Francês termina em segundo no Grupo B e avança junto com Roger Federer
Tsonga dominou os pontos na rede (Getty Images)
Com a vitória, Tsonga termina a fase de grupos com duas vitórias e uma derrota. Ele avança na segunda colocação do Grupo B, atrás apenas de Roger Federer, que venceu os três jogos que disputou. O próximo oponente do francês será o primeiro colocado no Grupo A, que só terá sua definição na sexta-feira. David Ferrer, Tomas Berdych e Novak Djokovic brigam pelas duas vagas. O sérvio Janko Tipsarevic, que substitui o lesionado Andy Murray, não tem mais chances.
Desde o começo do jogo desta quinta, Tsonga era o tenista mais sólido em quadra. O francês confirmava seus serviços com facilidade e quase sempre ameaçava os saques de Nadal. O espanhol precisou salvar dois break points no quarto game e sair de 0/30 no sexto game para se manter no jogo. Nos últimos games do set, Nadal enfim confirmou sem drama, mas nunca chegou a ameaçar o serviço de Tsonga. A parcial só foi decidida no tie-break, mas o melhor momento de Tsonga prevaleceu. Nadal só conseguiu vencer um ponto com seu próprio saque e o francês fechou com um ace: 7/6(2).
O segundo set foi ainda mais parelho que o primeiro. Nadal jogou melhor seus games de saque e não teve de salvar nenhum break point. Tsonga, por sua vez, viu seu aproveitamento de primeiro serviço cair drasticamente (apenas 41% na parcial). Mesmo assim, o número 6 do mundo seguia vencendo com seu serviço. No décimo game, com 4/5 no placar, Tsonga bobeou. Com três erros não forçados, deu dois set points ao adversário. O francês se salvou de ambos e de uma terceira chance, mas errou duas direitas fáceis em seguida e entregou o set a Nadal.
No intervalo, Tsonga foi ao banheiro. Quando retornou, voltou a sacar bem e pressionar o serviço de Nadal. Enfim, a tática deu certo. No terceiro game, com um voleio curtinho, o francês quebrou o saque do adversário pela primeira vez no jogo. Um ace deu a Tsonga, pouco depois, 3/1 no placar. O número 2 do mundo ainda tentou, mas mandou várias bolas na rede durante a parcial. Uma delas, no sétimo game, deu outra quebra ao francês, que abriu 5/2 e sacou em seguida para fechar a partida.
O número 6 ainda deu uma vacilada antes de fechar. No oitavo game, cometeu duas duplas faltas e um eror não forçado e cedeu uma quebra a Nadal. O espanhol, no entanto, já não jogava o seu melhor. Voltou a jogar bolas na rede e, com seu saque, deu três match points ao oponente no nono game. Na primeira chance, Tsonga acertou uma direita indefensável e selou a fatura.
FONTE;
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/11/tsonga-despacha-nadal-em-londres-e-avanca-semifinais-do-atp-finals.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário