quinta-feira, 6 de outubro de 2011

De olho em Djokovic, Nadal e Federer, Brasil Open se muda para São Paulo


A partir de 2012, único torneio ATP do país passará a ser disputado no Parque do Ibirapuera. Promotores iniciaram negociações com astros do circuito

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo

O Brasil Open, único torneio ATP disputado no país, foi confirmado em nova casa a partir de 2012. Disputada desde 2001 na Costa do Sauípe, litoral baiano, a competição vai passar a ser realizada em São Paulo, no Parque do Ibirapuera, em fevereiro do ano que vem. Nesta quarta-feira, a mudança foi anunciada em cerimônia no Palácio do Governo, com a presença do governador Geraldo Alckmin, autoridades municipais e estaduais e representantes da Koch Tavares, promotora do evento, e da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
A mudança do torneio, que será disputado entre os dias 11 e 19 de fevereiro do ano que vem, teve duas razões chaves: a aproximação com o público e a intenção de atrair os principais nomes do tênis mundial. De acordo com Luis Felipe Tavares, presidente da promotora do evento, as negociações com os três primeiros colocados do ranking mundial, Novak Djokovic, Rafael Nadal e Roger Federer, já foram iniciadas.

Geraldo Alckmin Brasil Open assinatura (Foto: João Gabriel Rodrigues / Globoesporte.com)Alckmin assina o acordo que leva Brasil Open para São Paulo (João Gabriel Rodrigues / Globoesporte.com)

- Nós deixamos este local (Costa do Sauípe) com muita tristeza, ao mesmo tempo que ficamos felizes com a mudança para São Paulo, maior cidade brasileira e que vai trazer muito para o tênis. Eles (tenistas) demonstraram apoio à mudança, principalmente Rafael Nadal e Roger Federer. Isso não quer dizer que vão vir, mas estão na lista de desejos de qualquer evento. Claro, também temos outros adversários – afirmou Tavares, que deve ter a confirmação dos nomes em novembro.
O Brasil Open será disputado nos dois ginásios do Parque do Ibirapuera, com o apoio de outras seis quadras para treinos. O torneio será o único do circuito mundial disputado no saibro em local coberto. Jorge Lacerda, presidente da CBT, afirmou que a mudança também ajudará na busca por um Centro de Treinamento de tênis em São Paulo.

Luis Felipe Tavares tênis Brasil Open (Foto: João Gabriel Rodrigues / Globoesporte.com)Luis Felipe Tavares, presidente da Koch Tavares
(João Gabriel Rodrigues / Globoesporte.com)

- A gente vê isso como um grande avanço do tênis. Vai ser o primeiro ATP disputado em quadra de saibro coberto. Isso é importantíssimo. E também ajuda no nosso grande sonho, de chegar a um CT em São Paulo. É um projeto importantíssimo para o tênis. Vamos trabalhar forte para aproveitar e fazer com que esses eventos nos leve a um CT.
Durante o evento, o governador Alckmin comemorou a mudança do torneio para São Paulo, embora tenha reconhecido não acompanhar muito o esporte. “Estou até agora tentando entender o que é ATP”, chegou a afirmar. O governante, no entanto, falou dos benefícios que o estado terá com o Brasil Open.
- São Paulo dará toda infraestrutura para que seja um sucesso absoluto o nosso Open de tênis. É uma alegria imensa celebrar uma conquista tão grande, é o torneio mais importante do Brasil. Assim, São Paulo se consolida como a capital do tênis no Brasil – afirmou Alckmin.
A ex-tenista Maria Esther Bueno também esteve no evento e afirmou que a mudança ajudará na busca pelos astros do tênis mundial.
- Eu acho importantíssima a realização do torneio em São Paulo. Capital do tênis. Tive a oportunidade de acompanhar o Brasil Open desde o começo. Tudo o que poderia ter sido feito foi feito.
De acordo com a CBT e a Koch Tavares, a estrutura montada na Costa do Sauípe não será desperdiçada. A organização prometeu a ida de outros torneios para o local.
Brasil Open cerimônia São Paulo (Foto: João Gabriel Rodrigues / Globoesporte.com)Maria Esther Bueno também foi ao evento (Foto: João Gabriel Rodrigues / Globoesporte.com)

FONTE:

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado por este destacamento, foi bastante útil e disse um monte