sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Bota aposta no bom retrospecto com Loco para ser campeão


Com uruguaio em campo, time ganhou 66,7 % dos pontos disputados

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro

Loco abreu botafogo treino (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)Com Loco em campo, o Botafogo é forte na luta pelotítulo (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com

O Botafogo perdeu a chance de assumir a primeira posição ao ser derrotado pelo Santos, nesta quarta-feira, por 2 a 0. Mas a ordem em General Severiano é não desanimar por conta do resultado. E isso foi expressado pelo capitão Loco Abreu, em entrevista coletiva, nesta quinta-feira. E é baseado nos próprios números do atacante que o time pode se inspirar para continuar confiando no título.

Por conta de suspensões e convocações para a Seleção do Uruguai, Loco participou de apenas metade dos 30 jogos da equipe no Brasileiro. Nesses 15 jogos, conquistou nove vitórias, três empates e três derrotas. Um aproveitamento de 66,7%. Caso mantenha a média com o uruguaio em campo, o Botafogo praticamente garante a vaga na Libertadores e segue forte na briga pelo título

- O Botafogo tem 52 pontos e se mantiver esse aproveitamento, chega a 68. Não é suficiente para garantir que vai ganhar o título, já que é pouco provável que o campeão seja igual ao Flamengo, em 2009, que teve menos de 70. Mas é possível que seja campeão, sim. Se melhorar um pouquinho só, já fica com chances bem grandes. A vaga na Libertadores estará garantida com essa pontuação – afirma o matemático Tristão Garcia.

Nos jogos em que não teve Loco Abreu, Caio Júnior testou algumas formações. A mais bem sucedida foi a entrada do garoto Alex, centroavante de ofício. Herrera e Alexandre Oliveira também foram escalados como homem mais ofensivo da equipe, mas não conseguiram render o mesmo. O aproveitamento sem o uruguaio foi de 51% (6 vitórias, 5empates e 4 derrotas).

- O Loco é um jogador muito importante para a gente. Ele é, sem dúvida, uma pessoa exemplar. Faz tudo beneficiando o grupo. É uma pessoa com uma índole muito grande. Ele é simples, objetivo e sempre muito sincero – elogia o volante Bruno Tiago.

Média de gols é terceira mais alta do Brasileiro

As estatísticas mostram outro número que indica ainda mais claramente a importância de Loco. Com 10 gols em 15 jogos, Loco tem a média de 0,67 por partida, a terceira melhor entre todos os jogadores do Brasileiro. Os únicos a superar Loco nesse quesito são o artilheiro Borges, com média de 0,79 ,e Fred, com 0,68.

- Ele é o nosso finalizador. Não há uma Loco-dependência, já que o time tem que criar as chances para ele. Mas, sem dúvida, ele tem muita qualidade na finalização. Mas tudo é um trabalho de equipe – afirmou o técnico Caio Júnior.

Loco pode desfalcar o Botafogo em apenas mais um jogo até o fim do Brasileiro, contra o Vasco, no dia 13 de novembro. No dia 11, o Uruguai faz um jogo pelas eliminatórias da Copa. Quatro dias depois, no dia 15, encara a Itália em um amistoso em Roma. Há, entretanto, a possibilidade do Botafogo tentar negociar com o Uruguai para que libere o atacante do amistoso.

- O Botafogo e a Federação do Uruguai têm um ótimo relacionamento. É uma questão de conversa quando estiver mais perto - explicou Loco.

Clique aqui e assista a vídeos do Botafogo

FONTE^
http://globoesporte.globo.com/jogos-pan-americanos/noticia/2011/10/nado-sincronizado-do-brasil-mergulha-na-era-robotica-e-fatura-outro-bronze.html

Nenhum comentário: