sábado, 16 de fevereiro de 2013

Barão x McDonald vale cinturão interino e recorde neste sábado


Dono do título provisório dos galos, brasileiro tenta ampliar invencibilidade, a maior do UFC. Americano pode se tornar o campeão mais jovem da história

Por SporTV.com Londres

Com o campeão Dominck Cruz ainda se recuperando de uma cirurgia no joelho, Renan Barão defende neste sábado o cinturão interino do peso-galo do UFC diante de Michael McDonald. Além do título, o brasileiro tentará ampliar o recorde de maior sequência de lutas invictas entre todos os lutadores que o Ultimate tem no plantel. São 30 ao todo, com 29 vitórias e um "no contest" (duelo sem resultado). Por outro lado, o americano pode entrar para a história. Se passar por Barão, McDonald se tornará o atleta mais jovem a conquistar um cinturão da organização. Aos 22 anos e um mês, ele bateria a marca de Jon Jones, que se tornou campeão meio-pesado com 23 anos e oito meses. Tudo isso para inglês ver. Os dirigentes escolheram Londres, mais precisamente a Wembley Arena, como sede do primeiro evento em continente europeu em 2013.

Michael McDonald X Renan Barao UFC MMA 1 (Foto: Getty Images)Renan Barão e Michael McDonald: sorrisos e clima ameno na pesagem (Foto: Getty Images)

Renan Barão se tornou campeão interino em julho do ano passado, quando venceu Urijah Faber por decisão unânime dos jurados. A luta contra Michael McDonald será sua primeira defesa de cinturão. A invencibilidade do brasileiro começou em 2005. Barão estreou no MMA com revés para João Paulo Rodrigues de Souza e depois não sentiu mais o gostinho da derrota. No UFC, são quatro apresentações e quatro triunfos.

+ Veja todas as encaradas da pesagem do UFC: Barão x McDonald
Assim como Renan Barão, Michael McDonald tem quatro vitórias em quatro lutas no Ultimate. Ele se credenciou para enfrentar o potiguar depois de superar Edwin Figueroa, Chris Cariaso, Alex Soto e Miguel Angel Torres na sequência.

Renée Forte e Jorge Santiago ganham nova chance
O evento deste sábado também é de fundamental importância para outros dois brasileiros. Depois de estrear com derrota para Serginho Moraes no peso-meio-médio, o ex-TUF Brasil Renée Forte ganha nova oportunidade, agora no peso-leve. Ele vai enfrentar o local Terry Etim, aquele mesmo que levou o "nocaute do ano" de Edson Barboza em 2012.

Renee Forte na encarada do UFC com Terry Etim (Foto: Divulgação / UFC)Mais magro do que no TUF, Renée Forte (dir.) terá desvantagem na altura contra Etim (Foto: Divulgação / UFC)

SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Demitido duas vezes do UFC, Jorge Santiago ganhou uma terceira oportunidade na organização. Assim como Renée, ele decidiu descer uma categoria e vai enfrentar o islandês Gunnar Nelson entre os meio-médios. O ex-campeão dos médios do Sengoku tem uma vitória e quatro derrotas nas cinco lutas que fez no Ultimate.

No restante do card, destaque para duas lutas entre meio-pesados que prometem muita trocação: Jimi Manuwa x Cyrille Diabate e James Te Huna x Ryan Jimmo. Na penúltima luta da noite, dois dos principais nomes do peso-pena: Cub Swanson x Dustin Poirier. O card principal terá apenas um inglês. Che Mills vai medir forças com Matt Riddle pelo peso-meio-médio.

Jorge Santiago na encarada do UFC com Gunnar Nelson (Foto: Divulgação / UFC)Jorge Santiago (dir.) na encarada do UFC com Gunnar Nelson (Foto: Divulgação / UFC)

O canal Combate transmite o "UFC: Barão x McDonald" na íntegra e com exclusividade neste sábado, às 15h (de Brasília). O SporTV.com fará o acompanhamento do torneio todo, em Tempo Real.
Confira o card completo e os pesos dos lutadores na pesagem desta sexta:

CARD PRINCIPAL
Peso-galo (até 61,2kg): Renan Barão (60,78 kg) x Michael McDonald (60,78 kg)
Peso-pena (até 66,2kg*): Dustin Poirier (65,77 kg) x Cub Swanson (66,22 kg)
Peso-meio-pesado (até 93,4kg*): Jimi Manuwa (92,53 kg) x Cyrille Diabate (93,44 kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg*): Gunnar Nelson (76,66 kg) x Jorge Santiago (77,11 kg)
Peso-meio-pesado (até 93,4kg*): James Te Huna (93 kg) x Ryan Jimmo (93 kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg*): Che Mills (77,11 kg) x Matt Riddle (77,11 kg)


CARD PRELIMINAR
Peso-leve (até 70,8kg*): Terry Etim (70,31 kg) x Renée Forte (70,76 kg)
Peso-leve (até 70,8kg*): Paul Sass (70,76 kg) x Danny Castillo (70,76 kg)
Peso-pena (até 66,2kg*): Andy Ogle (65,77 kg) x Josh Grispi (65,32 kg)
Peso-médio (até 84,4kg*): Tom Watson (83,91 kg) x Stanislav Nedkov (83,91 kg)
Peso-galo (até 61,7kg*): Vaughan Lee (60,78 kg) x Motonobu Tezuka (61,24 kg)
Peso-mosca (até 57,2kg*): Ulysses Gomez (57,15 kg) x Phil Harris (56,70 kg)

* Nas lutas em que não há disputa de cinturão, é dada uma tolerância de 0,455 kg, ou uma libra.

banner ufc combate (Foto: GLOBOESPORTE.COM)

Nenhum comentário: