terça-feira, 29 de novembro de 2016

Oposição a Temer vai pedir impeachment "protagonizado pela sociedade"


FONTE:
http://jornalggn.com.br/noticia/oposicao-a-temer-vai-pedir-impeachment-protagonizado-pela-sociedade





Jornal GGN - Partidos de oposição a Michel Temer, como PT e PCdoB, decidiram traçar uma "estratégia comum" e formular um pedido de impeachment que será assinado por entidades representativas da sociedade civil.
Nesta terça (29), a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) anunciou que a decisão foi tomada em reunião com líderes de partidos da oposição, sindicatos, união de estudantes e juristas que aceitaram debater internamente essa demanda e divulgar um posicionamento na próxima segunda-feira.
A ideia é que, na terça que vem, 6 de dezembro, o pedido seja protocolado na Câmara. O objeto do impeachment seria a denúncia de que Temer usou o cargo público para atuar em interesses privados do ex-ministro Geddel Vieira Lima. Geddel teria pressionado Marcelo Calero, ex-ministro da Cultura, para liberar a construção de um condomínio em Salvador (BA), onde adquiriu um apartamento. A área estaria protegida pelo Iphan, órgão que cuida de patrimônios históricos.
"Há consenso de que há crime de responsabilidade. O impeachment cabe nesse momento. O que nós fizemos foi criar o estímulo para que as entidades representem esse pedido, não só os partidos, para isso nos dar liberdade de atuação no processo. Aqui tem muitas entidades estudantis, sindicais, rurais e jurídicas. Demos até segunda-feira para que todas se reúnam com seus fóruns e diretorias e, na terça, vamos dar entrada com o pedido", informou a parlamentar.

Segundo Jandira, o pedido será desvinculado do que foi apresentado pelo PSOL essa semana.
"O PSOL tem direito de fazê-lo [apresentar um pedido à parte], mas nós entendemos que dá mais robustez e sustenção política e social [ao process] se a sociedade civil, nas suas representações, trouxerem o pedido, mais do que bancadas dos partidos. Respietamos a posição do PSOL, mas trabalhamos de forma mais ampla", disse Jandira.

O senador Lindbergh Farias comentou que o impeachment é uma resposta à crise política instaurada pelo governo Temer, que admitiu que praticou ilegalmente "advocacia administrativa" ao arbitrar um conflito no Planalto em favor de um interesse pessoal de um de seus ex-ministros.

Ele disse que Temer ainda é refém de Eduardo Cunha, após o deputado cassado enviar uma série de perguntas que denunciam a participação do presidente em esquemas de corrupção na Petrobras, por meio de processo que corre em Curitiba.

"Temer não tem condições de continuar na presidência da República", asseverou Lindbergh.

Nenhum comentário: