sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Com a conta fechada, Brasil receberá alguns visitantes incômodos em 2014

França e Portugal levam vantagem diante da Seleção no retrospecto das Copas, mas a grande maioria é freguesa. Veja o infográfico com números dos países classificados

Por Rio de Janeiro

A conta está fechada. Com a esperada classificação do Uruguai sacramentada na noite da última quarta-feira, o Brasil já conhece seus 31 convidados para a Copa do Mundo de 2014. A grande maioria é freguesa dos pentacampeões mundiais na competição (veja detalhes no infográfico abaixo), enquanto três empatam com os brasileiros no retrospecto. Outros oito visitantes ainda não cruzaram o caminho da Seleção no torneio, e apenas dois países têm - leve - vantagem no histórico dos confrontos em Mundiais: França e Portugal.

Talvez o algoz mais famoso seja a seleção francesa, que só garantiu a vaga no apagar das luzes ao virar o duelo na repescagem contra a Ucrânia. Foram quatro jogos em Copas entre sul-americanos e europeus. O Brasil ganhou a primeira por 5 a 2, na Suécia em 1958, e empatou a segunda em 1 a 1, no México em 1986 (neste último jogo, a Seleção levaria a pior nos pênaltis, sendo eliminada nas quartas de final). Nos dois jogos derradeiros, as tragédias mais recentes: a França de Zidane venceu na final de 98 (3 a 0) e, em 2006, nas quartas na Alemanha (1 a 0).

Copa do Mundo 1998 - Zidane França (Foto: Agência AP )
Com Zidane, França eliminou o Brasil em duas Copas: 1998 (na foto) e 2006 (Foto: Agência AP )
 
Já Portugal e Brasil não duelaram tantas vezes assim, mas o time europeu tem do que se gabar.
Na primeira partida entre as duas nações numa Copa do Mundo, na Inglaterra, em 1966, a seleção lusa venceu por 3 a 1. As equipes voltariam a ficar frente a frente 44 anos depois, na África do Sul, onde empataram em 0 a 0 em duelo válido pela primeira fase da competição.
Responsável pela queda da equipe de Dunga na última Copa, a Holanda é outra pedra no sapato brasileiro quando se trata de Copa do Mundo. Foram quatro jogos até hoje entre as seleções em Mundiais, com dois triunfos para cada lado. Além do jogo pelas quartas de final em 2010, a Laranja derrotou os pentacampeões por 2 a 0 em 1974, na Alemanha. Entretanto, a Seleção carrega no histórico a vitória por 3 a 2 nas quartas em 1994, nos Estados Unidos, e o empate em 1 a 1 que levou o time de Zagallo para a final em 1998 após a disputa de pênaltis. 

O mesmo vale para o Uruguai, que em dois jogos levou a melhor numa ocasião (na decisão da Copa de 1950) e perdeu outra (na semifinal em 1970). Retrospecto parecido tem a Suíça. Isso porque deu empate no único jogo em que os europeus enfrentaram o Brasil: 2 a 2, também no Mundial de 1950.

Por outro lado, México, Chile, Rússia, Inglaterra e Espanha são as maiores vítimas da seleção brasileira na história das Copas - todas com três derrotas cada. Dessas, apenas a Roja conseguiu vencer uma partida do confronto. Foi na Itália, em 1934, quando ganhou por 3 a 1.
sete retornos e uma estreia

Do período em que o Japão, o primeiro garantido, carimbou o passaporte até o Uruguai fechar a cota de participantes, passaram-se pouco mais de cinco meses. Oito classificados nesse período nunca enfrentaram o Brasil numa Copa, entre eles, Honduras, Nigéria e Coreia do Sul. Mas a grande novidade por aqui será a presença da Bósnia, a única estreante entre as 32 classificadas (conheça mais da seleção europeia aqui).

Senad Lulic, Edin Dzeko e Vedad Ibisevic gol Bósnia (Foto: EFE) 
Bósnia será a única seleção estreante na Copa do 
Mundo de 2014 (Foto: EFE)

Do outro lado da moeda, está o Brasil, único país que participou de todos os 19 Mundiais disputados até hoje. Itália e Alemanha só ficaram fora de duas edições - e, ainda assim, nos primórdios da competição. Além de 1930, os germânicos não vieram ao Brasil em 1950, e a Azurra também se ausentou da Copa de 1958.

Outras sete equipes que não foram à África do Sul em 2010, além da Bósnia, retornam ao Mundial no ano que vem: Costa Rica, Croácia, Equador, Irã, Rússia, Colômbia e Bélgica (inclusive, essas duas últimas, que passaram mais de dez anos longe da Copa, voltam como cabeças de chave). Para isso, África do Sul, Coreia do Norte, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Nova Zelândia, Paraguai e Sérvia abriram espaço após não se classificarem.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2013/11/com-conta-fechada-brasil-recebera-alguns-visitantes-incomodos-em-2014.html

Nenhum comentário: