segunda-feira, 23 de maio de 2016

Rogerinho surpreende, dá trabalho a Simon, mas cai na estreia em R.Garros



Brasileiro atua em alto nível diante do tenista da casa e 19º do ranking da ATP em duelo que durou 2h39; atual campeão, Wawrinka sofre, mas consegue a vitória




Por
Paris, França
 

Rogério Dutra Silva Rogerinho Roland Garros 2016 (Foto: Getty Images)Rogerinho teve grande participação na partida, apesar da derrota (Foto: Getty Images)


O sorteio realmente não ajudou Rogério Dutra Silva em sua volta à chave principal de Roland Garros após três anos. Atual 85º do mundo, o brasileiro de 32 anos teve pela frente o francês Gilles Simon (19º). Porém, nem o ranking nem mesmo a torcida pelo rival abalaram Rogerinho, que disparou belos golpes com seu backhand de apenas uma mão e atuou em alto nível nos dois primeiros sets. Apesar do bom jogo, valeu o favoritismo de Simon, que venceu por 3 sets a 0, parciais de 7/6 (5), 6/4 e 6/2 em 2h39 de confronto, para avançar à segunda fase da competição.

+ Confira a chave masculina de Roland Garros

Na próxima fase, Simon terá pela frente o argentino Guido Pella (48º), vice-campeão do Rio Open deste ano e que venceu o compatriota Diego Schwartzman (63º) por 3 sets a 1, parciais de 6/2, 3/6, 6/2 e 6/3, na primeira rodada da competição. Quem avançar deste duelo, enfrenta Dujan Lajovic (81º) ou Viktor Troicki (24º).


O jogo
Em um início alucinante e imprevisível, Rogerinho surpreendeu Gilles Simon com duas quebras no dois primeiros games. O francês tentava explorar o backhand de uma mão do brasileiro, que se mostrava confortável e encaixava boas devoluções no fundo da quadra. Rogerinho abriu 3/0, mas Simon reagiu, empatou em 3/3 e teve o saque para passar à frente. Novamente o paulista elevou o nível, não deixou o tenista da casa ganhar muita confiança e mais uma vez quebrou seu serviço. O francês reagiu rapidamente, empatando a disputa. O duelo seguiu muito parelho, com a maioria dos pontos bem acirrados. Rogerinho ainda precisou salvar um break point para levar o jogo ao tie-break. No desempate, Simon foi decisivo e venceu por 7-5.


Gilles Simon vence Rogério Dutra Silva em Roland Garros (Foto: Reuters)
Gilles Simon teve muito trabalho para vencer 
o brasileiro Rogério Dutra Silva na primeira 
rodada (Foto: Reuters)


Quem imaginava que a derrota no primeiro set abalaria o brasileiro, se enganou. Rogerinho voltou concentrado e manteve o alto nível de disputa. Com uma quebra no quarto game, ele abriu 3/1 e parecia que conseguiria engrenar para empatar o jogo. Porém, Simon novamente reagiu e os tenistas trocaram mais uma quebra cada, com o brasileiro abrindo 4/2. Neste momento, o árbitro deu uma advertência a Rogerinho por, segundo ele, receber instruções de seu treinador. O brasileiro discutiu, argumentou e pareceu ter se desconcentrado a partir daí. Seus golpes já não entravam com a mesma precisão e os erros se somaram. Simon aproveitou para atropelar, passar à frente e, com um ace, fechar o set em 6/4.
O abalo psicológico do set anterior seguiu no início do terceiro set. Rogerinho seguia errando demais e cometeu uma dupla falta no break point para "entregar" o primeiro game a Simon, que aproveitou o saque para abrir 2/0. Apesar de conseguir equilibrar os games, o paulista se atrapalhava nas próprias falhas para abrir caminho à vitória do tenista da casa. Com duas duplas faltas consecutivas e um erro não forçado, Rogerinho foi quebrado no sétimo game e viu o rival sacar para o jogo. Simon encaixou bem seus serviços e não teve problemas para vencer o confronto e avançar em Roland Garros. No fim, Simon deu um abraço em Rogerinho, ambos saíram sorridentes e foram ovacionados pelo público.


WAWRINKA SOFRE EM CINCO SETS, MAS AVANÇA

Atual campeão de Roland Garros, Stan Wawrinka por pouco não fez história mais uma vez no saibro parisiense. Porém, desta vez, pelo lado negativo. O suíço sofreu em cinco sets para vencer em sua estreia da competição o tcheco Lukas Rosol (59º) por 3 a 2, parciais de 4/6, 6/1, 3/6, 6/3 e 6/4 em 3h14, evitando assim ser o primeiro jogador campeão de Roland Garros a ser eliminado na primeira rodada do ano seguinte.


Stan Wawrinka na partida contra Lukas Rosol em Roland Garros 2016 (Foto: Reuters)
Stan Wawrinka esteve perto de dar adeus à 
Roland Garros logo na primeira rodada do 
torneio (Foto: Reuters)


Na próxima rodada, o número 4 do mundo terá pela frente o japonês Taro Daniel (93º), que também teve uma disputa acirrada na estreia ao vencer com a desistência de Martin Klizan (45º) no quinto set.
Outro favorito a avançar, desta vez sem sustos foi o japonês Kei Nishikori. Em continuação do confronto que começou no domingo, mas foi paralisado por conta da chuva em Paris, o Samurai despachou o italiano Simone Bolelli por 3 sets a 0, parciais de 6/1, 7/5 e 6/3, e vai enfrentar o russo Andrey Kuznetsov (40º) na segunda rodada.


RADWANSKA E MUGURUZA AVANÇAM

Na chave feminina, as favoritas Agnieszka Radwanska (2ª) e Garbiñe Muguruza (4ª) venceram seus compromissos na estreia de Roland Garros. A polonesa não teve dificuldades e despachou Bojana Jovanovski (120ª) em 1h05 cedendo apenas dois games, com 2 sets a 0, parciais de 6/0 e 6/2. Por outro lado, a espanhola sofreu para vencer Anna Karolina Schmiedlova (38ª) e por pouco não deu adeus ao torneio logo na primeira fase. Depois de perder a primeira parcial, Muguruza reagiu e venceu por 2 sets a 1, parciais de 3/6, 6/3 e 6/3.

Outra das principais tenistas da competição, Simona Halep também avançou sem problemas. A romena, 6ª do mundo, despachou a japonesa Nao Hibino (71ª) por 2 sets a 0, com 6/2 e 6/0.

Agnieszka Radwanksa vence na estreia em Roland Garros 2016 (Foto: Reuters)
Agnieszka Radwanksa vence na estreia em 
Roland Garros (Foto: Reuters)


FONTE:

Nenhum comentário: