terça-feira, 20 de novembro de 2012

Recuperado, Dante mira 2016: 'Sem dor, eu ainda posso fazer a diferença'


Liberado para voltar às quadras, atacante espera enfrentar o Juiz de Fora na estreia do Rio de Janeiro na Superliga, dia 24 de novembro, em Minas Gerais

Por Marcello Pires Rio de Janeiro

Enquanto seu corpo resistiu, Dante foi decisivo na conquista da medalha de prata da seleção brasileira masculina de vôlei nos Jogos de Londres. O indesejável aviso de que não suportaria as dores que já o atormentavam há meses, porém, chegou durante o segundo set da final contra os gigantes russos, quando a coisa pegou de verdade. A bravura do camisa 18 ainda se estendeu até os últimos pontos da parcial seguinte, mas após o Brasil desperdiçar duas oportunidades de matar a partida, só restou ao jogador assistir à reação da Rússia do banco de reservas. Três meses após as Olimpíadas, as dores causadas pela calcificação no tendão do joelho esquerdo já não incomodam mais, e, quase 100% para voltar às quadras, Dante afirma que ainda pode fazer a diferença.

Dante recebe atendimento no vôlei contra a Rússia (Foto: Reuters)Recuperado da lesão no joelho esquerdo, Dante espera estar em quadra na estreia do Rio (Foto: Reuters)

- A lesão já está 70% calcificada. Eu brinco com os meninos que tinha muito tempo que não sabia o que era treinar sem dor. Acredito que bem fisicamente eu ainda posso fazer alguma coisa diferente. Você vai amadurecendo e aprende a encurtar o caminho.

Caminho que Dante pretende percorrer por mais um ciclo olímpico. Aos 32 anos, o atacante do Rio de Janeiro lamenta a saída de Giba, Serginho, Ricardinho e Rodrigão da seleção e reconhece que a caminhada até as Olimpíadas de 2016 será bem mais complicada sem a companhia dos ex-companheiros.

Bem fisicamente eu ainda posso fazer alguma coisa diferente. Você vai amadurecendo e aprende a encurtar o caminho"
Dante

- Tenho certeza de que será muito difícil. O Brasil sempre será candidato a vencer, ainda mais jogando em casa. Mas o sexteto titular vai permanecer e será praticamente o mesmo de Londres. Nós temos material humano para segurar a barra por mais um ciclo e estamos preparados para lidar com esse tipo de pressão.

Antes de pensar em seleção, no entanto, Dante quer levar o Rio de Janeiro a voos mais altos na segunda temporada da equipe. Mesmo ainda sem ter participado de nenhum coletivo, o atacante espera estar à disposição do técnico Marcelo Fronckowiak na estreia da Superliga diante do Juiz de Fora, dia 24 de novembro, fora de casa.

- Já estou liberado para fazer tudo, mas ainda não treinei com o grupo e não fiz nenhum coletivo. Mas isso não preocupa, o problema é recuperar a parte física, pois durante a pré-temporada eu estava em recuperação. Estou me sentindo muito bem e quero estar à disposição para a estreia, mas nada de risco. Se achar que não é o momento, vou me segurar. Não é hora de forçar a barra e nem de bancar de herói - afirmou.

Com as chegadas dos selecionáveis Bruninho, Thiago Alves e Mário Júnior, Dante inclui o Rio de Janeiro na lista de favoritos para vencer a Superliga, que conta ainda com Sesi, Cruzeiro, Campinas e Minas. Se na avaliação do jogador Vôlei Futuro e Florianópolis perderam força com a saída de alguns jogadores, o jovem time de São Bernardo merece atenção e tem tudo para ser a pedra no sapato dos candidatos ao título.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/11/recuperado-dante-mira-2016-sem-dor-eu-ainda-posso-fazer-diferenca.html

Nenhum comentário: