quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Em jogo duro, Nadal vence Raonic e está nas semis do Aberto da Austrália




TÊNIS


Espanhol faz três sets equilibrados contra canadense, salva set points, mas na hora da verdade se impõe e agora pega Dimitrov por um lugar na final



Por
Melbourne, Austrália



Rafael Nadal comemora vitória sobre Milos Raonic pelas quartas de final do Aberto da Austrália (Foto: REUTERS/Jason Reed)
Nadal comemora vitória sobre Raonic pelas 
quartas de final do Aberto da Austrália 
(Foto: REUTERS/Jason Reed)


Rafael Nadal está na semifinal do Aberto da Austrália. Em um jogo equilibrado, nesta quarta-feira, o espanhol bateu Milos Raonic por 3 a 0, parciais de 6/4, 7/6 (7) e 6/4 em 2h44 de partida. O cabeça de chave número nove, campeão de 2009 e vice em 2012 e 2014 do torneio vai disputar na sexta-feira um lugar na final contra o búlgaro Grigor Dimitrov, que mais cedo vencera o belga David Goffin também por 3 a 0. Na outra semifinal estão Roger Federer e Stan Wawrinka, que jogam na quinta-feira, a partir das 6h30 (horário de Brasília).  

- Raonic me venceu duas semanas atrás em Brisbane, então eu decidi jogar mais dentro da quadra na recepção. Eu sabia que teria momentos difíceis no jogo, ele tem um dos dois melhores serviços da tour e joga bem agressivo na recepção - disse Nadal.

Sem Novak Djokovic e Andy Murray, o terceiro do mundo Raonic era o melhor ranqueado dentre os oito nas quartas de final. Das oito partidas entre os dois, Nadal vencera seis. Mas na última, este mês, Raonic levou em Brisbane por 2 sets a 1. As chances de uma quebra seriam poucas para os dois lados. A primeira do espanhol veio no quinto game, mas a devolução ficou na fita. Nadal variava o jogo e provocava erros de Raonic. O canadense tentava matar os pontos na rede e tomava passadas. Foi assim que o Touro Miúra teve mais duas chances de quebra no sétimo game. E dessa fez aproveitou, depois de um smash para fora do canadense: 4/3. Raonic soltava os seus petardos, tinha mais aces - foram 14 a 4 no total -, mas Nadal era melhor nos pontos vencidos no primeiro serviço. E assim levou o primeiro set por 6/4.

Rafael Nadal na partida contra Milos Raonic pelo Aberto da Austrália (Foto: REUTERS/Edgar Su)
Nadal na partida contra Raonic pelo Aberto 
da Austrália (Foto: REUTERS/Edgar Su)


Raonic voltou para o segundo set partindo para cima. No segundo game teve a primeira chance de quebra. Para se salvar, Nadal sacava com efeito e jogava Raonic para fora de quadra. E teve dificuldade para confirmar o saque. O canadense pediu atendimento médico no vestiário quando vencia por 3/2. Na volta, os serviços seguiram sendo confirmados, mas os dois passaram a oscilar mais. No décimo game, sacando com 4/5, Nadal foi mal na devolução, cometeu uma dupla falta e deu dois set points para Raonic. Salvou com um ace e uma bola fora do adversário. Teve mais um set point contra, mas acelerou o jogo e conseguiu confirmar o game. O equilíbrio seguiu e a parcial foi para o tie-brek. Raonic começou melhor, dominou a rede, acertou um belo lob de top spin, mas na hora H cometeu uma dupla falta e perdeu duas chances de fechar o set. Mais erros deram o tie-brek por 9-7 e o set para Nadal. No total, seis setpoints que Raonic não aproveitou.

Os 2 a 0 pareciam não abater Raonic e o jogo seguiu equilibrado. Nadal mantinha o saque aberto para dificultar a devolução do adversário. E teve um aproveitamento bem melhor na rede:
venceu 88% dos pontos contra 52%. O canadense se garantia no serviço acumulando aces. Na hora decisiva, o espanhol mostrou categoria, fez o canadense correr toda a quadra e fechou o jogo no décimo game, quebrando Raonic de zero e ganhando o set por 6/4. No fim, Nadal obrigou o adversário a cometer mais erros não forçados: 32 a  21. E os números de winners representaram um jogo franco: 40 para o espanhol e 39 para o canadense.

Milos Raonic na partida contra Rafael Nadal pelo Aberto da Austrália (Foto: REUTERS/Jason Reed)
Raonic saca contra Nadal: 14 aces contra 4 do 
espanhol (Foto: REUTERS/Jason Reed)



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2017/01/nadal-passa-por-raonic-e-esta-na-semifinal-do-aberto-da-australia.html

Nenhum comentário: