sexta-feira, 29 de março de 2013

Com direito a pneu, Serena derrota Radwanska e vai à final em Miami


Número 1 do mundo domina de modo espetacular confronto contra atual campeã do torneio e chega à decisão em pouco mais de uma hora

Por GLOBOESPORTE.COM Miami

Atual campeã do WTA de Miami, Agnieszka Radwanska sucumbiu à poderosa mão de Serena Williams. No confronto válido pela semifinal do torneio, nesta quinta-feira, a número 1 do mundo arrasou a polonesa, aplicando até um pneu para cima da 4ª colocada do ranking mundial. A americana atropelou a adversária em uma hora e cinco minutos, em sets diretos, com as parciais de 6/0 e 6/3.

Essa será a oitava final de Serena em Key Biscayne. Ao lado da ex-tenista alemã Steffi Graf, a americana é recordista de títulos do torneio, com cinco troféus (2002, 2003, 2004, 2007, 2008). Ela ainda chegara à decisão em 1999 e em 2009.
Neste ano, Serena duela pelo título do WTA de Miami contra a russa Maria Sharapova, número 2 do mundo, que passou pela sérvia Jelena Jankovic. As duas se enfrentam no sábado, às 12h30m (no horário de Brasília).

Serena Williams tênis contra Agnieszka Radwanska (Foto: AP)Serena não deu chances para Radwanska na semifinal em Miami (Foto: AP)

Em um início fulminante de partida, Serena dominou o primeiro set do início ao fim. Parecia que somente a americana estava em quadra diante da facilidade com que ela finalizava os pontos. A cara fechada de Radwanska com apenas 16 minutos de jogo já apontava a delicada situação em que ela estava. Nesse momento, a número 1 do mundo, com duas quebras, abriu 4/0. A polonesa esboçou uma reação, ao pontuar com um voleio na subida de rede, mas foi abafada pela adversária. Depois de confirmar o serviço, Serena chegou ao duplo break e set point com uma bola curta. A atual campeã do torneio salvou um, mas, com uma cruzada furiosa na devolução de segundo serviço, a americana decretou o pneu sobre a rival em apenas 25 minutos.

O tempo de descanso e a conversa com o técnico animaram Radwanska. Ela não só chegou ao primeiro game point no jogo como o ganhou e ainda teve um break point em seguida. Serena conseguiu salvar e depois confirmou, mas isso já era um sinal de que a tenista do outro lado da quadra estava se achando na partida. Só que Serena, com duas devoluções perfeitas, quebrou pela quarta vez no duelo o saque da oponente e fez 4/2.

Após confirmar o serviço, a líder do ranking por pouco não chegou depois ao break e match point. Na subida à rede, ela colocou um pouco mais de força além do necessário, e Radwanska se manteve na disputa. Mas quando Serena teve novamente o saque, ficou impossível para a polonesa pará-la. Com um erro não forçado da 4ª do ranking, a americana selou a dominante vitória em 6/3 na segunda parcial.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/03/com-direito-pneu-serena-derrota-radwanska-e-vai-final-em-miami.html

Sharapova passa por cima de Jankovic e vai à 5ª final em Miami


Russa massacra sérvia em pouco mais de uma hora e enfrenta na decisão ou Serena, número 1 do mundo, ou Radwanska, algoz dela no ano passado

Por GLOBOESPORTE.COM Miami

tênis maria sharapova wta key Biscayne (Foto: Agência Reuters)Sharapova comemora ponto(Foto: Agência Reuters)

Maria Sharapova chegou com grande estilo à terceira final consecutiva, e quinta ao todo, do WTA de Miami, nos Estados Unidos. A número 2 do mundo atropelou, na semifinal desta quinta-feira, a sérvia Jelena Jankovic por 6/2 e 6/1 e vai em busca do primeiro título dela no torneio.

Na decisão, a russa encara a americana Serena Williams, líder do ranking mundial, que atropelou a polonesa Agnieszka Radwanska, atual campeã da competição. A luta pelo título acontecerá neste sábado, às 12h30m (no horário de Brasília).

Sharapova saiu com uma vantagem de duas quebras o em apenas sete minutos, perdendo apenas um dos 13 pontos disputados até então. Em uma performance dominante, Sharapova terminou com 18 winners e somente 11 erros não-forçados para reivindicar a vitória em uma hora e três minutos.
Sharapova chegou a 11 vitórias seguidas e está próxima de se tornar a terceira tenista a vencer Indian Wells e Miami no mesmo ano. Apenas a alemã Steffi Graf, em 1994 e em 1996, e a belga Clijsters, em 2005, conseguiram tal feito. Ela esteve perto disso em 2006, quando foi campeã na Califórnia em cima de Elena Dementieva, mas acabou perdendo depois a decisão na Flórida para Kuznetsova.

tênis sharapova atp de Key Biscayne (Foto: Agência Reuters)Tentando quebrar tabu, Sharapova vibra com vaga na terceira final seguida em Miami (Foto: Agência Reuters)

FONTE:

Bolt, Felipão, Autuori, Oswaldo... Veja as Frases da Semana e vote!


Técnico da Seleção promete hexa, jamaicano só pensa nas praias do
Rio e treinador do Vasco mostra humildade. Escolha a sua favorita

Por SporTV.com Rio de Janeiro

Um técnico mostra humildade, outro está confiante, e mais um tenta acalmar a estrela do time. Um dirigente tenta impedir a demolição de um prédio importante para seu esporte, o homem mais rápido do mundo não pensa em correr e um jogador comemora vitória com tática estranha. Veja as Frases da Semana e escolha a sua favorita. O resultado será divulgado na segunda-feira, às 10h (de Brasília).

Clique aqui para votar na Frase da Semana

O primeiro candidato é o novo técnico do Vasco, Paulo Autuori. O treinador, em sua apresentação, mostrou humildade e satisfeito por comandar a equipe de São Januário.

- Hoje eu estou entrando em uma situação diferente. Senti dentro de mim que não sou nada diante da grandiosidade, da tradição e da história deste clube.


Paulo Autuori jogo Vasco Olaria (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)Paulo Autuori: 'não sou nada perto da tradição do Vasco' (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)

O segundo nome na lista é o treinador da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari. Em participação no programa "Esquenta", da TV Globo, segurando um microfone cravejado de brilhantes, o técnico pediu apoio da torcida e prometeu a conquista da Copa do Mundo de 2014.
- Vou aproveitar o programa e pedir a todos vocês esse mesmo embalo, esse mesmo espírito já na Copa das Confederações e, depois, no Mundial. A gente vai ser hexa, pode acreditar.
Outro treinador também concorre: Oswaldo de Oliveira, do Botafogo. Após a confusa expulsão de Seedorf, no duelo contra o Madureira, o técnico tentou acalmar o holandês e sussurrou em seu ouvido:
- Calma que ele vai voltar atrás.

Já na partida entre Linense e União Barbarense, a confusão foi protagonizada pelos jogadores do time de Santa Bárbara d'Oeste. Dois jogadores voltaram a campo, depois do intervalo, o número 5. O falso camisa 5, Brito, garante que a estratégia, para atrasar o reinício do jogo, funcionou.

- Acabou servindo de arma, a gente sabia que contra a Linense, valia todo tipo de malandragem para dar uma segurada. A gente estava usando todas as artimanhas, porque sabia que eles colocariam mais um atacante, iriam empurrar. A gente conseguiu, foi uma estratégia e, graças a Deus, deu certo.
União Barbarense, duas camisa 5 em campo (Foto: Reprodução SporTV)
União Barbarense teve dois jogadores com a camisa 5 contra a Linense (Foto: Reprodução SporTV)


O presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Coaracy Nunes, protestou contra a provável demolição do Parque Aquático Júlio Delamare. O dirigente citou que o local é importante para o treinamentos de atletas e para projetos sociais.

- Isso é um absurdo e não querem que eu critique. Eu tenho que criticar, é meu dever. O parque aquático vai ser destruído para quê? Para fazer um estacionamento para o futebol, para o pessoal do futebol não andar mais 10, mais 20 metros.

Encerrando a lista, está uma provável estrela das Olimpíadas de 2016. Em visita ao Rio de Janeiro, o velocista Usain Bolt, dono de seis medalhas de ouro e dois recordes mundiais, não quer pensar em atletismo durante a passagem pelo Brasil.

- Uma das coisas que todo mundo sabe do Brasil é das praias. Todos sabem das praias e, claro, das mulheres nas praias.

Clique aqui para votar nas Frases da Semana


Usain bolt coletiva (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Animado, Usain Bolt quer conhecer as praias do Rio (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)


FONTE:

Zé Roberto supera Fred e Daniel Dias e é o melhor no Prêmio Faz Diferença


Em noite de gala no Rio de Janeiro, único tricampeão olímpico do Brasil coroa a campanha da seleção brasileira feminina rumo ao bi nos Jogos de Londres

Por Ana Carolina Fontes Rio de Janeiro

Único tricampeão olímpico brasileiro, o técnico da seleção feminina de vôlei José Roberto Guimarães foi o grande homenageado do esporte pelo Prêmio Faz Diferença, promovido pelo jornal O Globo. O treinador, que também comanda o Campinas na Superliga feminina, superou a disputa com o atacante Fred e o multicampeão Daniel Dias, maior medalhista paralímpico do país na história, com oito ouros nos Jogos. A cerimônia, realizada em um luxuoso hotel do Rio de Janeiro, fez uma homenagem aos profissionais que contribuíram com os seus trabalhos, iniciativas e exemplos para o desenvolvimento do Brasil. Além da personalidade do ano, foram selecionados candidatos para 17 categorias, como economia, educação ciência e saúde.

Zé Roberto vôlei prêmio Faz Diferença (Foto: Marcelo Carnaval / Ag. O Globo)Zé Roberto recebeu o Prêmio Faz Diferença na noite desta quarta (Foto: Marcelo Carnaval / Ag. O Globo)

- Estou muito feliz por esta conquista. Este é um prêmio ímpar e muito difícil de conseguir. Queria agradecer a todos que participaram desta conquista. À minha família, que sempre esteve ao meu lado nas situações difíceis, à comissão técnica, que nos ajudou nos Jogos de Londres, e às jogadoras, que fizeram a diferença em quadra. Este foi o ciclo olímpico mais complicado e teve um final muito feliz. Não posso deixar de falar na minha esposa (Alcione), que foi para todas as igrejas de Londres rezar pelo título. Minha alma gêmea, nós conseguimos - disse o treinador.

Em novembro do ano passado, Zé Roberto foi eleito o melhor técnico de esportes coletivos de 2012 pelo Comitê Olímpico Brasileiro, prêmio que também consagrou o ginasta Artur Zanetti. O comandante da equipe canarinho foi campeão com a seleção brasileira masculina em Barcelona 1992 e com as meninas em Pequim 2008 e Londres 2012. Esta não foi a primeira vez que o treinador foi escolhido o melhor do Brasil, feito que se repetiu em 2008.

Natural de Quintana, no interior paulista, Zé Roberto deu os primeiros passos no vôlei na década de 70 como jogador entre 1969 e 1981. Atuou em diversos times no Brasil, se arriscou na Itália e defendeu as cores da amarelinha em Montreal 1976. Após se despedir das quadras, trabalhou como assistente técnico de Bebeto de Freitas, em 1988, e começou a a treinar equipes femininas. Em 1992, passou a comandar a seleção brasileira masculina de vôlei, onde conquistou títulos importantes, como o ouro olímpico em Barcelona, além de títulos de Liga Mundial, Sul-Americano e Copa do Mundo. Após os Jogos de Atlanta 1996, trocou o vôlei pelo futebol, e virou gerente do Corinthians nos gramados.

Em 2000, voltou ao seu habitat natural, no comando do time feminino do Osasco, alcançando resultados expressivos em torneios nacionais e internacionais, além de três títulos da Superliga. O bom desempenho o levou para a seleção feminina três anos depois, onde ele implantou um importante processo de renovação. Colecionou ouros no Grand Prix, Sul-Americano, Copa dos Campeões, mas também acumulou fracassos como o dos Jogos de Atenas 2004, Mundial de 2006 e Pan-Americano de 2007. Em 2008, se redimiu. Faturou o heptacampeonato do Grand Prix e a primeira medalha de ouro olímpica do vôlei feminino.

Após um início conturbado na fase de grupos das Olimpíadas de Londres, o treinador liderou o Brasil até a final diante dos Estados Unidos, vencida por 3 a 1, de virada, em um duelo emocionante. Neste ano, no entanto, ele não teve a mesma sorte com o Campinas pela Superliga. Candidato a se infiltrar na soberania de Osasco e Rio de Janeiro no torneio, o time acabou sucumbindo diante da experiência das paulistas, que arrancaram uma vitória por 2 a 0 e garantiram a vaga na decisão pela 12ª vez seguida.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/03/ze-roberto-supera-fred-e-daniel-dias-e-e-o-melhor-no-premio-faz-diferenca.html

Osasco e Rio de Janeiro aprovam uso da tecnologia nas finais da Superliga


Desenvolvido na Polônia, sistema semelhante ao utilizado no tênis é elogiado pelas jogadoras finalistas da Superliga feminina e pelo técnico das paulistas

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Volei verification system Sistema de verificação (Foto: Divulgação/FIVB)Finais das Superligas terão sistema, semelhante ao do tênis, usado na Polônia (Foto: Divulgação/FIVB)

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) acertou em cheio. Pelo menos essa é a opinião dos protagonistas do espetáculo. Um dia após a entidade anunciar que usará recursos eletrônicos durante as finais das Superligas feminina e masculina, a decisão foi aprovada pelos representantes de Osasco e Rio de Janeiro - finalistas entre as mulheres.

Desenvolvida por uma empresa polonesa, a tecnologia é usada com sucesso na Polônia desde a temporada 2011/2012 e conta com o aval da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), que experimentou o sistema - semelhante ao que já é utilizado nas competições de tênis - em duas temporadas: no Mundial de Clubes, no Catar, e na Champions League, a mais tradicional competição de clubes da Europa.

A iniciativa, que possibilitará as equipes a desafiarem marcações duvidosas da arbitragem - como se a bola caiu dentro ou fora, se houve invasão na quadra adversária ou de ataque, se houve toque do bloqueio na rede ou da bola ou do atleta na antena -, foi elogiada pelo técnico Luizomar de Moura, do Osasco, finalista da Superliga feminina.

Jaqueline e Sheilla vôlei Osasco (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Jaqueline e Sheilla aprovam tecnologia na final (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

- Acho que temos de parabenizar a CBV e quem comanda a Superliga por esse ato de extrema importância. Nós vivemos isso no Campeonato Mundial e foi uma experiência muito gratificante. E também cria uma coisa muito bacana para o espetáculo. É muito válido e ajuda os árbitros a tornarem os espetáculos mais justos. No vôlei, lógico, você vai ganhar ou perder. Mas sair de quadra derrotado com uma bola duvidosa é muito mais doloroso do que quando você sai derrotado porque o adversário mereceu - afirmou o atual campeão da Superliga.

Bicampeãs olímpicas em Pequim 2008 e Londres 2012, Jaqueline e Sheilla também aprovaram a novidade anunciada pela CBV.

- Para uma final de campeonato como é, vai ser ótimo. Estou muito feliz por saber que vamos ter esse recurso. No Mundial vivemos isso e espero que agora também dê certo. Tem muita gente reclamando de arbitragem, acho que vai dar uma melhorada. São pontos duvidosos que acabam prejudicando as duas equipes - disse Jaqueline.

Volei Superliga - Sesi x Rio de Janeiro - Fabi (Foto: Miguel Schincariol/Adorofoto)Fabi, em quadra na vitória sobre o Sesi-SP, pelas
semifinais (Foto: Miguel Schincariol/Adorofoto)

- É uma iniciativa válida. O Mundial Interclubes de Doha, no ano passado, já foi assim. Ajuda bastante a diminuir os erros cometidos numa partida tão importante e decisiva como a final da Superliga - completou a melhor oposto do mundo.

Rival de Luizomar, Sheilla e Jaque dentro de quadra, a líbero Fabi, do Rio de Janeiro, se junta aos adversários da final do dia 7 de abril para elogiar a iniciativa.

- Nós apoiamos todas as mudanças que forem favoráveis e benéficas ao bom voleibol. Queremos sempre um jogo limpo e honesto - disse Fabi, jogadora do Rio e da seleção brasileira.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/03/osasco-e-rio-de-janeiro-aprovam-uso-da-tecnologia-nas-finais-da-superliga.html

Zé Roberto lamenta migração de Mari Paraíba para vôlei de praia: 'Uma pena


Treinador da seleção brasileira enaltece qualidade técnica da ex-ponteira do
Minas, diz que a atleta tinha futuro promissor e poderia até ir para amarelinha

Por Ana Carolina Fontes Rio de Janeiro

José Roberto Guimarães seleção vôlei (Foto: Alexandre Arruda/CBV)José Roberto Guimarães lamentou a migração de Mari para as areias (Foto: Alexandre Arruda/CBV)

A notícia de que Mari Paraíba trocou a quadra pela praia não foi vista com bons olhos por José Roberto Guimarães, técnico da seleção brasileira feminina de vôlei. O único tricampeão olímpico do país rasgou elogios à ex-ponteira do Minas, enaltecendo a sua qualidade técnica nos fundamentos básicos. O treinador via um futuro promissor para a musa do vôlei e considera a migração um desperdício de talento.

- É uma pena a Mari ter ido para a praia. Ela ainda tinha um caminho vitorioso na quadra. É uma jogadora que tem um bom volume de jogo, velocidade de braço, saca bem, defende, tem um bom passe, ou seja, é uma atleta completa, boa em todos os fundamentos - analisou.

Aposentada em setembro para se dedicar à carreira artística, Mari decidiu tentar a sorte nas areias, assim como a amiga Fernanda Berti, que deixou o Vôlei Futuro para integrar um projeto da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). A musa de 1,80m começou a treinar vôlei de praia em janeiro deste ano, mas ainda não tem previsão de estreia. No segundo semestre, ela deve jogar ao lado de Fernanda, que tem se preparado com a mesma comissão técnica.

Mari Paraíba treino vôlei de praia (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Mari Paraíba começou a treinar vôlei de praia no dia 3 de janeiro (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)

Mari foi um dos destaques do Minas na temporada 2011/2012 da Superliga feminina. Sofrendo com uma lesão crônica no joelho esquerdo, no entanto, a atleta desfalcou o clube nas semifinais do torneio e assistiu das arquibancadas à derrota para o Osasco por triplo 25/18.

Sem medir as palavras, Zé Roberto disse que não descartaria pensar em um espaço para a ex-ponteira na seleção brasileira feminina na quadra.

- A Mari é uma excelente atleta para um time. Encontrar um espaço para ela na seleção seria algo a se pensar. Gosto muito dela como jogadora e pessoa - finalizo

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/03/ze-roberto-lamenta-migracao-de-mari-paraiba-para-volei-de-praia-uma-pena.html

Sem apoio, campeã brasileira sub-20 de xadrez vende livros para competir


Thauane de Medeiros, de 18 anos, deixou o Sul e se mudou para São Paulo em busca de dias melhores. Agora, gremista vende dicas na Av. Paulista

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo

No vão livre do Museu de Arte de São Paulo, o Masp, Thauane Medeiros precisou se acostumar a uma certa dose de ignorância. Com as palavras ensaiadas na cabeça, a jovem de 18 anos sabe, mesmo antes da abordagem, quem dificilmente dará importância ao seu discurso. O descaso, porém, não se restringe àquela altura da Avenida Paulista. Campeã brasileira sub-18 e sub-20 de xadrez, a gaúcha de Santa Maria, mas criada em Palhoça, Santa Catarina, tenta se virar como pode para seguir no esporte sem apoio ou patrocínio. Depois de deixar o Sul para buscar dias melhores em São Paulo, escreveu um livro com lições de tabuleiro e agora usa o dinheiro arrecadado com a venda para pagar inscrições e viagens para as competições.

Thauane vende o livro de 57 páginas, recheado de jogadas e ilustrações e impresso por conta própria, a R$ 20. Quem passa pelo Masp às quartas, sextas, sábados e domingos, entre 9h e 12h, a encontra com vários exemplares em mãos e um sorriso no rosto. Simpática, usa alguns poucos minutos – às vezes segundos – de papo para tentar ganhar o apoio do pedestre. Nem sempre consegue. Em meio ao caos de um dos principais centros de negócios da capital paulista, muitas vezes é ignorada. Uma vez, chegou a ter sua mochila, cheia de livros, furtada. A enxadrista, no entanto, persiste.

Thauane de Medeiros xadrez livros (Foto: João Gabriel Rodrigues)Thauane de Medeiros vende livros para poder pagar inscrições de torneios (Foto: João Gabriel Rodrigues)

- Quando eu coloco algo na minha cabeça, quando eu tenho uma meta, foco nisso. Isso tem um lado ruim porque às vezes tem de mudar o foco. Às vezes, eu não penso. Não olho para o lado. Não foi à toa que aos 8 anos eu me decidi pelo xadrez, larguei tudo lá no sul por causa do xadrez. Eu vendo os livros a R$ 20. As inscrições variam entre R$ 50 e R$ 80. Eu me programo bem antes para juntar uma grana. São várias despesas, né? Sempre me virei bem, sempre dei meus pulos.

A jovem começou no xadrez incentivada pelo cunhado, quando tinha apenas 8 anos. Pegou gosto pelo esporte e, em pouco tempo, conquistou bons resultados em torneios escolares em Santa Catarina. Com 9 anos, foi vice-campeã estadual na categoria sub-10. Depois, acumulou títulos e representou o país em competições na Grécia, Paraguai e Colômbia.Tudo contando apenas com o apoio dos pais e parcerias pontuais, nenhum patrocínio fixo.

Thauane de Medeiros xadrez livros (Foto: João Gabriel Rodrigues)Thauane de Medeiros se acostumou a ouviralguns 'nãos' (João Gabriel Rodrigues)

Ainda com 16 anos, Thauane deixou a casa dos pais em Palhoça e foi morar com dois amigos em Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo. Trabalhou em lojas de calçados, mas, incentivada pelo poeta Ivan Petrovitch, que também vende suas obras no vão do Masp, resolveu investir no que gosta. Primeiro, gravou aulas em um CD. Depois, transferiu as jogadas para o livro. Nos dias que parte para a capital, enfrenta até duas horas de ônibus, mas se diz satisfeita com o resultado. Em pouco mais de um ano, a jovem acredita já ter vendido cerca de dois mil exemplares.

- Eu estudava xadrez sem livros, apenas jogando. Mas eu sempre tive uma memória boa. Via as jogadas diferentes que os outros faziam e as repetia. Hoje, é ruim isso porque sou preguiçosa com a leitura. Eu não leio livro de nada. Mas deveria ler. Estaria bem melhor hoje – disse a gaúcha, que largou o colégio no segundo ano do ensino médio, mas que pretende completar os estudos com a ajuda de um supletivo.

Além dos livros, Thauane também dá aulas, até mesmo pelo computador. Mesmo tão jovem, tem se esforçado para não abandonar o xadrez. Apenas com o apoio dos pais e de amigos, ainda acredita em dias melhores.

Thauane de Medeiros xadrez livros (Foto: João Gabriel Rodrigues)Thauane de Medeiros autografa os livros que vende (Foto: João Gabriel Rodrigues)

- É uma coisa que ou você investe ou você desiste. Lá (em Santa Catarina), não tinha torneio, não tinha nada. Precisava gastar uma grana para vir para São Paulo. Minha mãe é servente, meu pai já foi auxiliar de marceneiro, já foi garçom. Hoje, ele é dono de uma lanchonete. Então, não tem a menor possibilidade de bancar isso. Com a venda dos livros, eu pago meu aluguel. Sobra pouco para a inscrição dos torneios. Meus pais são meus maiores incentivadores. Meu pai incentivou ainda mais porque ele era muito bom no futebol quando criança, muito mesmo. Mas, na época, Santa Maria era roça. Meu avô não deixou. Isso foi um pouco de trauma para o meu pai. Ele diz: “Eu fui trancado quando criança, por que iria trancar minha filha?”.
De tanto bater à porta das empresas, Thauane acabou entrando em um projeto do Sesi-SP, onde passou a dar aulas para crianças por um tempo. Teve a sorte de estar lá durante a passagem do russo Garry Kasparov, uma das maiores lendas do esporte. Mais do que isso. Por quase duas horas, manteve a calma e enfrentou o Grão-Mestre (nível máximo de excelência no xadrez). Só não conseguiu vencer o ídolo.

Thauane de Medeiros xadrez Kasparov (Foto: Ivan Petrovitch / Divulgação)Thauane de Medeiros chegou a enfrentar o mito Kasparov  (Foto: Ivan Petrovitch / Divulgação)

- Foi inusitado, não esperava. Mas fiquei tranquila. Lógico, ele é um ícone do xadrez. Mas o psicológico é muito importante. Se você entra para o jogo com 50% perdido, você perde. Precisa entrar com muita atenção.

Além do xadrez, Thauane também se mostra fanática por futebol. Do pai, herdou a paixão pelo Grêmio. Tatuou aos 14 anos o escudo do clube no ombro direito e chega a usar camisas do time em competições e para vender seus livros.

- Uma vez Grêmio, sempre Grêmio. Quando tinha 14 anos, tatuei o escudo no ombro. Minha mãe me enrolou, queria que eu fizesse só aos 18. Mas um amigo tinha uma máquina caseira, e eu tatuei. Eu coloco uma coisa na cabeça e preciso fazer. Já até procurei apoio deles, mas só investem em futebol.

Nos planos para o futuro, Thauane ensaia uma mudança para a capital e se prepara para disputar o Sul-Americano sub-20 no Paraguai, em abril. Enquanto isso, continua vendendo seus livros e desviando de alguns “nãos” e até mesmo de cantadas de pedestres e da ira de namoradas mais ciumentas.

- Ah, já recebi algumas, né? Chamam para almoçar, para jantar, para conversar mais sobre o livro (risos). Já me acostumei. As mulheres são as piores, grudam no namorado para mostrar que estão juntos e fecham a cara. Acontece...

Thauane de Medeiros xadrez livros (Foto: João Gabriel Rodrigues)Gremista fanática, Thauane tentou o apoio do clube (Foto: João Gabriel Rodrigues)

FONTE:

Com Sidão de volta, Sesi-SP tenta empatar semifinal contra o Cruzeiro


Em vantagem após vitória tranquila no primeiro jogo, em Belo Horizonte,
time celeste mostra confiança em definir o confronto neste sábado

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Se o equilíbrio esperado entre o segundo e o terceiro colocados na fase classificatória não deu as caras no primeiro confronto da semifinal, Sesi-SP e Cruzeiro apostam em um cenário diferente, neste sábado, no ginásio da Vila Leopoldina, em São Paulo. Uma nova vitória leva os mineiros, atuais campeões, à grande final da Superliga masculina. Aos paulistas, resta dar o troco dos 3 a 0 do último sábado e forçar o terceiro e decisivo encontro. A TV Globo transmite o duelo ao vivo, às 10h (de Brasília), e o GLOBOESPORTE.COM. acompanha em Tempo Real.

Além de jogar em casa, o Sesi-SP terá outro ponto positivo: a volta de Sidão. Recuperado das dores nas costas, que o afastaram das partidas contra o Canoas (RS), nas quartas de final, o meio de rede está confirmado como titular.

Sidão está recuperado Sesi-SP Superliga masculina de vôlei  (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Recuperado de dores nas costas, Sidão é confirmado como titular do Sesi-SP (Foto: Alexandre Arruda/CBV)

- No primeiro jogo, o Cruzeiro jogou muito bem. E o ponto mais forte da nossa equipe, que sempre foi o saque, não funcionou naquele jogo. Nessa semana, treinamos bastante em cima dos erros que cometemos lá. E agora, em casa, vamos usar as facilidades que temos de conhecer o nosso ginásio. Mas o fator casa só ajuda se conseguirmos o nosso bom ritmo de jogo. Vamos fazer de tudo para conseguir esse resultado positivo amanhã e levar a decisão para a terceira partida - afirmou Sidão.

Outro central do Sesi-SP, Éder afirma que os problemas com contusões ficaram no passado.

- Sofremos um pouco com as lesões nesta temporada, mas eu já estou jogando desde o final do returno e já estou com ritmo de jogo melhor, o Sidão conseguiu voltar e o Tiago Barth deverá estar pronto caso o time vá para a final. É claro que tudo isso atrapalhou os nossos planos, mas temos que nos ajudar ao máximo para conseguir sair com a vitória nesse próximo jogo - destacou Éder.

A equipe paulista do técnico Giovane deve iniciar a partida com Murilo, Lorena, Sandro, Éder, Sidão, Cleber e o líbero Serginho.

Confiança em alta

Volei Supeliga - Cruzeiro x Sesi-SP (Foto: Denilton Dias/Vipcomm)Cruzeiro: meio de rede é um dos trunfos para vencer o Sesi-SP (Foto: Denilton Dias/Vipcomm)

Com uma dupla de centrais também muito forte, o Cruzeiro conta com Douglas Cordeiro e Rogério para vencer e garantir a vaga na final sem precisar do terceiro confronto.

- Na nossa casa, apresentamos um volume de jogo muito forte e conseguimos a vitória por 3 a 0, que, normalmente é um placar atípico em uma semifinal. Isso dá bastante confiança para o nosso time, mas temos que lembrar que esse é outro jogo e outra história. O Sesi-SP vai vir com tudo, até porque é um jogo de vida ou morte para eles. De qualquer forma, acho que, se jogarmos daquela forma novamente, temos grandes chances de fechar essa série amanhã - disse Douglas.

Mesmo com a boa atuação no primeiro confronto, os jogadores do time celeste preferem manter os pés no chão.

- Não há nada definido ainda, o jogo pode virar e temos que estar preparados pra isso. É semifinal, e não podemos vacilar nem por um minuto – disse Rogério.

O técnico Marcelo Méndez não tem problemas com jogadores contundidos e, por isso, deverá escalar a mesma equipe que começou como titular no último sábado. Assim, o Cruzeiro que entra em quadra terá William, Wallace, Rogério, Douglas Cordeiro, Filipe, Leal e o líbero Serginho.

Pela outra semifinal da Superliga masculina, após perder o primeiro jogo por 3 sets a 2, o Minas receberá o Rio de Janeiro neste sábado, às 21h30m. A partida, marcada para a Arena JK, em Belo Horizonte (MG), será transmitida ao vivo pelo SporTV. O GLOBOESPORTE.COM segue os lances em Tempo Real.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/03/com-sidao-de-volta-sesi-sp-tenta-empatar-semifinal-contra-o-cruzeiro.html

Retorno: Éric Abidal é relacionado para partida diante do Celta de Vigo


Quase um ano depois de seu transplante de fígado, francês fica à disposição no duelo em Balaídos, neste sábado, em jogo pelo Campeonato Espanhol

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona

Abidal Barcelona (Foto: AP)Abidal fica à disposição de Jordi Roura (Foto: AP)

Boa notícia para os torcedores do Barcelona. O defensor Éric Abidal está relacionado para partida deste sábado, contra o Celta de Vigo, em Balaídos, às 14h (de Brasília) pela 29ª rodada do Campeonato Espanhol. Quase um ano depois de seu transplante de fígado, o francês vai ficar à disposição da comissão técnica culé. A última partida de Abidal pelo Barça foi em 26 de fevereiro de 2012, contra o Atlético de Madri, no Vicente Calderón.

No último dia 19 de março, Abidal participou de um amistoso entre Barcelona B e o Istre, equipe da segunda divisão francesa. Na ocasião, o jogador conseguiu suportar bem a atividade física.

 

A informação foi comemorada pelos jogadores do Barcelona. Javier Mascherano festejou o retorno do companheiro.

- É uma grande alegria. Abi ser convocado novamente. Parabéns gênio, você merece - escreveu o argentino em seu perfil oficial no Twitter.

Um tumor no fígado de Abidal foi identificado no início do ano passado. Depois de passar por um transplante do órgão, em abril de 2012, o jogador se tratou, e conseguiu retornar aos treinos  em 19 de dezembro, menos de 10 meses após a cirurgia. Durante todo o tratamento, os médicos que cuidaram do jogador se mostravam incertos quanto a possibilidade do retorno do jogador à atividade esportiva em alto rendimento.

Outra boa notícia no Camp Nou foi a presença de Tito Vilanova na atividade desta sexta. O treinador comandou a primeira atividade desde sua volta após três meses de tratamento em Nova York, nos Estados Unidos, por causa da retirada de um tumor na glândula parótida. No entanto, o técnico não fica à beira do gramado contra o Celta de Vigo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2013/03/retorno-eric-abidal-e-relacionado-para-partida-diante-do-celta-de-vigo.html

Estudo publicado pela 'Gazzetta dello Sport' aponta que apenas oito times lucraram na última temporada. Só o Inter de Milão perdeu R$ 232 milhões

Por GLOBOESPORTE.COM Roma, Itália

Depois de perder espaço para os campeonatos da Inglaterra, da Espanha e da Alemanha, a Serie A da Itália parece longe de se recuperar. Nesta sexta-feira, o jornal “La Gazzetta dello Sport” publicou um estudo  que mostra que os clubes da primeira divisão do Calcio tiveram, juntos, um prejuízo de € 292 milhões (cerca de R$ 757 milhões) na última temporada.

De acordo com o diário, apenas oito dos 20 times da elite italiana tiveram lucro. Os três maiores clubes do país tiveram prejuízos consideráveis. O Inter de Milão é o campeão, com uma perda de € 89,8 milhões (R$ 232,8 milhões). Milan, com € 67,3 milhões (R$ 174,5 milhões), e Juventus (€ 48,7 milhões, ou R$ 126,9 milhões) também amargaram problemas.

balanços financeiros dos clubes italianos (Foto: Reprodução / Gazzetta dello Sport)Balanço mostra os balanços financeiros de cada clube da Serie A (Foto: Reprodução / Gazzetta dello Sport)

O melhor exemplo foi o Napoli, com um lucro de € 14 milhões (R$ 36 milhões), mesmo sem ter aumentando muito suas receitas. Ainda assim, a equipe tem um bom elenco e briga nas posições mais altas da tabela. Já o Udinese, conhecido por vender jogadores por altos valores, lucrou € 8 milhões (o equivalente a R$ 20,7 milhões).

- O futebol na Itália continua vivendo, com as devidas exceções, acima das próprias possibilidades. Os times italianos transformaram-se em vendedores, em vez de consumidores – diz o jornal, lembrando também das vendas de Thiago Silva e Ibrahimovic ao Paris Saint-Germain pelo Milan, que citava a necessidade de diminuir as despesas.

Ainda segundo o jornal, muitos dos números apresentados pelos clubes são disfarçados pela presença dos donos das equipes, que muitas vezes cobrem possíveis prejuízos com suas reservas pessoais.

Thiago Silva e Ibrahimovic milan (Foto: Agência Getty Images)Thiago Silva e Ibra no Milan: em crise financeira, clube teve de vender a dupla (Foto: Agência Getty Images)

FONTE:

Jorginho condena vaias e defende Alex Silva: ‘Foi macho para caraca’


Técnico pede paciência aos torcedores do Fla, que criticaram o zagueiro contra o Bangu: ‘Vaia não ajuda em nada, não contribui’

Por Richard Souza Rio de Janeiro


 Alex Silva ganhou pontos com Jorginho depois da última quarta-feira. O técnico do Flamengo gostou do comportamento do zagueiro na vitória por 2 a 1 sobre o Bangu, em Volta Redonda. Alex, que na ausência de Léo Moura foi o capitão da equipe, falhou no gol do adversário e foi perseguido pelos rubro-negros que estavam no Raulino de Oliveira. A cada toque na bola, o defensor ouvia vaias e mais vaias. Alex recuperou-se durante a partida, foi seguro na maioria dos lances e não comprometeu mais. Jorginho gostou da atitude de Pirulito e o elogiou muito.

- Foi macho para caraca, vaiado desde o início. Chamou a responsabilidade para ele. Foi um grande jogador mesmo com todas as vaias. Vaia não ajuda em nada, não contribui. Não vai mudar a minha cabeça se vaiarem o jogador. Quem está aqui sabe quem escala. Peço um voto de confiança e que ajudem. O Romário era destemido, não estava nem aí se fosse vaiado. Mas tem jogador que é muito influenciado por isso. O Alex eu conheço da época de seleção brasileira, tem personalidade. Além de ter sido capitão, e muitos torcedores não gostaram, é líder.

Alex chegou ao Flamengo em 2011 e foi muito festejado pela torcida rubro-negra. A expectativa era que ele acabasse com os problemas da defesa. No início do ano seguinte, no entanto, saiu de forma polêmica e conturbada do clube, depois de problemas internos com o ex-vice de finanças Michel Levy. De volta, ainda precisa recuperar a confiança dos torcedores.

-   Ele mudou muito a cabeça, sabe que precisa recuperar o tempo perdido, não pode perder mais tempo. Foi muito macho, jogou muito bem depois do gol do Bangu. Ele escorregou. O gol foi culpa conjunta – comentou o técnico.

Apesar do retorno de González da seleção chilena, Alex Silva e Wallace serão mantidos como titulares. Neste domingo, o Flamengo enfrenta o Audax, às 16h, em Moça Bonita, pela quarta rodada da Taça Rio.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/03/jorginho-condena-vaias-e-defende-alex-silva-foi-macho-para-caraca.html

Em casa, Zagallo explica acidente: 'O sacode foi forte, mas está tudo bem'


Em casa com pequenas escoriações, ex-técnico da Seleção garante que batida de carro na noite de quinta-feira não passou apenas de um susto

Por André Casado Rio de Janeiro

Zagallo coletiva (Foto: Ag. Estado)Zagallo já está em casa se recuperando do susto após o acidente perto de casa (Foto: Ag. Estado)

Tetracampeão com a seleção brasileira, Zagallo afirmou que o acidente de carro sofrido na noite da última quinta-feira, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, lhe deixou apenas com pequenas escoriações e não passou de um susto. O Velho Lobo ficou cerca de duas horas no Hospital Barra D’Or, perto do local, e foi liberado para dormir em casa após exames que não constataram lesões no rosto nem no pulmão.

- Graças a Deus não aconteceu nada de grave comigo. O carro, tudo bem, é só um dano material e está no seguro. Um cara me fechou, eu bati no meio-fio e acertei um poste. Dei sorte, não houve problema, e o atendimento dos bombeiros foi rapidíssimo. Fizeram tomografia, até eletrocardiograma, viram quadril. Não teve danos físicos. O sacode foi forte, mas está tudo bem. Por volta de 1h30m, já estava indo para casa - revelou Zagallo, em contato por telefone com o GLOBOESPORTE.COM.

Segundo o ex-treinador, de 81 anos, não houve sequer a necessidade de curativos. Mas um osso acima de seu nariz e a área abaixo de seu olho direito ainda doem. Zagallo dirigia um Honda City na cor prata, que deve ir para a oficina. Parte da frente está amassada.

Ele deixou a casa de seu filho, no mesmo bairro, após um jantar, e seguia para casa. Uma mulher que não se identificou telefonou imediatamente para pedir socorro ao vê-lo acidentado.

- O carinho das pessoas sempre aparece nessas horas. Quando me viram, já tiveram cuidado.

Em 2012, o Velho Lobo perdeu sua esposa, Alcina. No ano anterior, havia sido vítima de um assalto a mão armada, no bairro de Botafogo. Mas, de acordo com os relatos, os bandidos desistiram de roubar seu carro quando o reconheceram e fugiram.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/03/em-casa-zagallo-explica-acidente-o-sacode-foi-forte-mas-esta-tudo-bem.html

Pai de Neymar diz que filho só quer atuar no Barça, afirma revista francesa


Além do clube espanhol, Chelsea, Bayern de Munique e Manchester City já manifestaram interesse em ter o jogador ainda nesta temporada

Por GLOBOESPORTE.COM Paris, França

neymar brasil treino (Foto: Wander Roberto / Vipcomm)Neymar em treino da seleção brasileira
(Foto: Wander Roberto / Vipcomm)

O Barcelona é a primeira e única opção de Neymar para atuar no futebol europeu. A frase teria sido dita pelo pai do jogador, Neymar dos Santos Silva, aos dirigentes do Santos em uma reunião na Vila Belmiro. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pela revista francesa “Le 10 Sport”.

De acordo com a publicação, a declaração foi dada no último encontro do pai do atleta com os dirigentes do Peixe. Segundo a revista, a intenção do Santos é prorrogar o contrato de Neymar ou negociá-lo antes de junho de 2014, quando se encerra o vínculo do jogador com a equipe da Vila Belmiro. 
Na mesma reunião, o pai de Neymar discutiu com o Santos a prorrogação do contrato com o clube. Além do Barcelona, clubes como Chelsea, Bayern de Munique e Manchester City já manifestaram interesse em ter o jogador na próxima temporada, logo após a disputa da Copa das Confederações, que acontecerá, em junho, no Brasil.

Além das informações da publicação francesa, o jornal espanhol “Mundo Deportivo” informou que o diretor de futebol do Barcelona, Raúl Sanllehí, encontrou-se com o pai de Neymar em Genebra, na Suíça. Neymar dos Santos Silva estava na Europa para acompanhar o desempenho do filho nos amistosos da Seleção.

Logo após os amistosos do time canarinho, Neymar voltou a falar que não tem nada acertado para deixar a Vila Belmiro.

- Já falei mais de mil vezes que não existe nada – afirmou o jogador.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2013/03/pai-de-neymar-diz-que-filho-so-quer-atuar-no-barca-afirma-revista-francesa.html

Com dancinha e flexões, Usain Bolt dá show ao fim de treino na praia


Jamaicano aparece no fim da tarde para escapar do sol forte, esbanja descontração e registra imagens com a câmera de seu telefone celular

Por Lydia Gismondi Rio de Janeiro

O desafio de bater sua própria marca de 14s35, a melhor do mundo dos 150m rasos, no próximo domingo, não alterou o comportamento sempre irreverente de Usain Bolt. Nesta sexta-feira, depois de atrasar duas horas para fugir do sol forte, o jamaicano estava relaxado em seu primeiro treino na pista provisória montada na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Depois de pouco mais de uma hora de trabalho, ele encerrou o treinamento dançando ao estilo salsa e pagando flexão de braço com uma e duas mãos. Show completo para os cariocas que acompanharam a presença ilustre.

- É bom ver as pessoas aqui na praia assistindo ao que estava acontecendo. É muito boa essa atmosfera - disse Bolt, após o treino.

Bolt treino praia Copacabana (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Usain Bolt durante treino na Praia de Copacabana (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)

Os atletas brasileiros treinaram logo cedo, às 15h. Mas, por conta do sol forte, Usain Bolt optou por treinar no fim da tarde, já com a pista praticamente vazia, contemplando a paisagem e registrando tudo pela câmera do seu celular. Antes de iniciar a sessão ao lado de Daniel Bailey, o Raio fez massagem e alongamento. Depois, ficou trotando pela pista, deu alguns tiros de velocidade e encerrou o trabalho fazendo gracinha para o público. Para finalizar, ao deixar o local, brincou com duas belas meninas que faziam propaganda de um dos patrocinadores do evento e até tirou foto entre elas.

Neste domingo, no desafio "Bolt Contra o Tempo" o astro jamaicano terá de enfrentar o antiguano Bailey, o equatoriano Alex Quiñones e um representante brasileiro, que sairá de uma bateria qualificatória neste sábado, entre Sandro Viana, Bruno Lins, Nilson André e Aílson Feitosa. Bicampeão olímpico dos 100m, 200m e 4x100m (em Pequim 2008 e Londres 2012), o Raio tentará superar o melhor tempo do mundo na prova de 150m (14s35), que é dele mesmo. O Esporte Espetacular transmite o desafio ao vivo.

-  Não corro os 150m frequentemente, mas eu vou dar o meu máximo (para bater o recorde). Espero que tudo funcione. Espero que tudo corra bem e que eu execute tudo certo. É tudo baseado no foco, tentando fazer certo com suavidade. Espero que seja bom - disse o jamaicano.

mosaico Bolt treino Copacabana (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)(Montagem: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

- Achei a pista muito rápida e o clima está muito bom. Isso (descontração) é uma coisa que a gente está tentando mudar no Brasil. Antes, os atletas eram mais fechados. Agora, nós tentamos descontrair dentro e fora das pistas, somos amigos. Acho que vão sair bons resultados e eu sei que vou ganhar amanhã e vou para cima do Bolt no domingo - disse Ailson Feitosa, que queimou a largada e precisou fazer 10 flexões.

atletas treino praia Copacabana (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Rosângela Santos também participou do treino aberto em Copacabana (Foto: Alexandre Durão)

A compatriota Rosângela Santos, que disse ter achado o jamaicano simpático, aproveitou para dar umas dicas de programas para o astro no Rio. Fã de baile charme, a velocista carioca indicou um reduto de samba e prometeu lhe ensinar uma coreografia que virou hit na capital fluminense.
- Eu vou querer ensiná-lo a dançar o " Ah lek lek lek", que é a sensação do momento. Depois, a gente vai ver o que dá para fazer. O Rio é um lugar tradicional de samba e eu conheço um lugar que toca samba e hip hop, só que é muito longe, não sei se ele vai querer.

Além do evento principal, a pista receberá uma prova paralímpica. Alan Fonteles, campeão dos 200m T44 em Londres e recordista mundial, fará um duelo com o americano Jerome Singleton, prata nos 100m em Pequim 2008 e considerado um dos atletas mais velozes da atualidade. A prova feminina fica por conta do duelo entre as brasileiras Rosângela Santos, Vanda Gomes, Evelyn Santos e Franciele Graças.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/atletismo/noticia/2013/03/sob-forte-calor-e-clima-descontraido-bolt-e-atletas-treinam-em-copacabana.html

Naming rights: Bota trabalha para manter interessados no Engenhão


Com uma empresa brasileira e outra estrangeira na disputa, diretoria adota discurso de recuperação do estádio para as Olimpíadas

Por Fabio Leme Rio de Janeiro

A diretoria do Botafogo anda muito preocupada com a situação financeira do clube, principalmente após a interdição do Engenhão para jogos de futebol, até que seja resolvido o problema com a cobertura, que está sob risco de desabar em caso de ventos acima de 63 km por hora. Além de não poder contar no seu orçamento com a renda dos jogos, receitas de bares e restaurantes, contratos de locação, como filmagens e eventos corporativos e ações de marketing, o clube ainda tem que resolver situações como contratos em vigor com patrocinadores, camarotes já vendidos e a manutenção do estádio, que gera uma despesa de, aproximadamente, R$ 500 mil mensais.

Mas o que mais aflige os mandatários alvinegros é a questão dos naming rights do estádio. Na última semana, após quatro anos de negociações com possíveis interessados, o Botafogo abriu tratativas com uma empresa estrangeira e uma brasileira. O acordo estava tão adiantado, que valores já estavam sendo tratados, e as comitivas já planejavam encontros. Com a interdição do local, até segunda ordem, as conversas estão estagnadas, sem prazo para recomeçarem.

estádio Engenhão vazio (Foto: Fred Huber)Diretoria procura empresas para colocarem seus nomes no Engenhão (Foto: Fred Huber)

Agora, todos no clube se mexem para tentar convencer os interessados em recuperar o Engenhão e, para isso acontecer, ajusta o discurso de que um investimento, neste momento, traria um retorno muito grande ao investidor.

- Você pode trabalhar com a empresa para que ela possa participar da recuperação de um estádio olímpico, que será sede das Olimpíadas, no evento esportivo mais importante do mundo. Há um outro lado que você tem que mostrar para a empresa que ela pode ser a construtora de uma nova realidade. Ela pode estar junto e ser parceira do estado do Rio de Janeiro e do seu equipamento mais importante. Espero que eles entendam que isso pode ser uma alavancada para a empresa – explicou o presidente alvinegro, Maurício Assumpção.

Na semana passada, representantes de uma empresa estrangeira, que teve seu nome mantido em sigilo, quase vieram ao Rio de Janeiro para o início das tratativas. Outra reunião estava marcada para semana que vem, em São Paulo, com diretores do Botafogo e representantes de uma empresa brasileira. Em um contato inicial, o clube chegou a pedir R$ 18 milhões pelos naming rights. A empresa brasileira estava disposta a pagar um valor menor.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2013/03/naming-rights-bota-trabalha-para-manter-interessados-no-engenhao.html

Pegador, Fred é espelho para Michael fora dos campos: 'Ele é brincadeira'


Atacante tricolor se inspira no capitão com e sem a bola nos pés, diz estar feliz solteiro no Rio, mas não se compara: 'Tomara que pegue tanta mulher'

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro


Destaque do Fluminense com três gols sobre o Macaé na quarta-feira, Michael curte a fama e sonha alto, dentro e fora de campo. Ao ser questionado sobre quem seria sua maior inspiração em campo, Michael não hesitou e apontou Fred. Segundo o atacante, a convivência com o capitão tricolor no dia a dia das Laranjeiras vem sendo fundamental para a sua evolução. Mas o camisa 9 é também exemplo longe da área. Aos 19 anos, solteiro e morando sozinho em um apartamento no bairro das Laranjeiras, Zona Sul do Rio de Janeiro, Michael não faz o estilo pegador, mas sonha ter também um pouco da fama que o ídolo tricolor construiu com as mulheres (confira no vídeo a reportagem do Globo Esporte).

As saídas não acontecem com a mesma frequência de seu ídolo, até porque encontrou seu apartamento há apenas dois meses e ainda está sem carro. Mas Michael, com o sorriso aberto, disse que já teve sucesso com uma ou outra menina. Só que ainda longe de alcançar Fred, que até beijo em motoqueira no meio da rua já deu.

- Tomara que um dia eu pegue o tanto de mulher que ele pega por aí (risos)! Às vezes dá para conseguir uma coisinha, mas é pouco. Ele é brincadeira (risos)! Mas estou aí. Como diz aquela música, estou solteiro no Rio de Janeiro - brincou Michael, para depois voltar ao futebol e em como o camisa 9 é importante para ele.

Michael Fluminense sala de troféus  (Foto: Rafael Cavalieri)Michael entrega a camisa que usou contra o Macaé ao presidente Peter Siemsen (Foto: Rafael Cavalieri)

-  Ele me ensina muito. Um dia sonho chegar ao seu nível, mas preciso aprender bastante. O Fred é um atacante completo que merece o seu sucesso. Sonho em vê-lo representando o Brasil na Copa do Mundo ano que vem - disse.

Natural de São Francisco de Sales, interior de Minas Gerais, Michael saiu de casa cedo em busca do sonho de jogar futebol. Os pais ficaram na cidade em função dos respectivos trabalhos e desde cedo teve de aprender a se virar. Foi morando em Xerém ao lado de Lucas Patinho que Michael se aventurou na cozinha. Hoje, em Laranjeiras, consegue fazer o básico.

- Sai arroz, feijão, bife e batata frita. Até que cozinho direitinho, mas como na maioria das vezes aqui no Fluminense mesmo. A comida é muito boa - disse o atacante, que sai de casa dez minutos antes de o treino começar e vai andando mesmo.

Camisa de presente para o presidente em plena sala de troféus
No dia seguinte da vitória do Fluminense sobre o Macaé por 3 a 1, quando marcou os três gols do time, Michael atendeu muitos torcedores. Mas um ganhou um belo presente. O presidente do clube, Peter Siemsen, recebeu a camisa da partida e em um lugar muito especial: a sala de troféus do clube. Entre elogios e abraços, o atacante, que tem duas fotos eternizadas no local que celebra as conquistas das categorias de base, agradeceu o apoio que sempre recebeu e relembrou os tempos em que era uma mera promessa.

Michael Fluminense sala de troféus  (Foto: Rafael Cavalieri)Michael revê fotos dos tempos das divisões de base do Flu na sala de troféus (Foto: Rafael Cavalieri)

- Não tem como não ficar emocionado ao olhar isso. É a história do Fluminense e eu começo a fazer parte dela. Xerém foi uma fase importante na minha vida. Fui bem recebido quando cheguei lá, participei de bons e maus momentos e cresci muito como pessoa. E hoje vejo até o presidente do clube me elogiar. Tudo muito legal - relembrou Michael.

Após a vitória sobre o Macaé, o Fluminense volta a entrar em campo no próximo sábado, diante do Boavista, às 16h (de Brasília), em Moça Bonita. Com sete pontos conquistados, o time é o líder do grupo B da Taça Rio.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2013/03/pegador-fred-e-espelho-para-michael-fora-dos-campos-ele-e-brincadeira.html

Operário morre em acidente de trabalho na Arena da Amazônia


Funcionário sofre traumatismo craniano após caír de uma altura de cinco metros ao tentar passar de uma coluna para o andaime no local da obra

Por GLOBOESPORTE.COM Manaus


O operário Raimundo Nonato Lima Costa morreu na noite de quinta-feira (28) nas obras da Arena da Amazônia, estádio de Manaus para a Copa do Mundo de 2014. Segundo informações da polícia, o trabalhador teria se desequilibrado e caído de uma altura estimada de cinco metros após tentar passar de uma coluna para o andaime. A morte, segundo o Instituto Médico Legal, foi ocasionada por traumatismo craniano.

Equipes da empresa Andrade Gutierrez, responsável pela construção da arena,  localizada na Zona Centro-Oeste de Manaus, estiveram no local para buscar mais detalhes sobre o fato, assim como integrantes do Corpo de Bombeiros e da Perícia Criminalística da Polícia Civil.

Segundo o coordenador da Unidade Gestora da Copa do Mundo em Manaus (UGP Copa), Miguel Capobiango, o operário, com idade ainda não identificada, trabalhava no setor de concretagem.

- Não entendo o que possa ter havido, já que o grupo de trabalho da vítima costuma atuar sempre em conjunto. No momento do acidente, os colegas dele estariam no período do jantar e ele teria ido realizar o remanejamento de uma bomba do motor - disse.
 

Morte operário Arena da Amazônia Manaus (Foto: Reprodução/TV Amazonas)IML retirou o corpo do operário na madrugada desta sexta-feira (Foto: Reprodução/TV Amazonas)

Capobiango garantiu que a morte nas obras da Arena da Amazônia é um caso atípico, pois, de acordo com ele, todas as condições de segurança são oferecidas aos operários.

- Vamos esperar maiores informações da Perícia Criminalística para estudar futuras mudanças no mecanismo de trabalho dos operários - afirmou.

Quanto à continuidade das obras, o coordenador da UGP Copa informou que os trabalhos serão retomados somente na segunda-feira.

- Pelo país ser bem católico, entendemos que deveríamos dar folga aos trabalhadores de sexta-feira até domingo - disse.

O setor de comunicação da construtora Andrade Gutierrez informou que uma nota seria enviada à imprensa sobre o caso até o fim da manhã desta sexta-feira (28).


Com previsão de entrega para dezembro deste ano, a Arena da Amazônia será o estádio de Manaus para a Copa do Mundo de 2014. Atualmente, as obras estão 56,8% concluídas, segundo dados da UGP Copa.

Arena da Amazônia, Manaus (Foto: Chico Batata/Agecom)Previsão de entrega da Arena da Amazônia é dezembro de 2013 (Foto: Chico Batata/Agecom)

Venda de ingressos para o Ba-Vi causa tumulto na Fonte Nova


Na área reservada à compra de bilhetes para a torcida do Bahia, policiais militares precisaram usar bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo

Por Raphael Carneiro, Tamires Fukutani e Thiago Pereira Salvador


A venda de ingressos para o Ba-Vi inaugural da Arena Fonte Nova, no dia 7 de abril, começou com tumulto - e terminou cerca de 3h após o seu início, com todos os ingressos esgotados. Depois de passarem a noite ao redor do estádio à espera da abertura das bilheterias, torcedores do Bahia se envolveram em uma confusão no local. A Polícia Militar teve que utilizar bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral para controlar a multidão. Algumas pessoas chegaram a desmaiar.

- Estou aqui desde as 17h de ontem. A fila estava certinha. Só que teve uma confusão lá na frente, e os policiais jogaram bomba de gás lacrimogêneo e spray de pimenta - relata o garçom Robson Cruz, de 22 anos.

O coronel Paulo Bonfim, do Comando de Policiamento Central, contou ao GLOBOESPORTE.COM o motivo de toda a confusão.

- Os torcedores queriam derrubar o alambrado externo da Fonte Nova, que separa o estádio da rua. Usamos bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo para dispersar a confusão. Mas não houve tiros de borracha, e tudo foi controlado - afirmou o oficial.

FRAME - confusão ingressos bahia fonte nova (Foto: TV GLOBO)Polícia usou bombas de gás e spray de pimenta no portão da bilheteria (Foto: TV GLOBO)

Através da assessoria de imprensa, o consórcio Arena Fonte Nova confirmou que houve um tumulto entre os torcedores do Bahia, que precisou ser controlado pela PM. O uso de bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo também foi confirmado. Segundo a assessoria, por volta das 10h30m, a confusão já havia sido controlada e as vendas retomadas normalmente nas bilheterias destinadas à torcida tricolor.

Mas a confusão não parou por aí. A venda não foi interrompida, e os torcedores voltaram a ter confrontos com os policiais. As pessoas entram nos guichês para efetuar a compra em grupos, cujo tamanho é delimitado pelos PM's. No entanto, os torcedores empurram o alambrado para que mais pessoas tenham acesso ao espaço em frente aos guichês. Diante disso, os policiais contêm a confusão utilizando spray de pimenta. Princípios de briga também ocorrem no local. Em determinados momentos, a polícia foi obrigada a usar cacetetes para conter o tumulto.

confusão na venda de ingressos do ba-vi fonte nova (Foto: Thiago Pereira)Torcedores entraram em conflito com a PM na Arena (Foto: Thiago Pereira)

Revoltados, os torcedores gritavam e cantavam nas filas:
- Não é mole, não! Na Fonte Nova falta organização!
Na área destinada à venda de ingressos para a torcida do Vitória, não foi registrado nenhum tipo de conflito ou confusão.

Torcidas brigam em conhecido ponto de confrontos dos dias de Ba-Vi
Como se não bastassem os conflitos entre torcedores do Bahia e a Polícia Militar, as torcidas organizadas do Tricolor e do Vitória também tiveram um confronto. Nas proximidades da rua da Saúde, no bairro de Nazaré, também foram registradas brigas entre os torcedores. O local é tradicionalmente conhecido como ponto de confronto entre as organizadas nos dias de clássicos da Fonte Nova.

confusão ingressos bahia fonte nova (Foto: Margarida Neide / Futura Press)Tumulto tomou conta da venda, que durou apenas três horas (Foto: Margarida Neide / Futura Press)

Torcedores pertencentes às duas maiores organizadas de Bahia e Vitória causaram confusão na região. Segundo testesmunhas, os torcedores trocaram ofensas, socos e até pedras foram usadas no momento das agressões.

Ingressos se esgotam em poucas horas
Os ingressos para a partida se esgotaram por volta das 12h30m. Os bilhetes para a torcida do Bahia acabaram em apenas duas horas. Pouco tempo depois, as entradas para torcedores do Vitória também se esgotaram, inclusive nas bilheterias do Barradão. Os ingressos estavam sendo vendidos na Arena Fonte Nova, no estádio de Pituaçu, no Barradão e através da internet.

A venda presencial na Fonte Nova teve início às 10h (horário de Brasília) desta sexta-feira. Longas filas se formaram no local desde a noite de quinta. Na internet, a comercialização deveria começar à meia-noite, mas problemas técnicos fizeram com que o site só funcionasse plenamente mais de uma hora depois. Apesar da dificuldade, a carga de 30% para a venda on-line foi esgotada no início da manhã.

Os Portadores de Necessidades Especiais e obesos precisam se identificar no ato da compra do bilhete para reserva dos assentos especiais. Nos dias da partida, esse público terá acesso pelas catracas preferenciais, que estão localizadas nas entradas Norte (para torcedores do time mandante) e Sul (para torcedores do time visitante).


Crianças com até dois anos têm gratuidade garantida. Elas devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis e é necessária a retirada prévia do ticket na bilheteria, mediante apresentação dos documentos do menor no momento da compra do bilhete do acompanhante legal. Crianças a partir de três anos já pagam a meia entrada.

O Ba-Vi inaugural da Fonte Nova teve ingressos comercializados com preços entre R$ 45 e R$ 90. Já nos próximos jogos válidos pelo estadual, o valor da meia entrada será a partir de R$ 35.

Foram disponibilizados 40 mil ingressos para a partida. Destes, 58% são destinados à torcida do Bahia, o que equivale a 23.200 bilhetes. Já os torcedores do Vitória têm direito a 42% das entradas, o que significa 16.800 ingressos.


Consórcio descarta colocar nova carga de ingressos à venda
Apesar de ter disponibilizado uma carga de ingressos inferior à capacidade máxima da Arena Fonte Nova, o consórcio responsável pela administração do estádio descartou qualquer possibilidade de colocar um novo lote de bilhetes à venda.

De acordo com Lino Cardoso, diretor de Marketing e Relações Institucionais da Arena Fonte Nova, a Fifa exigiu que o Ba-Vi do dia 7 tivesse o público inferior à capacidade máxima do estádio, e novas estratégias já estão sendo trabalhadas para evitar que a confusão ocorrida nesta manhã se repita em outras oportunidades.

- Houve uma procura por ingressos que superou nossas expectativas. Tudo isso que aconteceu serve de aprendizado para melhorar o serviço prestado ao torcedor baiano. Já estamos pensando em antecipar a venda de bilhetes para os próximos jogos. Vamos estudar a melhor alternativa – afirmou Lino Cardoso.

No total, foram vendidos cerca de 40 mil ingressos para o Ba-Vi do dia 7. A capacidade total da Fonte Nova é de 50 mil lugares, mas cinco mil cadeiras provisórias devem ser instaladas no estádio ainda para a Copa das Confederações deste ano.

Nota oficial
No fim da tarde, o consórcio Arena Fonte Nova divulgou uma nota oficial lamentando a confusão ocorrida entre torcedores do Bahia e policiais militares que faziam a segurança do local. No texto, a administração do estádio afirma que entende a expectativa do público em conhecer o novo equipamento, lembra que os baianos terão outras oportunidades de conhecer o interior da Fonte Nova e destaca que o torcedor terá que ter um novo comportamento para frequentar a arena.

Confira o texto na íntegra
A Arena Fonte Nova lamenta o tumulto ocorrido na manhã de hoje (29) na bilheteria Norte - Ladeira da Fonte das Pedras, apesar dos esforços tomados para garantir a segurança dos torcedores, contando inclusive com a parceria da Polícia Militar. 

“Entendemos que é grande a expectativa do torcedor em conhecer o equipamento e assistir ao clássico BAVI, mas reiteramos a importância de manter a calma e aguardar as várias oportunidades que todos terão para conhecer a Arena. Em breve iniciaremos as vendas de bilhetes para os próximos jogos, o que possibilitará que todos tenham a oportunidade de vir.”, destaca Lino Cardoso, diretor da Arena.

Ressaltamos que as vendas nos demais pontos, inclusive na bilheteria Sul da Arena, transcorreram normalmente. A equipe responsável pela gestão da Arena reuniu-se imediatamente após o ocorrido para avaliar e planejar novas ações que evitem situações similares.

É importante destacar que a Arena Fonte Nova vai demandar um novo comportamento do torcedor, pois trata-se de um equipamento moderno, com uma estrutura diferenciada, e que deve ser preservada para manter-se em pleno funcionamento. Para o dia do evento, a Polícia Militar já garantiu um efetivo com mais de 1000 homens para segurança dentro e fora da Arena. A operação contará ainda com auxílio de 700 orientadores treinados, 300 seguranças e mais de 200 câmeras capazes de identificar quaisquer eventos dentro e no entorno do equipamento.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/ba/noticia/2013/03/venda-de-ingressos-do-ba-vi-na-fonte-nova-gera-tumulto-e-leva-acao-da-pm.html