quarta-feira, 26 de março de 2014

Inesquecível: o último capítulo de Maradona com a 10 da Argentina

Após fazer golaço e chamar a atenção com comemoração contra Grécia, Pibe é pego no antidoping por efedrina e vê Argentina cair nas oitavas de final da Copa de 9

Por Rio de Janeiro


header inesquecível (Foto: arte esporte)



Estreia da Argentina na Copa do Mundo de 1994. Aos 33 anos, Diego Maradona voltava a usar a camisa 10 "albiceleste". Já não era mais aquele que encantou o mundo na conquista de 1986 ou o vice-campeão de 1990.


Gordinho, desacreditado... Mas logo no primeiro jogo, contra a Grécia, no dia 21 de junho, o Pibe acertou um chutaço de canhota e marcou na vitória por 4 a 0, em Boston. Na comemoração, um misto de raiva e desabafo, com olhos arregalados que chamaram a atenção do planeta. Parecia o início de um novo show do craque, mas o espetáculo foi interrompido de forma prematura: Maradona acabou pego no exame antidoping durante o torneio e até hoje acusa a Fifa de perseguição.


Contagem regressiva: faltam 78 dias para o início da Copa do Mundo
Entre 1991 e 1992, o argentino passou 15 meses suspenso por uso de cocaína. A Copa nos Estados Unidos seria a volta por cima de Maradona. Após o golaço na estreia, o camisa 10 voltou a atuar no 2 a 1 sobre a Nigéria, também em Boston, quatro dias depois. Sorteado para o exame, o capitão do time treinado por Alfio Basile deixou o gramado ao lado de uma enfermeira, sua última imagem como atleta em uma Copa: o meia acabou tendo resultado positivo para efedrina (substância usada em remédios para emagrecer).


Maradona Inesquecível (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images e AP)
Maradona em ação contra a Nigéria e 
deixando o campo com enfermeira: 
adeus à Copa (Foto: Getty 
Images e AP)

A confirmação da suspensão de Maradona aconteceu no dia 30, horas antes da partida contra a Bulgária pela terceira rodada do Grupo D.
- Cortaram as minhas pernas. Tenho a alma destroçada - disse o craque na época.

A Argentina não venceria mais nos Estados Unidos. Naquele dia, 2 a 0 para os búlgaros e, três dias depois, derrota por 3 a 2 para a Romênia nas oitavas de final. O Pibe acompanhou a eliminação das tribunas e chorou.

A partida contra a Nigéria marcou a despedida de Diego com a camisa argentina (no total, foram 91 jogos e 34 gols). Aquela foi ainda a última vez em que um jogador foi flagrado em um exame antidoping em Copas do Mundo.




saiba mais

Nenhum comentário: