segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Sexteto vitorioso em 2011 tenta coroar temporada no Prêmio Brasil Olímpico

Fabiana Beltrame, Fabiana Murer, Maurren Maggi, Diego Hypolito, Cesar Cielo e Emanuel Rêgo concorrem no prêmio, oferecido pelo COB, de Melhor do Ano

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Em 2011, Fabiana Beltrame, Fabiana Murer e Maurren Maggi, entre as mulheres, e Diego Hypolito, Cesar Cielo e Emanuel Rêgo, entre os homens, levaram o nome do Brasil ao topo. Nos Jogos Pan-Americanos e/ou nos Mundiais das respectivas categorias, o seis brilharam e ouviram o Hino Nacional no lugar mais alto do pódio. Nesta segunda-feira, em cerimônia no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, dois deles coroarão a temporada com mais um troféu para coleção: o do Prêmio Brasil Olímpico.

Há duas semanas, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou os indicados à honraria e os destaques de 47 modalidades, apontados por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte. Desde então e até momentos antes do anúncio, os internautas podem ajudar a escolher os melhores do ano através do GLOBOESPORTE.COM e do site do COB.

Fabiana Beltrame, Fabiana Murer e Maurren Maggi, no feminino, Cesar Cielo, Diego Hypólito e Emanuel Rêgo, no masculino, concorrem ao troféu Melhor Atleta do Ano 2011 (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Fabiana Beltrame, Fabiana Murer e Maurren Maggi, no feminino, Cesar Cielo, Diego Hypólito e Emanuel Rêgo, no masculino, concorrem ao troféu Melhor Atleta do Ano 2011 (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
 
Na cerimônia, também serão agraciados os técnicos Rubén Magnano, da seleção masculina de basquete, e Rosicléia Campos, do judô, como melhores treinadores coletivo e individual, respectivamente. Da mesma forma, o projeto “Jovens Talentos do Badminton” receberá o troféu “Comitê Olímpico Internacional – Esporte e Responsabilidade”.

O caminho do ouro
Títulos inéditos para o Brasil no atletismo, no remo e na ginástica, superação nas piscinas e hegemonia nas areias. Cada um em sua modalidade, os seis indicados ao Prêmio de Melhor do ano superaram os adversários e os próprios limites em busca da vitória. Relembre o que cada um fez de melhor em 2011.
Fabiana Beltrame
fabiana beltrame remo single skiff medalha de ouro (Foto: Agência Reuters)Fabiana com a filha e a medalha de ouro inédita do
Mundial de Remo (Foto: Agência Reuters)
 
A remadora do Flamengo abriu a contagem de títulos inéditos para o Brasil em junho. Na categoria single skiff leve veio o ouro na Copa do Mundo de Remo, em Hamburgo, na Alemanha. Em setembro, a conquista do Mundial de Remo, em Bled na Eslovênia. Nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, a catarinense levou a primeira medalha do país na história competição, mas a prata teve gosto amargo. Vale lembrar que a categoria de Fabiana não é olímpica.


Fabiana Murer
Vencedora do Brasil Olímpico em 2010 após conquistar o Mundial Indoor e a Diamond League, Fabiana Murer seguiu no topo em 2011. No Mundial de Daegu, a paulista viu a russa Yelena Isinbayeva ser eliminada e, ao saltar 4,85m, melhor marca do ano até então, levou o ouro no salto em altura, primeiro da história do país em um Mundial de Atletismo de pista aberta. Favoritíssima no Pan, a atleta falhou nas primeiras tentativas, mas se recuperou e disputou o título com Yarisley Silva até o fim. A cubana levou a melhor, e Fabiana fechou o ano vitorioso com a prata no peito.
Fabiana murer campeã mundial daegu salto com vara (Foto: Agência AP)Fabiana Murer deu trabalho aos organizadores após ser campeã mundial em Daegu (Foto: Agência AP)
 
Maurren Maggi
Maurren Maggi ouro Pan  (Foto: Reuters)Maurren Maggi posa com o mascote e a medalha
de tricampeã pan-americana (Foto: Reuters)
 
Campeã olímpica do salto em distância e dona da melhor marca das eliminatórias no Mundial de Daegu, Maurren queimou os dois saltos iniciais na fase final. Na terceira e última tentativa marcou apenas 6,17m e foi eliminada no primeiro corte com a segunda pior marca da final. Sem se abater, a atleta intensificou a preparação para os Jogos Pan-Americanos. Em Guadalajara, alcançou sua melhor marca no ano (6,94m) e conquistou o tricampeonato na competição.

Cesar Cielo
Após ser pego no exame antidoping e, posteriormente, absolvido, Cesar Cielo começou a encher a sacola de ouros nas principais competições do ano. O velocista ganhou dois ouros no Mundial de Xangai: um nos 50m borboleta e o bicampeonato nos 50m livre. No Pan de Guadalajara, com facilidade, o atleta do Flamengo venceu ainda os 50m e 100m livre e os revezamentos 4x100m livre e 4x100m medley.

cesar cielo 50m borboleta mundial natação xangai (Foto: Agência Reuters)Cielo cai no choro após ver que conquistou o ouro nos 50m borboleta em Xangai (Foto: Agência Reuters)
 
Diego Hypolito
Pan encerramento Diego Hypolito com a bandeira (Foto: Luiz Pires/Vipcomm/Divulgação)Diego Hypolito leva a bandeira no encerramento
do Pan (Foto: Luiz Pires/Vipcomm/Divulgação)
 
A decepção por ter deixado o tricampeonato mundial no solo escapar ficou para trás nos Jogos Pan-Americanos. Diego Hypolito confirmou o favoritismo na prova que o consagrou, levou o ouro no salto e comandou a equipe masculina no histórico primeiro lugar por equipes. Para fechar a participação brilhante no México, foi ainda o porta-bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento.

Emanuel Rêgo

Ao lado de Alison, Emanuel foi soberano no vôlei de praia masculino em 2011. A dupla do foi campeã antecipadamente tanto do Circuito Brasileiro quanto do Circuito Mundial. Em julho, o paranaense conquistou o terceiro título mundial da carreira (primeiro com o atual parceiro) em Roma. Na capital italiana, foi homenageado com uma estátua de 5m de altura. No Pan, os dois levaram o ouro que faltava.

Alison e Emanuel vibram com título em Roma (Foto: divulgação / FIVB)Emanuel, ao lado de Alison, ergue o troféu do Mundial de Roma (Foto: divulgação / FIVB)
 
Confira os vencedores em cada modalidade:
Atletismo – Fabiana Murer
Badminton – Daniel Paiola
Basquete – Marcelo Huertas
Boliche – Marcelo Suartz
Boxe – Everton Lopes
Canoagem slalom – Cássio Petry
Canoagem velocidade – Nivalter Santos
Ciclismo BMX – Renato Rezende
Ciclismo estrada – Murilo Fischer
Ciclismo mountain bike – Rubens Valeriano
Ciclismo pista – Sumaia Ribeiro
Desportos na neve – Mirlene Picin
Desportos no gelo – Luiz Fernando Manella
Esgrima – Guilherme Toldo
Esqui aquático – Marcelo Giardi
Futebol – Neymar Santos
Ginástica artística – Diego Hypólito
Ginástica de trampolim – Giovanna Matheus
Ginástica rítmica – Angélica Kvieczynski
Handebol – Chana Masson
Hipismo – adestramento – Luiza Almeida
Hipismo – CCE – Serguei Fofanoff
Hipismo – saltos – Bernardo Alves
Hóquei sobre grama – Thalita Cabral
Judô – Leandro Guilheiro
Karatê – Lucélia Brose
Levantamento de peso – Fernando Reis
Lutas – Aline Ferreira
Maratona aquática – Poliana Okimoto
Natação – Cesar Cielo
Natação sincronizada – Nayara Figueira
Patinação artística – Marcel Stürmer
Pentatlo moderno – Yane Marques
Polo aquático – Marina Canetti
Remo – Fabiana Beltrame
Rugby 7 – Diego Lopez
Saltos ornamentais – Cesar Castro
Squash – Thaisa Serafini
Taekwondo – Marcio Ferreira
Tênis – Rogério Dutra
Tênis de mesa – Hugo Hoyama
Tiro com arco – Ana Marcelle dos Santos
Tiro esportivo – Ana Luiza Ferrão
Triatlo – Reinaldo Colucci
Vela – Robert Scheidt / Bruno Prada
Vôlei de praia – Emanuel Rêgo
Vôlei – Murilo Endres

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/premio-brasil-olimpico/noticia/2011/12/sexteto-vitorioso-em-2011-tenta-coroar-temporada-no-premio-brasil-olimpico.html

Nenhum comentário: