Famoso em 2008 por grande campanha com clube da Terceira Divisão portuguesa, técnico Duda celebra conquistas com garotada alvinegra
O Botafogo foi buscar num milagreiro que brilhou em Portugal a solução
para as categorias de base resgatarem seu brilho, sonhando com o
surgimento de joias capazes de fazerem o torcedor se orgulhar novamente
do celeiro de talentos do clube. O nome do responsável por uma parte
dessa mudança é o técnico Eduardo Húngaro, de 48 anos, que chegou no fim
de 2009, quando assumiu o mirim e iniciou a trajetória até passar a
comandar o time de juniores.
Duda ficou famoso na temporada 2007/2008, quando levou o Sertanense às oitavas de final da Taça de Portugal. Na época, o clube estava na Terceira Divisão do país (o que seria equivalente à Série D no Brasil). Depois de passar por quatro fases e adversários bem mais tradicionais, como o Penafiel e Portimonense, caiu apenas para o Porto, quando perdeu por 4 a 0.
Agora, ele enfrenta um novo desafio. Com um histórico de trabalho em
categorias de base do Rio de Janeiro, conseguiu feitos importantes em
seu primeiro ano no comando dos juniores do Botafogo. O clube não
conquistava o Campeonato Carioca da categoria desde 2000 e quebrou o
jejum em 2011. Já no Campeonato Brasileiro Sub-20, em sua sexta edição,
vai disputar pela primeira vez a semifinal, neste domingo, contra o
Fluminense, às 17h30 (de Brasília), em Porto Alegre.
- Organização é fundamental. Assim como confiança no trabalho da comissão técnica, competência e qualidade dos jogadores. Sabia que, com isso, os resultados iriam aparecer. Esse é um grupo muito capacitado. Mais do que conquistar títulos, o importante é a subida de jogadores como Matheus e Cidinho. Na próxima temporada, três ou quatro vão ser incorporados aos profissionais – comentou Duda, em
entrevista por telefone ao GLOBOESPORTE.COM.
Entre os candidatos a uma vaga no elenco profissional estão Vitinho e
Jefferson, destaques do time no Brasileiro Sub-20. Mas Duda chama a
atenção para a safra inteira, apostando que em um médio prazo coisas
boas estão por vir para o clube a partir do trabalho feito nas
categorias de base.Duda ficou famoso na temporada 2007/2008, quando levou o Sertanense às oitavas de final da Taça de Portugal. Na época, o clube estava na Terceira Divisão do país (o que seria equivalente à Série D no Brasil). Depois de passar por quatro fases e adversários bem mais tradicionais, como o Penafiel e Portimonense, caiu apenas para o Porto, quando perdeu por 4 a 0.
Duda é erguido pelos jogadores na conquista do título carioca deste ano (Foto: Fernando Soutello/AGIF)
- Organização é fundamental. Assim como confiança no trabalho da comissão técnica, competência e qualidade dos jogadores. Sabia que, com isso, os resultados iriam aparecer. Esse é um grupo muito capacitado. Mais do que conquistar títulos, o importante é a subida de jogadores como Matheus e Cidinho. Na próxima temporada, três ou quatro vão ser incorporados aos profissionais – comentou Duda, em
entrevista por telefone ao GLOBOESPORTE.COM.
- Talvez esses sejam os que mais se destacam, mas o grupo é muito qualificado. Eles podem ser os primeiros a subir, mas o trabalho feito nos três primeiros anos da gestão do presidente Maurício Assumpção está tendo resultado agora. Tenho comigo aqui três juvenis. São muitos jovens. A carreira de jogador é muito difícil, por isso temos que nos preocupar em formar o homem. Isso é só um pré-vestibular. Para ser bem sucedido tem que matar um leão por dia. Se ele estiver preparado para a vida, vai ser um algo a mais – explicou.
Recentemente, no entanto, o Botafogo sofreu com o mau estado das instalações do centro de treinamento das categorias de base em Marechal Hermes. Duda prefere não falar diretamente sobre a situação em que o local se encontrava, pois não teve a chance de acompanhar, mas elogia a estrutura atual e espera por melhoras em curto prazo para as joias alvinegras.
saiba mais
- Não vou falar do que não participei. Sabia da situação apenas por
ouvir falar. A gente sentia que havia problemas, mas não é a realidade
do Botafogo hoje. Temos todas as condições que qualquer clube grande do
Rio tem. Pode ser que ainda falte alguma coisa com relação a outros pelo
Brasil, mas já tivemos um desenvolvimento muito bom nesses nove meses
de gestão do Sidnei Loureiro – comentou Duda.A classificação para as semifinais é algo inédito para o Botafogo na competição. A evolução é grande. No ano passado, o time sequer passou da primeira fase, perdendo os quatro jogos que disputou. Agora, está invicto, vencendo até no sorteio, como aconteceu contra o Grêmio para decidir o segundo representante do Grupo 4 nas quartas de final. Depois do sufoco, superou o Vitória e chegou à semifinal.
O sorteio que classificou o Botafogo para as quartasde final do Brasileiro Sub-20 (Foto: Divulgação)
O próximo confronto é com o Fluminense. O clássico vai definir um finalista. Será a primeira vez em que um clube carioca consegue chegar à decisão do Campeonato Brasileiro Sub-20. Mais uma chance para Duda fazer história por um clube, como fez em 2007/2008, na Taça de Portugal, com o Sertanense.
- O Fluminense é um adversário tradicional. Já perdemos e ganhamos este ano. Esses garotos têm qualidade e potencial e torcida deve abraçá-los, tratar com carinho. Eles já conhecem o Botafogo e essa é uma espécie de apresentação para que possam ser bem recebidos pelo profissional, com credibilidade – comentou Duda, que foi campeão da Terceira Divisão de Portugal, na temporada 2008/2009, com o Sertanense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário