quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Joia 2013: Fernando Baiano volta da Europa para encantar o Beira-Rio


Meia-atacante, que chegou a jogar no Lyon, conta as horas para ter chance na equipe principal e ser reconhecido pelos torcedores colorados

Por Diego Guichard Porto Alegre

Nas categorias de base do Inter, 10 em cada 10 profissionais que lidam com os garotos colorados apontam um em especial com possibilidade de crescer, se destacar e quem sabe encantar os torcedores no meio-campo do time profissional. Trata-se do meia Fernando Amorim, o Fernando Baiano, de 17 anos – destaque do time vice campeão do Brasileirão sub-20 (veja o vídeo com os detalhes da final vencida pelo Cruzeiro).

Natural de São Gonçalo dos Campos, na Bahia, a joia iniciou a trajetória no Vasco, em 2007. Dois anos depois, transferiu-se para o Inter. Hoje, faz parte do elenco sub-23.

Fernando Baiano, joia do Inter (Foto: Guilherme Testa/FutBase.net)Fernando Baiano foi um dos destaques do Inter no Brasileiro sub-20 (Foto: Guilherme Testa/FutBase.net)

Por um detalhe, no entanto, o talento do jogador não foi perdido para o futebol europeu. Em 2011, ficou cinco meses treinando no Lyon, da França. Por causa da idade, não conseguiu assinar contrato. Acabou, então, por retornar ao Brasil e ao Inter.

Como objetivo futuro, quer estar lá perto de Iniesta, na Europa. Não custa sonhar.

- Para o futuro, almejo jogar na Europa e disputar o melhor do mundo – deseja.
E Fernando Baiano é mesmo um típico adolescente sonhador. Ao falar do seu futebol, lembra de Iniesta, do Barcelona, de “movimentação e toque de bola”. É assim que gosta de atuar, com liberdade no meio-campo, servindo como homem de ligação ao ataque.

- Sou um jogador central, mas posso cair pelas pontas também. Escolhi a função porque ganho liberdade. Mas todo mundo tem que marcar – opina.

Meia da base do Inter, Fernando Baiano esteve cinco meses no Lyon (Foto: Arquivo Pessoal)Fernando Baiano nos seus tempos de
Lyon, na França (Foto: Arquivo Pessoal)

Dentro do grupo colorado, são muitos jogadores que servem de espelho para Fernando apostar em seu crescimento. Fred, por exemplo, subiu ao grupo profissional em 2012 e virou uma realidade. E Otávio, também de 17 anos, teve chances durante o Brasileirão.

- Otávio é meu parceiro, sempre falo com ele. O Fredinho também. O fato de eles estarem lá me dá muita motivação – enfatiza.

Mesmo que ainda não tenha ainda conseguido atuar no elenco profissional, já teve oportunidade de treinar, participar de coletivos com os principais atletas do clube. Com seu cabelo moicano, conseguiu mostrar qualidade quando enfrentou jogadores como D’Alessandro e o próprio Fred.

- Para mim o D’Alessandro é o melhor. Todo mundo fala da qualidade dele. Quem sabe vou ter a chance de estar do lado dele – projeta.

Considerado uma das futuras promessas do Beira-Rio, conquistou a Copa Nike e o Campeonato Brasileiro juvenil em Londrina, em 2010. No Paraná, foi eleito o melhor da competição. No ano seguinte, participou da conquista da Copa Rio Preto Sub-17.


inter fernando baiano neymar treino (Foto: Tomás Hammes/Globoesporte.com)Garoto teve oportunidades de treinar com o grupo principal (Foto: Tomás Hammes/Globoesporte.com)

Fernando Baiano tem contrato até o final de 2015 com o clube gaúcho. Como o grupo comandado por Dunga fará uma pré-temporada reforçada na serra gaúcha, poderá ter chance de, quem sabe, se mostrar para o torcedor colorado no Gauchão com o elenco do time sub-23. E quem sabe começar a dar autógrafo como jogador do Inter.

- A torcida não conhece ainda. Eu imagino isso, acho muito fera (receber o carinho dos torcedores) – frisa.

O jogador mora no alojamento no centro de treinamento em Alvorada. Divide quanto com os garotos André Dal Omo e Leonardo Henrique, do grupo juvenil. Para matar a saudade da família, liga todos os dias para a mãe, a dona Adelice.

- O Inter me dá tudo, é como se fosse minha casa - diz o menino sonhador que se desgarrou, mas, como todo bom filho, voltou ao lar.

Ficha do jogador:
Nome: Fernando Amorim
Posição: Meia
Naturalidade: São Gonçalo dos Campos, na Bahia
Idade: 17 anos (20/05/95)
Altura: 1,73m
Peso: 68kg


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2012/12/joia-2013-fernando-baiano-volta-da-europa-para-encantar-o-beira-rio.html

Nenhum comentário: