quarta-feira, 14 de março de 2012

Aluno’ de Loco, Cavani se inspira em Careca para brilhar no Napoli

Atacante da equipe azzurra frisa que alvinegro é ‘como um professor’ e diz que sucesso do ex-centroavante brasileiro serve de motivação’

Por Cahê Mota Direto de Londres, especial para o GLOBOESPORTE.COM
 
Passado, presente e futuro mexem com a cabeça de Edinson Cavani em suas aspirações com a camisa do Napoli. Principal nome da equipe que encara o Chelsea, nesta quarta-feira, às 16h45m (de Brasília), no Stamford Bridge, em busca da inédita vaga nas quartas de final da Champions League, o uruguaio sabe que pode marcar época com a camisa napolitana. Para isso, se inspira no sucesso de Careca anos atrás e segue os conselhos de um “professor” bem conhecido entre os brasileiros: Loco Abreu.

Cavani treino do Napoli (Foto: AFP)Em alta na Itália, Cavani quer repetir o sucesso do brasileiro Careca (Foto: AFP)
 
Um dos grandes nomes do Uruguai campeão da Copa América, ao lado de Suarez, Cavani não titubeou ao se definir como pupilo do atacante do Botafogo. Perguntado pelo GLOBOESPORTE.COM sobre sua relação com Loco Abreu, o uruguaio foi só elogios e ressaltou a importância de Abreu para toda geração responsável pelo renascimento do futebol uruguaio.

Loco Abreu no treino do Uruguai (Foto: EFE)Loco é referência para o 'pupilo' Cavani (Foto: EFE)
 
- Abreu é como um professor para nós. É importante poder conviver com um jogador com sua experiência. Ele é uma inspiração. É o mais experiente atacante de nossa geração, viveu bons e maus momentos com o Uruguai. Nós o ouvimos muito.

E Cavani usou os conselhos de Loco Abreu também do outro lado do oceano. Há cinco anos na Europa, onde também defendeu o Palermo, o atacante é o destaque indiscutível do Napoli que pode fazer história nesta quarta-feira pela Champions League. Caso elimine o Chelsea, o time italiano chegará às quartas de final da competição pela primeira vez em sua história, superando o desempenho da geração comandada por Maradona e Careca em 90/91.

Fazer sucesso como o atacante brasileiro, inclusive, é uma das metas do uruguaio com a camisa napolitana. Cavani admitiu que somente após chegar ao clube que passou a conhecer a fundo a história de Careca, e até rechaçou comparações, mas deixou claro que a história escrita pelo camisa 9 do Brasil nas Copas de 86 e 90 é uma inspiração.

- Não conhecia muito a história do Careca. Na verdade, não era muito acostumado a acompanhar o futebol europeu quando jovem, isso passou a acontecer depois, já com 14, 15 anos... Quando cheguei ao Napoli, muita gente me falou e também procurei conhecer a história do clube. Jogadores como Maradona, Carena e Alemão fazem parte desta história. Não digo que penso em repetir, mas escrever minha própria história e conquistar grandes coisas como esses grandes jogadores.

Nos números, Cavani já está próximo de Careca. Em menos de duas temporadas no Napoli, o uruguaio já é o sétimo maior artilheiro da história do clube, com 57 gols, 16 a menos que o brasileiro, quarto, com 73 em seis anos. Em competições oficiais da Uefa, porém, o pupilo de Loco Abreu já é imbatível: tem 12 gols, cinco na atual edição da Champions League.

FONTE:
lhttp://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2012/03/aluno-de-loco-cavani-se-inspira-em-careca-para-brilhar-no-napoli.html

Nenhum comentário: