sábado, 15 de dezembro de 2012

Em clima de Natal, Alison e Emanuel doam brinquedos em favela carioca


Dupla entrou no espírito natalino e doou 200 brinquedos para crianças da Comunidade dos Prazeres. Medalhistas olímpicos miram Mundial em 2013

Por Marcella Dottling Rio de Janeiro

Alison e Emanuel vôlei de praia natal (Foto: Marcella Dottling / Globoesporte.com)Alison e Emanuel doam presentes para crianças
(Foto: Marcella Dottling / Globoesporte.com)

O Natal está quase chegando e a dupla de vôlei de praia Alison e Emanuel ajudou a transformar a data ainda mais especial. Apesar de não terem barba branca, nem vestirem vermelho, os campeões mundiais se transformaram no Papai Noel de 200 crianças, com idade entre 3 e 10 anos, da comunidade dos Prazeres, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A quantidade de brinquedos doados é proporcional ao número de pontos que a dupla conquistou na sexta etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, 189 no total. A ideia surgiu de uma conversa informal entre os atletas e levou muita alegria para as crianças.

- As crianças merecem, ainda mais se tem um pouco de condição de ajudar. A gente está fazendo isso de coração mesmo, é uma coisa que surge e para isso precisa estar de coarção aberto para ajudar e ser ajudado. A gente sempre vai estar disposto a ajudar quando necessário - afirmou Alison.

Esta não é a primeira vez que os medalhistas olímpicos participam de ações solidárias. Em janeiro de 2011, a dupla doou quase mil litros de água para as vítimas das fortes chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro. A ideia inicial era comprar dois litros de água para cada ponto marcado na etapa de Vitória do Circuito Brasileiro 2011. Vice-campeões no torneio capixaba, os dois decidiram aumentar a quantidade do item mais solicitado pela Defesa Civil na época.

De presente, Alison pede apenas saúde. Apesar do vice-campeonato do Circuito Mundial 2012 e da medalha de prata nos Jogos de Londres, o bloqueador enfrentou dois problemas físicos sérios nesta temporada. Um corte profundo no antebraço direito ao fazer uma defesa perto das placas de publicidade na abertura do Circuito Mundial, em Brasília, fez o Mamute levar 11 pontos no local e abandonar a competição. Depois, na estreia no Circuito Brasileiro 2012/13, sagrou-se campeão em Cuiabá, mas deixou a capital mato-grossense com o pé inchado. Em Vitória, descobriu que estava com uma infecção bacteriana, passou por uma cirurgia e ficou quase um mês afastado das quadras. Agora, os atletas terão um período curto de férias para descansar. Eles têm apenas duas semanas para se recuperarem antes de voltarem aos treinos no começo de janeiro.

- Ano que vem é atípico no vôlei porque não tem muitos troneios importantes, mas nosso foco é a Copa do Mundo. Somos a atual dupla campeã, então o Emanuel quer ser tetra e eu bi. É uma motivação muito grande, mas a gente está voltado primeiro para as férias - disse o Mamute.

Galeria, Alison e Emanuel entregaram presentes para crianças do Morro dos Prazeres (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Galeria, Alison e Emanuel entregaram presentes para crianças do Morro dos Prazeres (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

O martelo ainda não foi batido, mas a nova temporada do Circuito Mundial, que acontece a cada dois anos, deve ter dez meses de duração. Desta forma, provavelmente haverá etapas com datas conflitantes com as do Circuito Brasileiro e outros campeonatos. A disputa, que começa em Stare Jablonki, na Polônia, de 1º a 7 de julho, serve como um incentivo a mais para a dupla brasileira manter o alto rendimento.

- O grande objetivo em 2013 é o Campeonato Mundial. Eu e o Alisson queremos dar continuidade ao processo olímpico que tivemos, então pode contar conosco representando o Brasil - afirmou Emanuel.

A novidade para a temporada é a criação da seleção masculina de vôlei de praia, que, além de Alison e Emanuel, conta com mais seis jogadores. Letícia Pessoa, que já treinava a dupla e também foi técnica de Adriana Behar e Shelda nas duas pratas olímpicas da dupla. Experiência não falta para a comissão que ajudará a elevar o nível dos atletas para as Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro. O novo compromisso de Letícia é apoiado por Alison e Emanuel, que torcem por mais uma conquista brasileira.

- Tenho uma visão sobre o esporte, quero que o vôlei de praia cresça. A seleção brasileira é uma filosofia nova, que todos vão ter que se adaptar, mas eu acredito que a Letícia, com toda a qualidade que ela tem, pode fazer a diferença, fazer com que o Brasil, como um todo, e todos os jogadores tenham a evolução que a gente vai precisar daqui até 2016 - explicou Emanuel.
Para Alison esse é o maior reconhecimento do trabalho de Letícia e da comissão técnica.

- É uma satisfação muito grande, porque não é só a nossa treinadora. Toda a comissão técnica trabalha na seleção agora, então é uma retribuição pelo trabalho que fizeram. Eles são merecedores disso porque conquistaram, ao nosso lado, muitos títulos, inclusive a medalha de prata em Londres.

Alison e Emanuel vôlei de praia natal (Foto: Marcella Dottling / Globoesporte.com)Alison e Emanuel doaram bolas, bonecas, carrinhos e jogos (Foto: Marcella Dottling / Globoesporte.com)

FONTE:

Nenhum comentário: