quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Craque e 'novata' aos 41, Venturini se diverte com nova fase: 'Vou melhorar'

Comparada a Romário por Fabi, levantadora afirma que adaptação ao grupo do Rio de Janeiro foi rápida. Ela descarta, porém, continuar após Superliga

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo
 
Em casa, Fernanda Venturini precisou se decidir entre duas correntes. A primeira, encabeçada pelo marido, o técnico Bernardinho, pedia seu retorno às quadras depois de mais de três anos fora. Na outra, a filha mais velha, Julia, de 9 anos, implorava e dizia que não. A vontade de adicionar um novo capítulo à sua história nas quadras, porém, falou mais alto. De volta para jogar a Superliga 2011/2012, a levantadora, considerada uma das melhores de todos os tempos, vai precisar se dividir entre as tarefas de casa e os passes para as companheiras do Rio de Janeiro. E, no meio de uma equipe que alcançou a soberania do vôlei nacional, também vai ter de se adaptar ao estilo do time e às brincadeiras das outras jogadoras.

- A Julia não gosta muito, mas eu faço as vontades dela, não pode reclamar muito. Estou curtindo muito trabalhar com o grupo. Elas são muito divertidas. A Sheilla, a Natália, a Régis e a Fabi são muito brincalhonas. Estou ficando velha. Vindo para cá, ficaram dizendo que queriam sair, fazer balada não sei onde. É uma outra fase da vida. Já fui a mais nova, agora sou a mais velha – disse a levantadora, de 41 anos e que tem outra filha, Vitória.

lançamento superliga feminina fernanda venturini rio de janeiro (Foto: Luiz Pires / Vipcomm)Fernanda Venturini durante o lançamento da Superliga em São Paulo (Foto: Luiz Pires / Vipcomm)
 
Outra referência da equipe, a líbero Fabi brinca e diz que a levantadora já tem sua posição definida no grupo, atual campeão da Superliga.

- Ela se dá bem com todo mundo e está muito tranquila. Até porque, é uma volta diferente. Vai atuar com jogadoras até 20 anos mais jovens que ela. E é bacana que ela vem se integrar, conversa com todo mundo. A gente está até brincando com ela, chamando de “novata”. Ainda acho que vai fazer a diferença.

Natália, de 22 anos, é uma das jogadoras que não poupam Fernanda das brincadeiras. Segundo a ponteira, a veterana não deixa de conversar sobre assuntos atuais com as mais jovens e terá papel fundamental durante a Superliga.

- Ainda não comecei a treinar com ela, porque estou voltando aos treinos agora. Mas ela é uma das melhores jogadoras que o mundo já teve. E, no grupo, ela vai ser muito importante. Ela tem o espírito jovem, sai para jantar com a gente, conversa sobre assuntos atuais, sobre internet e outras coisas. Faz questão de se integrar – diz Natália, outra grande contratação da equipe para a temporada.

Fabi vôlei lançamento Superliga  (Foto: João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)Fabi fez elogios a Fernanda Venturini
  (João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)
 
Fernanda, no entanto, admite que não terá o mesmo nível de desempenho de antes, quando era considerada uma das melhores do mundo. A levantadora diz que crescerá de produção quando ganhar ritmo de jogo, mas descarta continuar depois do fim da Superliga.

- Não vou treinar nem jogar como se tivesse 20, 30 anos. Não vou fazer 50 saltos por treino, vou fazer 20. Por estar bem fisicamente, não sinto dor. A questão, por enquanto, é de colocar a bola no lugar certo. Sei que eu ainda vou melhorar. Uma coisa é treino, outra é jogo. Mas são só esses cinco meses. Depois, acabou - garantiu.

Embora não tenha mais a força física de outros tempos, Fernanda tem a confiança das companheiras. Fabi compara a levantadora a um antigo astro dos campos e afirma que a nova jogadora ainda tem muito talento para mostrar.

- Aos 41, talvez ela não tenha a mesma força que tinha aos 20, 30 anos. Mas vai ser uma experiência prazerosa. Ela está muito motivada, um time diferente. Fiz até uma comparação outro dia. Se colocarem o Romário, que parou há, sei lá, três anos, em campo, ele pode até não acertar o pênalti. Mas dificilmente vai fazer feio. A Fernanda é assim também. São craques. Só dar uma bola que, até hoje, vão saber brincar. Ainda acho que vai conseguir fazer a diferença.

FONTE?
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/11/craque-e-novata-aos-41-venturini-se-diverte-com-nova-fase-vou-melhorar.html

Nenhum comentário: