domingo, 15 de abril de 2012

Boavista x Botafogo: rebaixamento e liderança em jogo na festa para Loco

Aparentemente sem valor, jogo em São Januário pode ser importante para a competição e ainda marca cem jogos do atacante e estreia da nova camisa

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Os torcedores de Botafogo e Boavista que pretendem deixar de lado a última rodada da Taça Rio por acreditar que o duelo entre as equipes, neste domingo, às 16h (de Brasília), em São Januário, não vale nada, podem se arrepender depois. Apesar de o Alvinegro já estar com a vaga para as semifinais assegurada, a vitória pode render a liderança do Grupo A, bastando um tropeço do Flamengo, o que mexeria com a ordem dos adversários. Além disso, o mandante, eliminado da briga, segue com remotas chances de rebaixamento, em caso de novo revés sob o comando de Andrade.
Isso sem contar com o momento vivido por Loco Abreu, que completará cem jogos com a camisa do Glorioso e será homenageado pela diretoria. Para celebrar a data, o clube promoverá a estreia da nova camisa branca, com uma listra preta no peito. O técnico Oswaldo de Oliveira quer mostrar que o nono triunfo na competição é fundamental e só poupou dois titulares, ambos pendurados. A defesa, assim, muda sua cara pela primeira vez.

Ao Boavista, que na Taça Guanabara quase se classificou à fase final e não vence há seis jogos, resta torcer para que um dos seguintes rivais não leve três pontos de seu compromisso, de modo a ficar livre de qualquer ameaça de degola: Olaria, Madureira, Bangu ou Bonsucesso. Se isso não acontecer, um pequeno torneio de ida e volta será disputado com quem estiver igual. Os critérios regulares de desempate, neste caso, são desconsiderados.
Curiosamente, da última vez que mediram forças, ambos também entraram em campo na Colina e o time da Região dos Lagos fez 5 a 2, na disputa de terceiro e quarto lugares da mesma Taça Rio, em dia em que o Glorioso escalou os juniores. Titular nesta tarde, o lateral-esquerdo Renan Lemos atuou na ocasião e quer apagar as más lembranças. 
Leonardo de Castro Moreira será o árbitro da partida, auxiliado por Luis Felippe Scofield e Diogo Carvalho. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em tempo real, com vídeos exclusivos, meia hora antes de a bola rolar. O canal Premiere FC transmite ao vivo.
header as escalações 2
Boavista: O time vai a campo com Thiago, Sheslon, Bruno Costa, Helton e Paulo Rodrigues; Júlio Cesar, Thiaguinho, Ruy e Tony; Marlon e Somália.
Botafogo: da armação para frente, nenhuma mudança. Apenas no setor defensivo é que Oswaldo de Oliveira preferiu se precaver e tirou do time os pendurados Antônio Carlos e Márcio Azevedo. Entram Brinner o estreante Renan Lemos. Lucas Zen também assume novamente a vaga de Marcelo Mattos, suspenso. O esquema é o mesmo: 4-2-3-1. Eis a formação: Jefferson, Lucas, Brinner, Fabio Ferreira e Renan Lemos; Lucas Zen, Renato, Andrezinho, Fellype Gabriel e Elkeson; Loco Abreu. Após lesão, Maicosuel fica no banco e deve entrar por 20 minutos.
quem esta fora (Foto: arte esporte)
Boavista: o zagueiro Luiz Alberto está fora por suspensão automática. O jogador foi expulso na partida contra o Bonsucesso. O atacante André Luis está com lesão muscular na coxa e também fica fora do jogo deste domingo.
Botafogo: o lateral-esquerdo Márcio Azevedo e o zagueiro Antônio Carlos, poupados, o volante Marcelo Mattos, suspenso, e o meia-atacante Vitinho, recuperando-se de fratura no pé esquerdo, não estão relacionados para a partida.

header fique de olho 2
Boavista: o atacante Somália, ex-Fluminense e Figueirense, contabiliza 12 gols e é o artilheiro do Campeonato Carioca até o momento. O jogador de 34 anos é muito perigoso dentro da área, nas jogadas de bola aérea, e terá a última chance de se distanciar na lista para não ser mais alcançado por Alecsandro, do Vasco, Herrera, do Botafogo, e Vagner Love, do Fla, logo atrás.
Botafogo: o jovem Renan Lemos fará sua estreia lado a lado com os profissionais - atuou em 2011, contra o Boavista, na derrota dos juniores. Sua atuação é cercada de expectativa para conferir se vai se comportar bem e recuar a busca da diretoria por um lateral-esquerdo para o segundo semestre. Nas entrevistas, mostrou personalidade.
header o que eles disseram
Andrade, técnico do Boavista:sa. Po "A última imagem é a que fica. E é o tipo do jogo que todos gostam de atuar. A motivação aumenta. Apesar de já estar classificado para as semifinais, o Botafogo vai dar tudo em campo, pois defende sua camir isso, acredito que será uma partida muito disputada e boa de ser assistida".
Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: "O Boavista ganhou de Flamengo e Fluminense e só perdeu para o Vasco, entre os grandes, então vamos respeitar. Tem atletas experientes, como Ruy, Paulo Rodrigues, Gadelha e um goleiro (Thiago) excelente. Em alguns jogos, foi ele que fez a diferença. É uma equipe de qualidade e por detalhe não avançou mais"
header números e curiosidades (Foto: arte esporte)
* Quem leva vantagem? Veja o histórico de confrontos na Futpédia
* Com apenas quatro pontos, o Boavista faz a pior campanha da Taça Rio e ainda depende de um empate para garantir sua permanência na elite carioca no ano que vem. Mesmo que perca para o Botafogo, contudo, o time deve escapar do rebaixamento: com 15 pontos no somatório total, o Boavista só corre risco caso Madureira, Bonsucesso e Bangu vençam seus jogos e o Olaria não perca para o Fluminense.

* Na história do Campeonato Carioca, o Boavista disputou 26 jogos contra as grandes equipes do Rio. O time da Região dos Lagos obteve sete vitórias, cinco empates e 14 derrotas, marcou 37 e sofreu 50 gols. Neste estadual, o Boavista derrotou Flamengo e Fluminense por 2 a 1, e foi vencido pelo Vasco por 1 a 0 no Engenhão.
header último confronto v2
A última partida entre Botafogo e Boavista aconteceu no dia 23 de abril de 2011, em jogo válido pelo Torneio Carlos Alberto Torres, disputado pelos terceiros e quartos colocados nos grupos do Campeonato Carioca. O time da Região dos Lagos levou a melhor: 5 a 2. Os gols do Boavista foram marcados por Frontini (dois), Santiago, Max e Tony. Com uma equipe formada por jovens da base e comandado por Eduardo Húngaro, o Glorioso balançou as redes com Jairo e Vitinho, mas foi eliminado.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/boavista-x-botafogo-rebaixamento-e-lideranca-em-jogo-na-festa-para-loco.html

Nenhum comentário: