sábado, 22 de junho de 2013

Parceiros, Neymar e Balotelli dão molho carismático ao Brasil x Itália

Amigos após apenas um encontro, troca de telefones e muitas mensagens, atacantes protagonizam clássico que vale a liderança do grupo

Por Alexandre Lozetti, Carlos Augusto Ferrari e Márcio Iannacca Salvador


Neymar brasil balotelli itália (Foto: Agência Getty Images)Neymar e Balotelli se enfrentaram uma única vez: italiano fez um gol (Foto: Agência Getty Images)

Gil Cebola, Gui Pitta, Jotacê, Gustavo e Mario Balotelli... Balotelli? É isso mesmo. A lista de "parças" de Neymar ganhou a presença ilustre do astro italiano. Neste sábado, às 16h (de Brasília), os principais jogadores de Brasil e Itália vão se enfrentar na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela Copa das Confederações. O confronto será transmitido ao vivo pela TV Globo, pelo SporTV e o GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha a partida em Tempo Real.

A partida marca o encontro entre os dois jogadores mais carismáticos da competição. O brasileiro tem seu nome gritado com euforia por onde passa, e o europeu demonstra seu carinho pelo país a cada mensagem nas redes sociais e a cada gesto, como ignorar o temor geral pelas manifestações e passear nas ruas de Salvador para visitar projetos solidários. De quebra, o jogão vale a primeira colocação do Grupo A do torneio. Brasil e Itália são os líderes da chave, com seis pontos, e já têm vaga na semifinal. O time canarinho, porém, tem saldo de gols superior ao dos rivais: cinco contra dois.


A amizade começou justamente após um amistoso entre as duas equipes, que terminou num empate por 2 a 2 (veja os gols ao lado). Em março, as seleções se enfrentaram em Genebra, na Suíça, e uma visita de Balotelli - autor de um gol na ocasião - ao vestiário brasileiro deu início ao contato direto entre os jogadores. Eles trocaram telefones e, desde então, se falam constantemente. Até pedidos por uma transferência foram enviados pelo goleador da Azzurra a Neymar, que optou pelo Barcelona em vez de aceitar o convite do amigo.

- Por que você não vem jogar no Milan? - convidou Balotelli.

Tweet Neymar Balotelli Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)Neymar recepciona o amigo Balotelli logo após o italiano criar uma conta no Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)

A amizade se intensificou e tornou-se pública na internet, instrumento adorado pelo craque brasileiro. No início de maio, Balotelli criou a sua conta no Twitter. Foi logo recepcionado por Neymar.
- Balooo... Abraço, amigo - postou o brasileiro.

A última troca de mensagens entre os dois aconteceu antes da estreia da seleção brasileira na Copa das Confederações, no dia 15 de junho. Balotelli, que chegou a postar no Twitter que “ama o Brasil”, desejou sorte horas antes do primeiro jogo do time canarinho na competição.
- Boa sorte, Hermano.

Dentro de campo, amigos resolvem para Brasil e Itália

Neymar, Brasil x México (Foto: André Durão)Neymar tem dois gols e uma assistência pelo Brasil na copa das Confederações (Foto: André Durão)

Não é a toa que, nos jogos disputados até agora, os dois foram ovacionados pelos torcedores. Eles estão entre os artilheiros da Copa das Confederações, com dois gols cada. Perdem para os espanhóis Torres (quatro) e Villa (três), e para o nigeriano Aduamadi (três). Esses tiveram a vantagem de enfrentar o frágil Taiti.

Neymar marcou dois golaços: um de pé direito, contra o Japão, e outro de esquerda, diante do México. O primeiro de Balotelli, na vitória sobre os mexicanos, esbanjou toda sua vitalidade. Ele ganhou do zagueiro e finalizou. Já no duelo com o Japão ele fez de pênalti.


O italiano faz porque arrisca. Com dez finalizações, é quem mais chutou a gol até agora na Copa das Confederações; Neymar tentou seis vezes. Mais uma prova de que, neste clássico do futebol mundial, os amigos serão amigos, mas os negócios, e a luta pela vitória serão à parte. Amizade, mesmo, só depois da competição, quando eles pretendem até viajar juntos.

Com dor no tornozelo, Paulinho está fora do jogo


Paulinho lesão treino Seleção (Foto: Wagner Carmo / VIPCOMM)Paulinho é o único desfalque de Felipão para o jogo ontra os italianos (Foto: Wagner Carmo/VIPCOMM)

O volante Paulinho é o único desfalque do técnico Luiz Felipe Scolari para o confronto deste sábado. Com uma torção no tornozelo esquerdo, o jogador foi vetado pelo departamento médico da Seleção. Hernanes será o substituto.
Além do volante, o zagueiro David Luiz poderia ser outro desfalque. Porém, 
após avaliação e constatação de uma pequena fratura no nariz, o defensor foi liberado para participar normalmente do confronto diante dos italianos.

Na atividade de sexta-feira, o Brasil iniciou o treino com a seguinte formação: Julio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Hernanes e Oscar; Hulk, Neymar e Fred. Na última quinta-feira, porém, o coordenador da Seleção, Carlos Alberto Parreira, admitiu que outras mudanças poderiam ser feitas para não desgastar os atletas.

Prandelli quer Itália mais equilibrada

O técnico Cesare Prandelli não confirmou o time, mas adiantou que vai dar prioridade a quem estiver em melhores condições físicas. Alguns jogadores reclamaram de dores musculares depois da suada vitória sobre o Japão, na Arena Pernambuco, e poderão ser preservados para a semifinal.

- Precisamos ter uma equipe mais equilibrada. Vamos atuar de uma forma que já atuamos. Não há segredos contra o Brasil - afirmou Prandelli.

O treinador não gostou do comportamento da equipe, sobretudo no primeiro tempo. Por isso, cogita fazer mudanças. De Rossi, suspenso pelo segundo cartão amarelo, e Pirlo, com uma lesão muscular na panturrilha direita, estão vetados. Eles devem dar lugar a Candreva e Giovinco. O último foi o autor do gol salvador diante dos asiáticos.


Cesare Prandelli treino Itália (Foto: EFE)Prandelli tem dois desfalques: De Rossi, suspenso, e Pirlo, com uma lesão na panturrilha direita (Foto: EFE)

Outro setor que poderá sofrer alterações é a defesa. Foram quatro gols sofridos em apenas dois jogos, sendo três deles apenas contra os japoneses. Barzagli, com falhas em ambas, deve ir para o banco de reservas. Assim, Bonucci formaria a dupla de zaga com Chiellini.

Ficha técnica


Brasil x Itália
Julio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Hernanes e Oscar; Hulk, Neymar e Fred Buffon, Maggio, Barzagli (Bonucci), Chiellini e De Sciglio; Aquilani, Montolivo, Candreva, Marchisio e Giovinco; Balotelli
Técnico: Luiz Felipe Scolari Técnico: Cesare Prandelli
Estádio: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
Arbitragem: Ravshan Irmatov (UZB), auxiliado por Abdukhamidullo Rasulov (UZB) e Bakhadyr Kochakarov (QUI)
Competição: Copa das Confederações. Data: 22/06/2013. Horário: 16h (de Brasília)
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-das-confederacoes/noticia/2013/06/parceiros-neymar-e-balotelli-dao-molho-carismatico-ao-brasil-x-italia.html

Nenhum comentário: