domingo, 14 de maio de 2017

Galo lidera ranking de aproveitamento em estreias no Brasileirão; veja lista



ATLÉTICO-MG


Na era dos pontos corridos, Atlético-MG só perdeu uma vez na primeira rodada; clubes baianos têm o pior desempenho



Por Igor Rodrigues, 
Rio de Janeiro



  Fim dos estaduais, porta aberta para o Campeonato Brasileiro. Pensando na reta decisiva da competição, nada melhor do que somar pontos logo no começo da campanha. Quando o assunto é estreia, porém, nem todos os clubes estão acostumados a bons resultados. Pensando no assunto, o GloboEsporte.com resolveu apurar o desempenho das equipes da Série A na primeira rodada do Brasileirão, levando em consideração a era dos pontos corridos – a partir de 2003. 

Fred e Robinho têm a missão de manter boa escrita do Galo em estreias; neste sábado, Galo pega o Flamengo (Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG)
Fred e Robinho têm a missão de manter boa escrita 
do Galo em estreias; neste sábado, Galo pega o 
Flamengo (Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG)


 O Atlético-MG, que neste sábado abre o campeonato contra o Flamengo, às 16h (de Brasília), no Maracanã, é quem mais complica a vida dos adversários em estreias. O Galo encabeça o ranking com aproveitamento de 66,7%, com sete vitórias, cinco empates e uma derrota. O Rubro-negro, que pretende parar o rival, tem retrospecto bastante diferente e fica com a 16ª posição: três vitórias, sete empates e quatro derrotas (38,1%).

Os clubes baianos não costumam dar alegrias no primeiro jogo. Bahia e Vitória ocupam as duas últimas colocações. O Tricolor é o lanterna, com 13,3% de aproveitamento e ainda sem vitórias nas cinco edições que disputou no período analisado; o Rubro-negro venceu uma vez, mas tem um desempenho questionável.

Curiosidade: em oito oportunidades o time que terminou a temporada com o título do Brasileirão estreou vencendo: São Paulo (2006 e 2007), Corinthians (2011 e 2015), Fluminense (2012), Cruzeiro (2013 e 2014) e Palmeiras (2016).


Nenhum comentário: