terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Com a 'porteira aberta', Lili/Rebecca vê título brasileiro virar objetivo palpável


Com a separação de Juliana e Larissa, jovem dupla lidera o ranking nacional entre as parcerias em atividade. Próximo desafio é o Open de Fortaleza

Por Helena Rebello Rio de Janeiro

O título da etapa do Rio de Janeiro mexeu com Lili e Rebecca. Juntas há pouco mais de quatro meses, a capixaba e a cearense não esperavam colher frutos tão rapidamente. Mas a série de bons resultados e a primeira vitória sobre Juliana e Larissa – que impediu as campeãs mundiais de encerrarem a parceria em uma final – as permitiu estabelecer metas mais ousadas a curto prazo. Líderes do ranking nacional entre as duplas em atividade, as duas acreditam que a conquista da temporada 2012/2013 do Circuito Brasileiro passou de sonho distante para um objetivo palpável.

vôlei de praia Lili e Rebecca (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)Lili faz carinho em Rebecca no pódio da etapa do Rio de Janeiro (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)

Lili e Rebecca estrearam no pódio com o vice-campeonato na etapa de Campinas. Em seguida, levaram o terceiro lugar em Curitiba e, no Rio de Janeiro, venceram um torneio nacional pela primeira vez. Somam 1880 pontos, sendo superadas apenas por Juliana e Larissa (2320), que se separaram e não vão acumular pontos nas próximas quatro etapas.

- Mesmo antes delas se separarem já queríamos crescer e aparecer. Mas tivemos essa ascensão durante as etapas. Nosso objetivo é disputar as Olimpíadas de 2016, mas já estamos mostrando do que somos capazes. Não temos outro objetivo neste momento fora o Circuito Brasileiro. Viemos para confundir todo mundo e estamos subindo degrau por degrau no caminho certo. Sem elas (Juliana e Larissa) pela frente certamente fica mais fácil. A porteira está aberta, e vamos fazer de tudo para sermos campeãs brasileiras. Temos totais condições – disse Lili.

vôlei de praia Elmer, Rebecca e Lili (Foto: Divulgação / CBV)Antes dos jogos, a oração com o técnico Élmer:
dupla busca manter a calma em quadra (Foto: CBV)

Para lidar com o status de favoritas diante do troca-troca de duplas femininas, a capixaba e Rebecca apostam na frieza que desenvolveram no período em que estão juntas. Após perderem o foco e se abalarem com erros nos primeiros torneios, as duas passaram a controlar melhor as emoções. Deixando a ansiedade de lado, conseguiram jogar com o placar desfavorável e reverter um panorama no momento decisivo. Assim como na vitória sobre Maria Clara e Carol em Copacabana, quando salvaram seis set points para fechar o jogo em apenas dois sets.

- É muito difícil já ter essa maturidade, mas dá para ver que não tem mais a pressão que sentíamos no começo. Antes eu sentia que, se perdesse, era o fim do mundo. Agora estamos muito mais tranqüilas. Jogamos com emoção, mas não deixamos essa emoção nos derrubar. A gente erra, respira, e volta a jogar como se estivesse tudo zerado. Vamos ficar cada vez mais fortes se mantivermos essa calma – disse Rebecca.

No Open de Fortaleza, primeira etapa deste ano da temporada 2012/2013, Rebecca e Lili terão a concorrência de outras 11 duplas. A fase classificatória será disputada no dia 18 de janeiro. As quartas e semifinais no sábado, e a decisão, no domingo. As semis e a final terão transmissão ao vivo do canal SporTV.

FONTE;
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2013/01/com-porteira-aberta-lilirebecca-ve-titulo-brasileiro-virar-objetivo-palpavel.html

Nenhum comentário: