Loteria criada para amortizar dívida das agremiações brasileiras arrecada cada vez menos e representa apenas 3% do total obtido com jogos no país
Criado em 2008, ainda sob o mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Timemania foi lançada com o intuito de arrecadar dinheiro com apostas em partidas de futebol para amortizar as dívidas dos clubes brasileiros com o governo federal. O montante arrecadado não passa pelos cofres dos times.
Quatro anos depois do lançamento, porém, o quadro de arrecadação do jogo é agonizante. Mesmo somada à Loteca e à Lotogol, jogos que também envolvem times de futebol, a renda da Timemania representa atualmente apenas 3% do total arrecadado pela Caixa Econômica nas loterias do país.
É uma dívida que já estaria equacionada pela Timemania se a arrecadação prevista inicialmente tivesse sido concretizada"
Pedro Trengrouse
Para o pesquisador Pedro Trengrouse, da Fundação Getúlio Vargas (RJ), o dinheiro previsto em termos de arrecadação pela Timemania em seu lançamento teria sido capaz de liquidar os tributos devidos pelos clubes ao Estado, o que não ocorreu.
- A dívida dos clubes hoje é estimada em menos de R$ 4 bilhões, incluindo todos os clubes brasileiros. Desse montante, metade é dívida tributária. Uma dívida que já estaria equacionada pela Timemania se a arrecadação prevista inicialmente tivesse sido concretizada - diz.
Vantajosa para os clubes por um lado, a loteria também deveria ser favorável ao torcedor, segundo a análise do diretor executivo de marketing do Internacional, Jorge Avancini. Ele defende que a Timemania deve oferecer benefícios aos apostadores para aumentar o interesse e valor arrecadado no jogo.
- A Timemania não pode ter um preço maior que a Mega-sena. Ela tem que estar a um preço mais abaixo e ser um produto que pague uma premiação maior. Se não será sempre um produto que perde para o carro-chefe, que é a Mega-sena - diz.
Timemania arrecadou seis vezes menos que a Mega-sena da Virada (Foto: Reprodução SporTV)
- Os clubes precisam buscar incentivar e acirrar a rivalidade, no bom sentido, entre as torcidas, para ter o produto sendo colocado nas mentes dos torcedores - diz o superintendente Nacional de Loteria da Caixa, Gilson Cesar Pereira Braga.
mada nas filas de apostadores que frequentam semanalmente as casas lotéricas. Perguntados pela reportagem do SporTV se conheciam a Timemania, muitos torcedores revelaram ainda sentir desconfiança em relação à destinação da renda aos clubes. Grande parte deles, inclusive, disseram desconhecer o sistema que beneficia os times para os quais tor
- Já ouvi falar, mas nunca joguei não. Mas não sabia (do benefício aos clubes) - revelou um apostador.
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2012/03/com-arrecadacao-pifia-timemania-se-distancia-do-objetivo-de-ajudar-clubes.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário