sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Na reta final, Bota encara sequência que o fez entrar na briga pelo título


Time tem cinco jogos em casa e três fora contra adversários que lutam para não cair

Por Thiago Fernandes Florianópolis

A derrota para o Santos impediu que o Botafogo assumisse a liderança do Campeonato Brasileiro faltando oito rodadas para o fim do Brasileiro, mesmo assim, o clima na equipe segue sendo de confiança. E há motivo para isso: a tabela do time alvinegro na reta final. O Glorioso inicia neste sábado a sequência de jogos que, no primeiro turno, colocaram o Botafogo de vez na briga pelo título da competição.

Na 12ª rodada, o Botafogo derrotou o Avaí, no Engenhão, por 2 a 1. Depois disso, conquistou mais cinco vitórias (sobre Cruzeiro, Vasco, América-MG, Atlético-MG e Fluminense) e foi derrotado duas vezes, por Inter e Figueirense. De 24 pontos disputados, o time conquistou 18, um aproveitamento de 75%. Se repetir o retrospecto do primeiro turno, ou seja, se fizer 18 pontos, a equipe chegaria a 70, número que o deixaria com chance bastante real de ser campeão.
- Com 72 pontos, é praticamente certo que um time será campeão. Com 70, há chance real de ganhar o título. Diria mais de 93% de chance. Mas aí depende de outros resultados – analisa o matemático Tristão Garcia.

Caio Junior (Foto: Julyana Travaglia  / Globoesporte.com)Caio Júnior já começa a fazer seus cáculos de olho no título (Foto: Julyana Travaglia / Globoesporte.com)

As contas de Caio Júnior estimam que, por conta do equilíbrio da competição, o campeonato terá um campeão com ainda menos pontos. Por isso, calcula que o Botafogo precisa marcar de 13 a 16 pontos para ter chance de levantar o caneco.
- Depois do jogo contra o Avaí, a gente faz uma série de jogos em casa, onde temos sido fortes. Acho que o campeão terá entre 65 e 68 pontos. Se passarmos essa faixa, estaremos bem. Espero que a gente consiga repetir a sequência do primeiro turno.
Dos oito jogos que faltam, o Botafogo faz cinco em casa, sendo dois clássicos contra Fluminense e Vasco, e três fora contra equipes que lutam para não cair (Avaí, Atlético-MG e América-MG). O técnico Caio Júnior, entretanto, alerta sobre os perigos de enfrentar adversários que lutam contra o rebaixamento.

- Essa questão do jogo ser mais fácil é relativa. Não tem jogo ganho nunca. O que o time tem que fazer é se preocupar em realizar uma boa exibição sempre que entrar em campo. Temos que manter o padrão de jogo e a consciência de que o trabalho está sendo bem feito. Isso pode nos levar a chegar onde queremos.

Neste sábado, o Botafogo enfrenta o Avaí pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo será disputado no estádio da Ressacada a partir das 18h (horário de Brasília).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/10/na-reta-final-bota-encara-sequencia-que-o-fez-entrar-na-briga-pelo-titulo.html

Nenhum comentário: