segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Massa, Bernardinho, Fluminense e o sabor de marmelada em 2010

                                                                                              São Paulo (SP)

AFP
Massa não escondeu a frustração no pódio
No gramado, na quadra e na pista, os torcedores viveram momentos controversos e com sabor de marmelada em 2010. Os mesmos fãs que criticaram a Ferrari por prejudicar Felipe Massa na Fórmula 1 se dividiram diante da decisão tomada por Bernardinho no Mundial de Vôlei e torceram a favor do Fluminense contra seus próprios times na reta final da Série A do Campeonato Brasileiro.
A primeira marmelada de 2010 aconteceu no Grande Prêmio da Alemanha de Fórmula 1. Na 49ª volta da prova, o brasileiro Felipe Massa, então líder, recebeu ordens expressas da Ferrari pelo rádio para ceder sua posição ao espanhol Fernando Alonso, seu companheiro de equipe. Na 11ª de um total de 19 etapas, o europeu tinha apenas 31 pontos de vantagem sobre o piloto sul-americano.
A manobra lembrou o episódio vivido por Rubens Barrichello e Michael Schumacher no Grande Prêmio da Áustria-2002, quando o brasileiro também recebeu ordens da Ferrari para abrir passagem e entregou a vitória ao alemão centímetros antes da linha de chegada. Após a marmelada de 2010, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), presidida por Jean Todt, diretor da escuderia italiana no vexame anterior, praticamente liberou o jogo de equipe.
Apesar de se valer até de recursos pouco desportivos, a Ferrari ficou sem títulos. Em sua sexta temporada na Fórmula 1, a Red Bull faturou o Mundial de Pilotos e Construtores. Diferente da tradicional escuderia italiana, a equipe austríaca procurou não interferir na briga acirrada travada pelos companheiros Mark Webber, da Austrália, e Sebastian Vettel, da Alemanha, campeão de 2010.
Divulgação FIVB
Bernardinho escalou Theo improvisado, o Brasil perdeu e teve seu caminho facilitado
No Mundial de Vôlei da Itália, sede da Ferrari, o gosto de marmelada também foi sentido. Em função do regulamento do torneio, o perdedor do confronto entre Brasil e Bulgária teria um caminho mais fácil no decorrer do campeonato. Com o levantador Marlon sem condições de jogo e o substituto Bruno cansado, Bernardinho resolveu improvisar o oposto Theo na função.
A Bulgária também poupou atletas, mas o Brasil conseguiu ser menos eficiente ao errar jogadas fáceis e demonstrar pouca vontade. Após perder por 3 sets a 0, o time deixou a quadra sob intensas vaias e o capitão Giba classificou o episódio como uma "mancha negra" em sua trajetória. Dias depois, Mario Jr. confessou a entrega, mas em seguida voltou atrás.
Após a derrota providencial diante dos búlgaros, o Brasil conquistou o título. Bernardinho diz não se orgulhar do ocorrido, mas se sente honrado por participar do grupo campeão. "O regulamento que te leva a pensar qualquer coisa desse tipo ou a viver esse dilema é um regulamento esdrúxulo. Tinha o objetivo claro de blindar uma seleção, no caso a Itália, de favorecer um caminho, o deles", acusou o treinador.
Na reta final do Campeonato Brasileiro, marcada por insinuações de mala-branca, também houve espaço para polêmica. O Fluminense tinha o Corinthians como principal adversário na disputa pelo título. Nas antepenúltima e penúltima rodadas, São Paulo e Palmeiras, arquirrivais do time do Parque São Jorge, foram derrotados pela equipe do Rio de Janeiro.
Sergio Barzaghi/Gazeta Press
São-paulinos pediram para o time entregar e o Fluminense goleou por 4 a 1 em Barueri
Interessados em atrapalhar o Corinthians na briga pelo título, alguns são-paulinos e palmeirenses foram à Arena Barueri com a finalidade de torcer contra seus respectivos clubes diante do Fluminense. Fãs dos times paulistas chegaram a comemorar os gols do adversário e o goleiro Deola acabou hostilizado pela própria torcida. Em campo, alguns atletas não demonstraram grande empenho.
Na penúltima rodada do Brasileiro, o Corinthians também teve a sorte de enfrentar um rival do Fluminense, o Vasco, que rendeu abaixo de suas possibilidades e foi derrotado por 2 a 0. Na última rodada, enquanto o time de Muricy Ramalho superou o Guarani, a equipe treinada por Tite empatou com o já rebaixado Goiás e o título ficou no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: