terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Retrospectiva 2013: lambreta, voleio e letra entre os golaços do futsal no ano

Autor de jogada antológica na semifinal da Liga Futsal, Felipe, do Concórdia, encabeça lista, que conta com jogadora lusa do Benfica e com o craque Falcão

Por Rio de Janeiro

Gols de lambreta, de bicicleta, de voleio e em jogadas individuais. O que não faltou em 2013 foram lances bonitos no futsal brasileiro e internacional. Dentre os 10 gols mais bonitos do ano selecionados pelo GloboEsporte.com (assista no vídeo ao lado), destaque para a jogada protagonizada pelo ala Felipe, do Concórdia, na semifinal da Liga Futsal, contra o Joinville. Na ocasião, o camisa 3 da equipe do oeste catarinense usou o recurso da lambreta para vencer o goleiro Tiago. O top 10 conta também com um gol do craque Falcão, um de uma jogadora portuguesa e dois protagonizados por atletas corintianos. Confira a lista:

01
lambreta de felipe
O jogo no Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC), valia uma vaga na grande final da Liga Futsal. Aos 10 minutos do segundo tempo, o Joinville vencia o Concórdia por 3 a 2, quando Felipe foi lançado na área e, com uma lambreta, encobriu o goleiro Tiago, bicampeão mundial da seleção brasileira. O gol motivou o Concórdia, que conseguiu uma histórica vitória por 7 a 4, chegando à decisão da Liga Futsal pela primeira vez.

Felipe Concórdia futsal (Foto: Ricardo Artifon/CBFS) 
Felipe, do Concórdia, ajudou a sua equipe a chegar
à inédita decisão do Liga Futsal
(Foto: Ricardo Artifon/CBFS)
 
- A lambreta surgiu meio que no improviso. Quando recebi o passe do Joãozinho, a bola desviou no Leco (fixo do Joinville) e saiu um pouco da direção do meu pé. Daí tive que virar o corpo e arrumar um jeito de tocar para trás, porque o Tiago estava perto de mim. Foi um dos gols mais bonitos e importantes da minha carreira, pois depois desse lance, o Concórdia conseguiu virar o jogo e se classificar para a final - comentou Felipe, que vai jogar justamente no Joinville em 2014.

02
bicicleta de jé
O Orlândia decidia a 8ª Superliga contra o Concórdia na casa do rival. Durante o primeiro tempo, o pivô Jé recebeu passe no ataque orlandino, levantou a bola e deu uma linda bicicleta, acertando o canto esquerdo do goleiro Gian. Dono da melhor campanha na competição, o time paulista aproveitou a vantagem e conquistou o título com um empate em 3 a 3 no tempo normal e 0 a 0 na prorrogação.

03
lambreta de rita martins
A jogadora portuguesa Rita Martins chamou a atenção do mundo em setembro, quando marcou um golaço na partida entre o seu Benfica e o Nova Semente, pela Liga Feminina de Portugal. O gol antológico foi executado com uma lambreta de costas para o gol. Aos 34 anos, Rita é considerada a maior jogadora do futsal feminino de Portugal. No Mundial da categoria, este mês, na Espanha, as portuguesas foram eliminadas pelo Brasil na semifinal.

Rita Martins futsal Benfica (Foto: Reprodução Facebook) 
A portuguesa Rita Martins (à esq.) é a representante
 feminina no top 10 do ano (Foto: Reprodução Facebook)

04
pintura de pito
O Concórdia não ficou com o título da Liga Futsal 2013, mas o golaço de Pito, o primeiro da primeira partida da decisão contra o Orlândia, ficará na memória do torcedor. Na etapa inicial do duelo em Concórdia (SC), o pivô passou entre Marinho e Sinoê e bateu forte na saída do goleiro Léo Oliveira. Contudo, quem sorriu por último foi o Orlândia, que triunfou por 2 a 1 no duelo e conquistou o título com um empate na partida de volta, em São Sebastião do Paraíso (MG).

05
voleio de falcão
No início deste mês, a seleção brasileira conquistou a Copa Intercontinental, em Caxias do Sul (RS). Contudo, o que ficará marcado na memória do torcedor é o golaço de Falcão na partida contra a Croácia pela terceira rodada. Logo no início do jogo, o camisa 12 pegou de voleio após cobrança de escanteio, abrindo caminho para a goleada brasileira por 7 a 0. Na final, um dia depois, o Brasil derrotou a Colômbia e conquistou o título.

falcão futsal seleção brasileira (Foto: LUCIANO BERGAMASCHI/CBFS) 
Falcão voa e aplica voleio espetacular 
(Foto: LUCIANO BERGAMASCHI/CBFS)


06
categoria de Zico
Realizado em outubro, na cidade de Maringá (PR), o Grand Prix foi a principal competição disputada pela seleção brasileira em 2013. Com uma campanha irrepreensível na primeira fase, o time canarinho ficou com o título após bater o Paraguai na semifinal e a Rússia na final (vitória nos pênaltis). Contudo, o gol mais bonito do torneio saiu na primeira fase. No duelo contra o Irã, pela terceira rodada, o ala Zico marcou um golaço encobrindo o goleiro-linha iraniano. O Brasil venceu por 7 a 2.

07
letra de Deives
O Joinville não alcançou o seu grande objetivo no ano, que era o inédito título da Liga Futsal, mas um jogador saiu da temporada valorizado. O pivô Deives destacou-se com grandes atuações e gols bonitos como o da primeira partida da semifinal da Liga, contra o Concórdia, no ginásio do rival. Ao receber do goleiro Tiago, o goleador desviou de letra, abrindo o placar do jogo, que terminou empatado em 2 a 2.

08
chutaço de Simi
Eleito o craque da Liga Futsal 2013, o pivô corintiano Simi mostrou toda a sua categoria no primeiro jogo da semifinal do campeonato, contra o Orlândia, em São Sebastião do Paraíso (MG). Após receber passe pelo meio, o camisa 11 acertou bonito chute com o lado do pé, sem chance de defesa para o goleiro Guitta. O gol, entretanto, não adiantou muito para o Timão, que saiu de quadra derrotado e acabou eliminado no segundo jogo.

Simi marca o segundo gol e decreta a vitória do Corinthians (Foto: Corinthians/divulgação) 
Simi acertou belo chute com o lado do pé na semifinal
 da Liga Futsal (Foto: Corinthians/divulgação)

09
voleio de schumacher
Se o título da Liga não veio, o Corinthians pelo menos pode se gabar por ter feito uma grande campanha na segunda fase. Na partida contra o Atlântico Erechim, em Erechim (RS), o Timão não tomou conhecimento do atual campeão da Taça Brasil: 7 a 4. No lance mais bonito da partida, Schumacher acertou um belo voleio, sem chances de defesa para o goleiro Gaúcho.

o garçom tom
O gol foi marcado por Wender, mas a bela jogada foi toda construída pelo ala Tom, que driblou três adversários e deixou o companheiro de equipe livre para definir a vitória do Minas sobre o Carlos Barbosa, por 2 a 1, em Belo Horizonte, pela primeira fase da Liga Futsal. O time mineiro foi eliminado na segunda fase, enquanto os gaúchos caíram nas quartas de final.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/eventos/futsal/noticia/2013/12/retrospectiva-2013-lambreta-voleio-e-letra-entre-os-golacos-do-futsal-no-ano.html

Nenhum comentário: