segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Federer ignora torcida, bate Tsonga e leva título inédito no Masters de Paris

TÊNIS INTERNACIONAL 2011


Suíço passeia no primeiro set, sofre no segundo e garante a taça na França

Por GLOBOESPORTE.COM Paris

Após 13 anos de carreira profissional, Roger Federer saboreou um novo cenário neste domingo, disputando pela primeira vez na final do Masters 1.000 de Paris. Do outro lado da quadra, um rival que gosta de incomodar, com apoio da torcida e motivado por uma virada heroica na véspera. O francês Jo-Wilfried Tsonga pareceu uma presa fácil no primeiro set e arrancou energia sabe-se lá de onde no segundo, mas não foi o suficiente. Se a lista de territórios conquistados por Federer já é longa, pode-se acrescentar mais um: com 2 a 0 (6/1 e 7/6), o número 4 do mundo é campeão na França sem perder nenhum set.
Na véspera, Tsonga tinha encarado uma maratona para virar o jogo sobre o americno John Isner na semifinal, e o primeiro set contra Federer parecia confirmar que as pernas do francês já não respondiam da maneira ideal. Atropelado por 6/1, ele surpreendeu ao buscar fôlego na segunda parcial. Cresceu no jogo e incomodou, mas não conseguiu manter o ritmo no fim da segunda parcial e viu, dentro da sua casa, a festa do adversário.
Roger Federer tênis Jo-Wilfried Tsonga  (Foto: AP)Federer sofreu no segundo set, mas foi campeão sem perder nenhuma parcial (Foto: AP)

Com a conquista inédita em Paris, agora Federer tem 18 títulos de Masters 1.000 e 65 títulos de simples na carreira. Sem ter no caminho o número 1 Novak Djokovic, que desistiu por lesão, o suíço pegou dois adversários cansados na reta final: Tomas Berdych, na semi, e Tsonga, na final, vinham de jogos complicados. Federer, que não tem nada com isso, comprovou a boa fase e, mesmo em fim de temporada, mostrou que os 30 anos ainda não estão pesando.

Tsonga entrou na quadra sob uma chuva de aplausos e se emocionou, mas não levou muito tempo para tomar um banho de realidade. Com 20 minutos de jogo, Federer já ganhava por 4/0, com duas quebras e a tranquilidade de quem, àquela altura, tinha o set no bolso. Para evitar o vexame de um pneu diante dos fãs, o francês ainda confirmou um serviço no sexto game e lutou bravamente no sétimo, mas não deu. Em meia hora, o suíço fechou em 6/1.

O esboço de reação no fim da primeira parcial deu moral a Tsonga no início da segunda. Tanto que ele abriu confirmando seu saque e se viu num cenário até então inédito na tarde: vencendo. Federer igualou o placar na sequência, mas o número 8 do mundo, empurrado pelas arquibancadas, não estava disposto a engolir o vice-campeonato sem brigar. Tomou a dianteira de novo com 2/1 e beliscou o serviço do rival na sequência – não o suficiente para quebrá-lo.
A chance real de quebra veio no oitavo game, e Tsonga chegou a comemorar quando o placar cravou o 5/3, mas o árbitro voltou atrás e – com razão – deu bola fora. Federer, sem se abalar, confirmou o serviço e igualou a parcial em 4/4. Quebrar saque continuava parecendo impossível no segundo set. Assim foi até o 12º game, quando Federer deixou tudo igual em 6/6 e forçou o tie-break.
Aí todo equilíbrio foi por água abaixo. O game de desempate parecia uma reedição do primeiro set. Federer abriu 4 a 0 e respirou aliviado. Tsonga nem ameaçou reagir, e àquela altura nem a torcida acreditava mais. Bastou ao suíço controlar o ritmo e manter a cabeça no lugar. Na capital francesa, a festa foi do visitante.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2011/11/federer-ignora-torcida-bate-tsonga-e-leva-titulo-inedito-no-masters-de-paris.html

Nenhum comentário: