terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Altmann: por que ser contra Moraes



FONTE:
https://www.conversaafiada.com.br/brasil/altmann-por-que-ser-contra-moraes


Porque vai estancar essa porra - Caju

PM.jpg
Esse é o estilo do Ministro Moraes do Supremo: no pau! (Crédito:Carta Capital)
Conversa Afiada reproduz artigo de Breno Altmann no Opera Mundi:

Por que ser contra Alexandre de Moraes no STF


Espera-se da oposição no Senado implacável resistência ao nome de Alexandre de Moraes para ocupar vaga no STF.
Mas tomara que seja pelos motivos certos.
O fato de seu escritório ter atendido cooperativas supostamente vinculadas ao PCC não é um argumento razoável e idôneo.
Ou cabe uma lei que vede a qualquer advogado criminalista chegar ao STF?
Soa absurda, pois não há provas, e são inaceitáveis apenas convicções, a afirmação de que ele tenha qualquer vínculo com essa organização criminosa, salvo a assistência profissional legalmente prevista.
Além do mais, para quem defende o Estado de Direito e a Constituição, atropelados pelo golpe, qual a coerência em vilanizar a advocacia, principal esfera de garantia ao devido processo legal?
Também não vale dizer que Moraes estaria impedido de ser ministro da Corte Suprema porque é filiado a um partido político. Afinal, Toffoli também era. Ayres Britto, igualmente. Nelson Jobim, idem.
Ou que seria um escárnio Temer indicar seu ministro da Justiça para o cargo, quando o oposto é verdadeiro: por que um presidente, usurpador ou legítimo, deixaria de apresentar um nome de sua comprovada confiança, quando se sabe que a máxima instância do Poder Judiciário é espaço nobre na disputa político-ideológica?
Aliás, uma das lástimas dos governos Lula e Dilma foi não ter indicado ao STF, uma corte política, apenas quadros organicamente vinculados ao PT e à esquerda.
Ou não haveria motivos de comemoração, entre as forças progressistas, se os escolhidos tivessem sido Luiz Eduardo Greenhalgh, Tarso Genro, José Eduardo Martins Cardozo, Nilo Batista e Pedro Estevam Serrano, entre outros homens e mulheres de notório saber jurídico e visceralmente alinhados com o projeto liderado pelo petismo?
Ser contra Alexandre de Moraes não pode significar máculas na coerência discursiva ou oportunismo de ocasião.
Ele não deve ir ao STF, acima de tudo, porque é um golpista e sua trajetória se vincula à repressão contra os movimentos sociais.
Também porque é correto colocá-lo sob a suspeição de que, ao revisar a Lava Jato, tenderá a manter o regime de exceção comandado por Moro e a proteger tanto tucanos quando peemedebistas.
Afinal, é para isso mesmo que Temer o escalou: garantir a sociedade com o PSDB, com o intuito de preservar o pescoço dos golpistas e o seu próprio, estrangulando as forças de esquerda.
Fora disso, entramos no pântano da despolitização e da invencionice – o que somente presta serviços aos inimigos da democracia.

Nenhum comentário: