segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Base: Técinco dos juniores: 'No mata-mata, sou mais os meus jogadores'

Em busca do primeiro título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o time da Estrela Solitária aposta na base Campeã Carioca de 2011 e semifinalista do Brasileiro sub 20 para conseguir alcançar o objetivo inédito. Entre os destaques do time está o goleiro Andrey, de 18 anos, que faz jus à história do clube de promover bons goleiros. Já o meio campista Vitinho, destaque do time no brasileiro sub 20, foi promovido aos profissionais e não jogará o campeonato.

Assim, continuando a série de reportagens especiais com os técnicos dos times cariocas que estarão na Copa São Paulo de Futebol Júnior, o FutRio desembarca no Estádio do Caio Martins, em Niterói, para conversar com comandante da equipe de juniores alvinegra, Duda. O treinador do Botafogo se mostrou bastante otimista com o desempenho do seu time na competição, embora acredite que não será fácil a vida Glorioso na Copinha.

FutRio: Como é trabalhar com a garotada da base ? É difícil controlar os ânimos dos jovens?

Duda: Não é muito fácil. O grupo é maravilhoso, muito trabalhador, competente, capacitado. Um grupo que entende a filosofia de trabalho. É muito fácil comandar esse grupo. É uma família que temos aqui dentro e os resultados que tivemos no ano confirmam esse estado de alegria e prazer no trabalho. Tivemos um ano de 2011 muito bom, em função desse estado de espírito dos jogadores.

FutRio: Como esta sendo feita a preparação do time para a Taça São Paulo de Futebol Júnior? E quais são as expectativas?

Duda: A preparação esta sendo feita como todas as outras competições. É um torneio na primeira fase classificatória. Esse grupo que vai disputar a Copa São Paulo é recém chegado aos juniores. É um grupo muito jovem. Basicamente é a equipe juvenil que disputou o ano de 2011, mas não menos capacitada. É um grupo extremamente capacitado e competitivo. É um grupo com histórico de vitórias dentro do clube. Foram os jogadores que conquistaram o primeiro grande titulo da base na gestão do presidente Mauricio Assumpção. A preparação está sendo feita dentro de uma semana e meia. O prazo é curto, mas está tudo correndo muito bem e acho que teremos totais condições de fazer uma boa campanha na Copa São Paulo, mesmo indo com grupo muito jovem.

FutRio: Na sua opinião, qual será a maior dificuldade encontrada na competição?

Duda: Esse tipo de torneio eu costumo dizer que a primeira fase é sempre a mais difícil. Imagina uma chave de 4 clubes em que se classifica somente o primeiro. E também tem a questão dos oito melhores segundos colocados, mas são 24 chaves. Então, os oito melhores segundos são primeiros colocados disfarçados. São equipes que vão ficar na segunda colocação por causa de um gol a mais ou a menos. A fase mais difícil que eu considero na competição é a fase classificatória porque depois vai vir o mata-mata e eu sou mais os meus jogadores, que são guerreiros e adoram esse tipo de jogo.

FutRio: Você acredita que possa vir a surgir alguma zebra?

Duda: Essa competição tem esse histórico de aparecer, as vezes, uma equipe que surpreenda e ganhe o torneio. Mas nessa edição eu não acredito que vá ter esse tipo de surpresa não. Acho que uma das equipes grandes do futebol brasileiro irá conquistar o titulo. Até porque as equipes estão muito preparadas. Nós vimos isso no brasileiro sub 20, embora seja uma categoria um ano inferior e acredito que o campeão sairá de uma delas.

FutRio: Você acha que o número elevado de clubes (96 nesta edição) permite, ainda, o aparecimento de bons jogadores ?

Duda: Sem duvida nenhuma. Ano passado pegamos o Gabriel do Paulínea, que é um jogador que teve uma ótima participação esse ano conosco. Sempre tem talentos nessas equipes que só são pequenas, podemos dizer pequenas com todo o respeito no nome porque são equipes fortíssimas e se preparam meses antes e o objetivo alvo é a competição. E todas essas equipes são fortes e com muitos jogadores de qualidade.

FutRio: Tomando como exemplo o Barcelona que teve em seu elenco no mundial 17 jogadores formados no clube, você acha que essa postura de administração, investindo desde cedo na base, é um exemplo que pode ser seguido no Brasil?

Duda: Essa receita de sucesso no futebol não foi o Barcelona que inventou. Todos os clubes que apontaram os olhos para este tipo de solução alcançaram o sucesso. E aqui no Botafogo, desde que o presidente Mauricio Assumpção tomou posse e Sidnei Loureiro assumiu a base, iniciamos um trabalho que após três anos estamos começando a colher os resultados.

FutRio: Duda, deixe uma mensagem para toda a torcida alvinegra que acompanha o FutRio.

Duda: Vamos com uma equipe recém chegada do juvenil. Uma equipe muito qualificada e competitiva e que vai saber honrar a camisa do Botafogo em todos os jogos. Vamos vencendo uma etapa de cada vez para conseguirmos realizar também mais uma excelente campanha, assim como fizemos no Brasileiro.

No grupo W, com sede em São José dos Campos, o Botafogo enfrenta na primeira fase: Americano (MA), São José e Vila Nova (GO). A estreia do time será no dia 3 de janeiro contra o Americano (MA), às 19h.

FONTE:
http://www.fogaonet.com/noticia.asp?n=23615&t=ibasei+tecinco+dos+juniores+no+mata-mata+sou+mais+os+meus+jogadores

Nenhum comentário: