Belga conquista quarto título de Grand Slam e encosta na líder do ranking
Kim Clijsters, campeã do Australian Open (AP)
Enfim, Kim Clijsters é campeã do Australian Open. Depois de bater na trave com o vice em 2004 e de sofrer a pior derrota de sua carreira no ano passado, quando chegou com status de favorita, a belga de 27 anos derrotou a chinesa Na Li por 3/6, 6/3 e 6/3 e finalmente triunfou em Melbourne.
Tricampeã do US Open (2005, 2009 e 2010), Clijsters agora tem quatro títulos de Grand Slam no currículo e, de quebra, se aproximará muito da liderança do ranking mundial. Atualmente na terceira posição, a belga subirá para o segundo lugar e ficará com 8.515 pontos - a atual número 1 do mundo, Caroline Wozniacki, terá 8.655 na próxima lista divulgada pela WTA.
Com o troféu nas mãos, Aussie Kim (Kim australiana), como é carinhosamente chamada no país desde que namorou Lleyton Hewitt, fez um belo duscurso de agradecimento, citando todo seu camarote, um dentista que a atendeu em Melbourne, a adversária e, por fim, o público.
- Eu finalmente sinto que vocês podem me chamar de Aussie Kim, porque ganhei o título.
Com a vitória deste sábado, Clijsters evitou o primeiro título de simples de um tenista asiático em um Grand Slam. Na Li, número 11 do mundo, tornou-sa a primeira tenista de seu continente a disputar uma final deste porte. Com 28 anos, ela também teria sido a quinta tenista mais velha da Era Aberta (a partir de 1968) a conquistar seu primeiro título de Grand Slam.
Chinesa vence o primeiro set
Li começou a partida de forma nervosa. Passou o primeiro game sem vencer um ponto sequer e fez uma dupla falta logo da cara no segundo game. Em pouco tempo, Clijsters venceu os oito primeiros pontos do jogo e abriu 2/0. A chinesa, porém, não demorou para entrar no jogo. Graças a um backhand errado da belga, ela devolveu a quebra e, em seguida, empatou o jogo.
A partir dali, as duas começariam uma briga feroz pelo domínio nas trocas de bola da linha de base.Clijsters teve duas chances de quebra no sexto game, mas errou duas esquerdas seguidas e não aproveitou. A esquerda, seu backhand, também a deixou na mão no game seguinte. Com mais uma falha nesse golpe, Clijsters perdeu o saque no sétimo game, o que deu ainda mais confiança para a chinesa. Li manteve seu saque e, com uma passada na direita na cruzada, quebrou novamente o serviço da adversária para fechar o set em 6/3.
Na Li conseguiu impor seu jogo do fundo de quadra no set inicial da decisão (Foto: AP)
A segunda parcial foi instável, com ambas sofrendo em seus games de serviço e alternando bons e maus momentos. Li foi a primeira a confirmar um saque, o que só aconteceu no quinto game. Em seguida, contudo, Clijsters também confirmou e ganhou ritmo. Errando menos e atacando com mais precisão, a número 3 do mundo venceu quatro games seguidos e fez 6/3.
Com o momento em seu favor, Clijsters abriu 2/0 no terceiro set, mas a chinesa, em sua primeira final de Grand Slam, não desanimou e devolveu a quebra no game seguinte. Li, porém, seguia com problemas para confirmar seu saque. Vencendo apenas 40% dos pontos disputados com o primeiro serviço, ela viu Clijsters quebrar de novo para fazer 3/1. Pouco depois, a belga confirmou e abriu 4/1. A última quebra abalou a asiática, que não mostrava mais poder de reação. Li ainda confirmou o serviço duas vezes, mas Clijsters sacou para o jogo e não bobeou.
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/01/de-virada-clijsters-derrota-chinesa-e-fatura-seu-primeiro-australian-open.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário