segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Vasco é soberano, vence o Bota e segue colado na ponta

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2011 - Série A

Cruz-Maltino faz 2 a 0 com Fellipe Bastos e Dedé e continua encostado no líder Corinthians na disputa do título do Brasileirão

Galeria - Vasco x Botafogo (Foto: Paulo Sérgio) Vasco colocou o Botafogo na roda e venceu o clássico no Engenhão (Foto: Paulo Sérgio)

LANCEPRESS!
Publicada em 13/11/2011 às 21:05
Rio de Janeiro (RJ)

O técnico vascaíno Cristovão Borges surpreendeu ao sacar Elton do time titular e colocar Diego Souza e Eder Luis no ataque para enfrentar o Botafogo. Os torcedores que o questionaram a possível mudança antes do duelo contra o Glorioso devem ter agradecido, afinal, o meio de campo formado por Rômulo, Allan, Bastos e Felipe teve grande atuação ao lado da dupla de frente na vitória sobre o Botafogo por 2 a 0 neste domingo, no Engenhão, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. E Dedé, é claro, resolveu mais uma vez, balançando as redes.

FOTOS:
> As imagens de Vasco 2 x 0 Botafogo


Com um meio de campo marcador, que contava com Rômulo, Bastos, Allan e apenas Felipe armando, o esquema tático do Vasco impediu a subida dos laterais botafoguenses, principal arma do rival, e não encontrou grande dificuldade para vencer o clássico e continuar na cola do líder Corinthians, agora também com 61 pontos. O Timão venceu o Atlético-PR no Pacaembu por 2 a 1.
Para o Botafogo, a derrota impediu o clube de chegar à vice-liderança da competição, mas a rodada poderia ter sido bem pior. Com a derrota do Flamengo para o Coritiba, no Couto Pereira, o Alvinegro segue na zona de classificação para a Libertadores, com 55 pontos, mesmo número de pontos do rival rubro-negro, em sexto lugar.


VASCO DOMINA APÓS INÍCIO MELHOR DO BOTA
O Botafogo começou o jogo melhor. Desacostumado com o esquema tático, os jogadores do Vasco demoraram um pouco a entrar na partida. A primeira chance foi até do Cruz-Maltino. Aos seis, Felipe limpou a marcação de Renato e bateu de fora da área, no cantinho, obrigando Jefferson a fazer grande defesa.
Mas quem chegou mais perto do gol foi o Botafogo. Aos 10 minutos, após cruzamento de Lucas pela direita, Loco Abreu usou a inteligência para deixar a bola passar. Ela sobrou para Elkeon que, na velocidade, tirou Rômulo e ficou cara a cara com Fernando Prass. O camisa 9, porém, não esperava pela defesa do vascaíno.

Com o meio marcando muito, o Vasco se acalmou. E aí o time de São Januário começou a mandar na partida. Com Felipe comandando os ataques, o time partiu para cima.
Aos 15, após grande lançamento de Allan, Eder Luis desceu em velocidade e cruzou para o meio pela esquerda. A bola passou por Diego Souza e Rômulo, sobrando limpa para Fellipe Bastos, livre, bater de canhota, colocado, no canto de Jefferson. Vascp 1 a 0 em contra-ataque bem organizado.
E os comandados de Cristovão Borges queriam mais. Oito minutos depois de abrir o placar, a equipe puxou mais um contra-ataque. De Diego Souza para Fagner, que, já dentro da área, devolveu para o camisa 10. Livre, ele falhou na finalização e a bola acabou por cima do gol de Jefferson.
Enquanto isso, o lado esquerdo do Botafogo errava. Cortês, em noite infeliz, não conseguia repetir a boa dupla de outrora com Maicosuel. Isolado, Loco Abreu não via a bola chegar. E o Vasco continuava nos contra-ataques...
Após dividida com Cortês, Allan lançou forte para Diego Souza. Aparentemente no comando da jogada, Fábio Ferreira esperou a saída de Jefferson. Porém, Diego pressionou o zagueiro e o goleiro, que se atrapalharam. A bola acabou nos pés do camisa 10 e o goleiro se viu obrigado a fazer pênalti, que lhe rendeu cartão amarelo. Mas valeu a pena já que, na cobrança, o próprio Diego bateu mal e o goleiro da Seleção Brasileira defendeu.

O time botafoguense não chegou a se animar, ao contrário da torcida, que passou a apoiar ainda mais. Apático, o meio de campo pouco criou e Loco Abreu e companhia foram para o vestiário, ao final da primeira etapa, em desvantagem no placar.

DEDÉ AMPLIA E VASCO SEGUE NA BRIGA PELO TÍTULO
Apesar da vantagem no placar, o Vasco voltou melhor no segundo tempo. Logo aos dois, após tabela com Diego Souza, Eder Luis entrou em velocidade pela direita e bateu para boa defesa de Jefferson.
Ainda errando muitos passes, o Botafogo não conseguia fazer a bola chegar no seu camisa 13. O técnico Caio Junior voltou do intervalo com Bruno Tiago na vaga de Marcelo Mattos, que reclamava de dores no joelho esquerdo desde o primeiro tempo.
O Vasco, que não tinha nada a ver com isso, continuou em cima. Aos 13, após cobrança de falta, um lance inacreditável: Dedé desviou e Renato Silva completou para o gol, mas Jefferson, de forma espetacular, salvou a bola em cima da linha e em seguida defendeu novamente para escanteio.
Após a cobrança, a defesa botafoguense afastou, mas a bola encontrou Dedé no meio de campo. Após lindo drible no marcador, ele abriu para Fellipe Bastos na esquerda. O autor do primeiro gol ajeitou o corpo e, de direita, cruzou na cabeça de quem... de Dedé, que estava lá para marcar seu terceiro gol nos dois últimos jogos.

A desvantagem desanimou de vez os botafoguenses que, se já não criavam, pararam de vez de tentar os ataques. Nem a expulsão de Rômulo, aos 31, após discutir com o juiz, ajudou.
O técnico Cristovão Borges aproveitou os 15 minutos finais para descansar alguns jogadores. Ele promoveu a entrada de Juninho na vaga de Felipe e de Nilton no lugar de Fellipe Bastos. Já no Botafogo, Caio não ajudou muito ao entrar no lugar do argentino Herrera.

Superior durante a maioria do clássico, o Vasco controlou o jogo e fez o Botafogo chegar à segunda derrota consecutiva no estádio, já que na rodada anterior o Alvinegro perdeu para o Figueirense, hoje quarto colocado na tabela.
FICHA TÉCNICA
VASCO 2 X 0 BOTAFOGO

Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data/horário: 13/11/2011 - 19h (de Brasília)
Árbitro: Antônio Schneider (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Rodrigo Corrêa (RJ)
Cartões amarelos: Dedé e Fagner (VAS);
Jefferson, Bruno Tiago e Herrera (BOT)
Cartão vermelho: Rômulo (VAS)

GOLS: Fellipe Bastos, 15'/1ºT (1-0); Dedé, 14'/2ºT (2-0)

VASCO: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Rômulo, Fellipe Bastos (Nilton, 26'/2ºT), Allan e Felipe (Juninho, 34'/2ºT); Eder Luis e Diego Souza - Técnico: Cristovão Borges.

BOTAFOGO: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos (Bruno Tiago, intervalo), Renato, Elkeson e Maicosuel; Herrera (Caio, 19'/2ºT) e Loco Abreu - Técnico: Caio Junior.

FONTE:


http://www.lancenet.com.br/botafogo/Vasco-soberano-vence-Bota-continua_0_590341093.html

Nenhum comentário: