domingo, 12 de agosto de 2012

Com base olímpica, Brasil traça novo objetivo: Copa das Confederações


Mano Menezes mantém 16 jogadores e convoca outros seis para amistoso contra a Suécia, na próxima quarta. Ganso, Uvini e Marcelo não participarão

Por Márcio Iannacca Direto de Londres, Inglaterra

mano menezes brasil treino wembley londres 2012 (Foto: Agência Reuters)Mano Menezes já pensa na Copa do Mundo de
2014 no Brasil (Foto: Agência Reuters)
A base do grupo que vai disputar a Copa das Confederações vai sair das Olimpíadas. Foi com essa frase que o presidente da CBF, José Maria Marin, iniciou o bate-papo no saguão da concentração da seleção brasileira, em St. Albans, dois dias antes da decisão do torneio. Mesmo com a derrota por 2 a 1 para o México, em Wembley, e a medalha de prata na competição, é possível dizer que 80% dos que ficaram com o vice-campeonato em Londres estarão na competição que será disputada no Brasil em 2013.
A convocação para o amistoso contra a Suécia, no dia 15 de agosto, em Estocolmo, foi um prenúncio da base de Mano. Além de 17 jogadores que estiveram em Londres (Paulo Henrique Ganso e Bruno Uvini, desconvocados, e Marcelo, suspenso, estão fora), outros seis foram lembrados pelo comandante: o lateral Daniel Alves (Barcelona), os zagueiros David Luiz (Chelsea) e Dedé (Vasco), os volantes Paulinho (Corinthians) e Ramires (Chelsea), e o atacante Jonas (Valencia).

Sete jogadores que disputaram as Olimpíadas saem em alta com Mano Menezes. O bom desempenho credenciou vários atletas, entre eles Thiago Silva, Marcelo, Neymar e Oscar, como parte da base para a Copa das Confederações. Mesclado a outros mais experientes como os convocados para o jogo diante dos suecos, o Brasil começa a ganhar forma para as próximas competições.
- O que eu queria era uma base. E hoje a nossa Seleção tem essa base. O torcedor já sabe escalar a equipe, já tem o time na cabeça. Basta chamar o Daniel Alves, o David Luiz, o Ramires, o Dedé... O time está aí para todo mundo. Era o que faltava. Não podemos ter laranjas podres no cesto – disse Marin.

Thiago Silva Marcelo derrota Brasil final México (Foto: AFP)Thiago Silva e Marcelo estão em alta com o técnico Mano Menezes para a Copa de 2014 (Foto: AFP)

Por outro lado, alguns saíram ofuscados de Londres. O caso principal é o de Ganso.

Durante o torneio olímpico, o jogador reclamou de uma lesão na coxa direita e ficou perto de ser cortado. Após exame, nada foi constatado e o atleta seguiu no grupo. Porém, não foi mais utilizado. Para piorar, Mano desconvocou o meia do amistoso em Estocolmo.

- Nos faltou algo nessa base de jogadores até 23 anos. Penso que a partir de agora, voltando nossas atenções para a Copa do Mundo, colocando a Seleção principal em campo, poderemos continuar a nossa evolução rumo a 2014, que é o nosso objetivo principal – afirmou Mano Menezes.

Outros atletas também deixaram a desejar no torneio. O goleiro Neto, da Fiorentina, que se mostrou inseguro por conta da falta de ritmo, o lateral-direito Rafael, do Manchester United, o zagueiro Juan, do Inter de Milão, e o volante Sandro, do Tottenham, precisarão mostrar muito em seus clubes para continuarem convocados por Mano na sequência do trabalho na Seleção.

Para o jogo contra a Suécia, o time titular de Mano Menezes deverá ser o seguinte: Gabriel, Daniel Alves, Thiago Silva, Dedé e Alex Sandro; Paulinho, Rômulo e Oscar; Neymar, Hulk e Leandro Damião. O confronto será transmitido ao vivo pela TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha em partida em Tempo Real.
O balanço da Seleção após as Olimpíadas:
HOMENS DE CONFIANÇA DE MANO MENEZESThiago Silva (PSG), Marcelo (Real Madrid), Rômulo (Spartak), Oscar (Chelsea), Neymar (Santos), Alexandre Pato (Milan), Leandro Damião (Internacional), Hulk (Porto), David Luiz (Chelsea), Dedé (Vasco)
QUEM ESTAVA DE FORA E TEM PRESTÍGIO COM MANO

Diego Alves (Valencia), Jefferson (Botafogo), Rafael Cabral (Santos) e Jonas (Valencia)
NO MEIO DO CAMINHO

Gabriel (Milan), Ramires (Chelsea), Paulinho (Corinthians), Alex Sandro (Porto), Danilo (Porto) e Lucas (PSG)
IRREGULARES NAS OLIMPÍADAS

Neto (Fiorentina), Rafael (Manchester United), Juan (Inter de Milão), Bruno Uvini (São Paulo), Sandro (Tottenham) e Paulo Henrique Ganso (Santos)
ESTREIA COM MANO

Paulinho (Corinthians)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2012/08/com-base-olimpica-brasil-traca-novo-objetivo-copa-das-confederacoes.html

Nenhum comentário: