguiram não se entendendo bem. Benoît Assou-Ekotto deu uma cabeçada no colega Benjamin Moukandjo depois de uma discussão em campo. Os ganeses não ficaram atrás. Também tiveram problemas com premiação e indisciplina de atletas. Dois dos principais nomes do time,  Kevin-Prince Boateng e Sulley Muntari, foram afastados da Copa.   

08
ABRAÇO E CHORO DE ETO'O 

Samuel Eto'o e Pedro Ivo Camarões (Foto: Reprodução SporTV)Samuel Eto'o e Pedro Ivo Camarões (Foto: Reprodução SporTV)

A seleção camaronesa deixou o Brasil sem um ponto sequer, mas o craque Eto'o protagonizou uma mas imagens mais bonitas da Copa até aqui. Ao se despedir do fã Pedro Ivo Silva, de 10 anos, o atacante deu um abraço e chorou de emoção com o carinho. Aos 33 anos, ele pode ter disputado seu último Mundial.

09
FESTA DAS SELEÇÕES E TORCIDAS SUL-AMERICANAS

torcida colombia x costa do marfim (Foto: AFP)Torcida em Colômbia x Costa do Marfim (Foto: AFP)

Das 16 seleções classificadas para as oitavas, oito são das Américas - Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Uruguai, México e Estados Unidos. Não foram apenas os times que fizeram sucesso. Os torcedores, em maior número do que os adversários de outros continentes, fizeram uma grande festa nas arquibancadas e empurraram os jogadores. Os hinos cantados à capela foram um capítulo à parte.

10
RECORDE DE MONDRAGÓN

Mondragon Colômbia  (Foto: Agência Reuters)Mondragón bate recorde (Foto: Agência Reuters)

Ao entrar em campo aos 39 minutos do segundo tempo da vitória da Colômbia sobre o Japão para substituir Ospina, o goleiro Faryd Mondragón bateu um recorde. Aos 43 anos, é agora o jogador mais velho a disputar uma partida de Copa do Mundo. O antigo recordista era o camaronês Roger Milla, que em 1994 entrou em campo no Mundial dos Estados Unidos com 42 anos e 39 dias.

11
KLOSE IGUALA MARCA DE RONALDO

Artilheiros das Copas - KLOSE e RONALDO (Foto: Infoesporte)Klose iguala marca de Ronaldo (Foto: Infoesporte)

Outro que colocou seu nome na história da Copa do Mundo foi o alemão Klose. Contra Gana, no Castelão, o atacante marcou um gol e chegou a 15 em Mundiais, igualando o recordista Ronaldo, que havia chegado a esta marca em 2006. Foi o primeiro toque de Klose na bola, com apenas dois minutos em campo. Com a Alemanha classificada, a expectativa do jogador é deixar o Fenômeno para trás na contagem.

12
FIFA PERDE A LINHA

fred brasil x camarões impedimento fifa frame (Foto: Reprodução)Gol de Fred contra Camarões (Foto: Reprodução)

Durante a vitória do Brasil sobre Camarões, no gol marcado por Fred, a Fifa exibiu um replay com uma linha equivocada mostrando um suposto impedimento do atacante brasileiro, que na verdade estava em posição legal. Através de seu diretor de TV, a entidade reconheceu o erro, mas não deu explicação para o motivo de ter acontecido.

13
CAMBISTA PRESO NA BASE OPERACIONAL DA FIFA

Cambista Preso no Maracanã (Foto: Globoesporte.com)Cambistas dão trabalho (Globoesporte.com)

Outro caso que ficou marcado neste início de Copa foi a prisão de dois cambistas atuando no hotel que serve como base de operações da Fifa, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Foram encontrados 50 ingressos com os infratores, e dois deles eram destinados a patrocinadores oficiais do evento. A entidade se mostrou impressionada com a ousadia dos cambistas.

14
RACISMO

A primeira fase da Copa teve outros episódios negativos, como o de racismo na partida entre Argentina e Bósnia Herzegovina, no Maracanã. Dois casos foram encaminhados ao Juizado Especial do Torcedor, e os acusados foram ouvidos e liberados em seguida. Eles teriam feito gestos e sons de macaco e gritado "brasileiros macacos".

Nenhum comentário: