quarta-feira, 14 de março de 2012

Botafogo visita Treze-PB no pontapé inicial de nova saga pela Libertadores

Objetivo principal do clube em 2012, vaga pode começar a ser encaminhada nesta quarta. Mesmo com quatro desfalques, time quer eliminar jogo de volta

Por GLOBOESPORTE.COM João Pessoa, PB
 
Treino do Botafogo em João Pessoa (Foto: Rammom Monte)Botafogo treinou no Almeidão na véspera da partidae está preparado (Foto: Rammom Monte / GE.COM)
 
Se em 2011 a vaga na Libertadores, via Campeonato Brasileiro, bateu na trave, agora ir à competição continental virou obsessão para o grupo do Botafogo - único grande carioca fora do torneio neste ano -, que manteve a base nesta temporada. O primeiro passo do caminho mais curto acontece às 22h (de Brasília) desta quarta-feira, contra o Treze-PB, no estádio Almeidão, em João Pessoa.

A equipe carioca, que realizou um animado treino no local da partida com portões abertos para a torcida, na noite dessa terça-feira, só pensa em deixar para trás os últimos fracassos (Americano, São Raimundo, Santa Cruz...) e voltar de viagem não só com a vitória, mas também sem a missão de ter que confirmar a classificação no Engenhão. Para isso, precisa derrotar o rival por pelo menos dois gols de diferença, o que promete não ser fácil, já que são quatro os desfalques.

O Treze também sofre com a ausência de titulares, mas, em sua 11ª participação na Copa do Brasil, tenta ir além das quartas de final de 2005, quando foi eliminado nos pênaltis por outro carioca, o Fluminense. Esta é a primeira vez que as equipes se enfrentam pela Copa do Brasil.

O SporTV2 transmite a partida ao vivo para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances, com vídeos, em Tempo Real. O jogo terá arbitragem do baiano Jaílson Macedo Freitas, que será auxiliado pelos conterrâneos Luiz Carlos Silva Teixeira e Elicarlos Franco de Oliveira.
header as escalações 2
Treze: com muitos problemas de lesões e suspensões, Marcelo Vilar pode apostar em um esquema com três zagueiros, com Adalberto, Thiago Messias e Anderson. Assim, a tendência é que o time do Treze comece jogando com: Beto, Anderson, Adalberto e Thiago Messias (Cenedesi); Celso, Leomir, Rone Dias, Doda e Cleiton Cearense; Vavá e Márcio Carioca.

Botafogo: os desfalques diminuíram, mas nem tanto. Para evitar forçar a barra com os que ainda não estão 100%, o técnico Oswaldo de Oliveira acabou deixando quatro jogadores no Rio. Mas Maicosuel viajou e pode ser aproveitado. O esquema varia novamente entre o 4-2-3-1 e o 4-4-2, com Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Lucas Zen, Renato, Felipe Menezes e Elkeson; Caio (Maicosuel) e Herrera.
quem esta fora (Foto: arte esporte)
Treze: Marcelo Vilar não terá o lateral-esquerdo Celico e o atacante Thiago Cunha, suspensos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), além do lateral-direito Ferreira e do volante Neto Maranhão, machucados. Neto fraturou o malar direito, enquanto Ferreira sofreu uma lesão no ligamento medial colateral do joelho direito, no empate por 2 a 2 com o Sousa pela estadual.

Botafogo: destacado para um trabalho físico especial, Loco Abreu vai perder alguns compromissos alvinegros em março e foi poupado contra o Treze. Já Fellype Gabriel voltou a treinar após ficar em repouso por conta de uma pancada na cabeça no jogo contra o Volta Redonda, mas ainda não estará em campo. Andrezinho se recupera de dores na coxa direita e Marcelo Mattos, de dores na coxa esquerda.

header fique de olho 2
Treze:
com inúmeros desfalques, o Treze se apega em Márcio Carioca como principal esperança de gol. Ele é o artilheiro do time no Campeonato Paraibano, mas tem apenas três gols marcados. Márcio fará dupla de ataque com Vavá, que já deu muitas alegrias à torcida trezeana, mas que atualmente amarga o banco de reservas, mas agora deve ter nova chance como titular.

Botafogo: Elkeson está de volta após duas semanas e dividirá a armação com Felipe Menezes. Será o principal responsável por tabelar com Herrera e ajudar a equipe a tentar eliminar a volta.
header o que eles disseram

Marcelo Vilar, técnico do Treze: “Temos que esquecer os problemas e ir para o jogo com determinação para buscar um bom resultado contra o Botafogo, que sem dúvida alguma, é o favorito. É claro que, em uma competição como essa, os resultados são sempre imprevisíveis".
Elkeson, meia do Botafogo: “Eu já conheço o estádio, joguei aqui pelo Vitória e acabamos perdendo de 3 a 1. A gente sente um pouco a diferença porque estamos acostumados a jogar no Engenhão. A iluminação daqui é um pouco menor, o que pode atrapalhar, mas não temos que usar isso como desculpa. Temos que jogar bola e fazer o resultado".
header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
* Como visitante na Copa do Brasil, o Botafogo obteve 19 vitórias, 15 empates e 17 derrotas em 51 jogos disputados. Fora de casa, o Botafogo marcou 70 gols e sofreu 63.

* Esta é a segunda vez que o Treze enfrenta uma equipe carioca na história da Copa do Brasil. No primeiro confronto, válido pelas quartas de final da edição de 2005, a equipe foi
eliminada nos pênaltis pelo Fluminense. O Botafogo. por sua vez, nunca enfrentou um time paraibano na competição.


* Em suas participações na história da Copa do Brasil, o Treze disputou 15 jogos em casa, obtendo oito vitórias, um empate e seis derrotas.
header último confronto v2

A última vez que Treze e Botafogo se enfrentaram foi há 25 anos em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. No dia 23 de novembro de 1986, o Botafogo levou a melhor e bateu o adversário por 1 a 0. Josimar marcou o gol da vitória alvinegra no Amigão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-brasil/noticia/2012/03/botafogo-visita-treze-pb-no-pontape-inicial-de-nova-saga-pela-libertadores.html

Nenhum comentário: