sexta-feira, 29 de junho de 2012

Federer escapa por pouco de zebra e avança às oitavas em Wimbledon

Francês Julien Benneteau esteve a dois pontos de eliminar o hexacampeão

Por SporTV.com Londres

Por quatro vezes, Roger Federeresteve a dois pontos da eliminação em Wimbledon nesta sexta-feira. Sempre que precisou, porém, o hexacampeão do torneio foi impecável. Tirou da manga ótimos saques e jogou grandes ralis. Mesmo depois de permitir que o francês Julien Benneteau abrisse 2 sets a 0, o número 3 do mundo reagiu de forma fantástica e se salvou. Depois de cinco sets, avançou às oitavas de final por 4/6, 6/7(3), 6/2, 7/6(6) e 6/1.

Além de espantar a zebra e evitar um destino parecido com o do já eliminado Rafael Nadal, Federer manteve vivas as esperanças de sair de Londres como número 1 do mundo. Para que isso aconteça, ele precisa conquistar o heptacampeonato. Na próxima rodada, o atual terceiro colocado no ranking vai enfrentar o belga Xavier Malisse, que também triunfou em cinco sets nesta sexta: 1/6, 7/6(5), 6/1, 4/6 e 6/3 sobre Fernando Verdasco.

Roger Federer tênis Wimbledon 3r (Foto: AP)Roger Federer vibra durante o jogo em Wimbledon  (Foto: AP)
Dono de um ótimo saque e um jogo de rede sólido, Benneteau entrou em quadra fazendo seu jogo agressivo de sempre. Federer fez o mesmo, e os dois tenistas seguiram confirmando seus serviços sem problemas até o nono game. O francês foi o primeiro a conseguir vantagem. 

Graças a duas bolas vencedoras, quebrou o saque de Federer e fez 5/4. Em seguida, depois de abrir 4/0, viu Federer ganhar dois pontos espetaculares. No terceiro set point, contudo, Benneteau aproveitou a chance e fechou a parcial.

A resposta de Federer foi rápida. Atacando bem com sua direita, chegou a chances de quebra já no segundo game do segundo set. Com um direita no contrapé, deixou o rival caído no chão e conseguiu a quebra. Benneteau, contudo, não se abalou e devolveu a quebra já no terceiro game, graças a uma esquerda de Federer que morreu na rede. A partida seguiu dura, e o azarão teve break points no sétimo e nono games. O número 3 do mundo, entretanto, escapou de ambos com excelentes serviços. No 12º game, a zebra quase refugou. Depois de abrir 40/15, Benneteau cometeu seguidas falhas. Federer teve dois set points, mas o francês se salvou com uma direita vencedora e um ace.

Roger Federer tênis Wimbledon 3r (Foto: Reuters)Suíço se esforçou muito (Foto: Reuters)
A decisão foi para o tie-break, e Federer cometeu um erro não forçado logo no primeiro ponto. A falha custou caro, e Benneteau aproveitou, encaixando ótimos saques. Sem perder um ponto sequer no serviço, o francês ainda conquistou outro mini-break graças a nova falha do suíço. Com 6/3 no placar, Benneteau ganhou um belo rali e se colocou à frente por 2 sets a 0.

No terceiro set, entretanto, ficou claro que o número 32 do mundo não conseguiria manter o excelente nível. Logo no primeiro game, depois de um escorregão que o deixou analisando o punho direito, Benneteau cometeu uma dupla falta diante de um break point e cedeu a quebra. Desta vez, Federer não bobeou. Aproveitou a vantagem e deslanchou. Em apenas 27 minutos, fechou a parcial em 6/2 e estendeu a partida.

O número 3 já agredia mais nas devoluções e conseguia mais chances. No quinto game do terceiro set, Benneteau só escapou de um 0/40 porque encaixou quatro belos saques consecutivos. Federer, por sua vez, não passava aperto com o saque. Vencendo mais do 90% dos pontos com o primeiro serviço, o suíço só foi pressionado no 12º game, quando esteve a dois pontos da eliminação. Sempre que precisou, porém, Federer encaixou bons serviços e evitou que o oponente tivesse match points.

Julien Benneteau na partida de tênis contra Federer (Foto: Reuters)Julien Benneteau se despede de Wimbledon (Foto: Reuters)

A decisão foi para o tie-break, e Federer conseguiu o primeiro mini-break quando atacou com uma ótima direita no quinto ponto. No sexto, porém, com o saque em 3/2, o suíço não conseguiu volear uma boa esquerda de Benneteau. Na virada de lado, o placar mostrava 3/3. O game seguiu parelho, e Federer conseguiu outro mini-break para abrir 5/4. A história se repetiu, e o suíço falhou em outra subida à rede. Mesmo assim, um ótimo saque deu ao número 3 do mundo um set point. Benneteau se salvou, sacando bem e subindo à rede (6/6), mas também falhou. Jogou uma esquerda longa e uma direita na rede. Por 7/6(6), Federer fechou o quarto set e se manteve no jogo.

Quando o quinto set começou, Benneteau já não se movimentava como antes e pediu massagem em uma virada de lado. Na volta, cometeu dois erros não forçados e perdeu o saque quando Federer acertou uma devolução vencedora. Com 3/1 no placar e melhor fisicamente, o suíço não olhou para trás e fechou o jogo em 6/1.

FONTE:
 http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2012/06/federer-escapa-por-pouco-de-zebra-e-avanca-oitavas-em-wimbledon.html

Nenhum comentário: