segunda-feira, 21 de maio de 2012

Nadal supera Djokovic, é hexa em Roma e volta a ser número 2 na ATP

Tenista espanhol chega a 26 vitórias consecutivas no saibro vermelho

Por SporTV.com Roma

Rafael Nadal volta a reinar em Roma. Superado por Novak Djokovic na final do ano passado, o espanhol deu o troco nesta segunda-feira, jogando um tênis perfeito para o saibro vermelho: defesas com bolas cheias de efeito e ataques inteligentes. Perfeito ns pontos importantes, Nadal tirou a paciência de Nole, fez 7/5 e 6/3 e conquistou o hexa do Masters 1.000 de Roma. De quebra, garantiu seu retorno ao posto de número 2 do mundo.

Rafael Nadal tênis Roma final (Foto: Reuters)Rafael Nadal foO tenisi impecável quando encarou break points no segundo set (Foto: Reuters)
 
O tenistata de Mallorca havia perdido a vice-liderança do ranking na última semana, quando Federer conquistou o título do Masters de Madri. No entanto, com os mil pontos conquistados na capital italiana, Nadal volta a ficar à frente do suíço e será o cabeça de chave número 2 em Roland Garros. Djokovic, campeão de Roma no ano passado, continua na liderança da lista da ATP.
Com a vitória desta segunda-feira - a final seria no domingo, mas foi adiada por causa da chuva -, Nadal tem 33 triunfos e apenas duas derrotas no torneio italiano. Campeão em 2005, 2006, 2007, 2009, 2010 e 2011, o espanhol só foi derrotado por Juan Carlos Ferrero, em 2008, e por Djokovic, na decisão do torneio em 2011.
Eliminado nas oitavas de final do Masters de Madri, disputado no saibro azul, o mallorquino agora acumula 26 vitórias consecutivas no saibro vermelho. Desde que perdeu a final de Roma/2011, ele conquistou os títulos de Roland Garros/'11, Monte Carlo/'12, Barcelona/'12 e Roma/'12.

Nadal quebra primeiro
Djokovic começou o jogo pressionado por Nadal, que jogou um tênis agressivo e chegou a dois break points. O número 1 se salvou por pouco. No primeiro ponto, encaixou uma bola vencedora. No segundo, o espanhol dominou o ponto, mas subiu mal à rede e não conseguiu devolver uma bola baixa do sérvio. No quinto game, Djokovic cometeu três erros não forçados, e Nadal teve mais duas chances de quebra. Na primeira delas, o número 3 jogou uma paralela de forehand para fora. Na segunda, contou com uma péssima curtinha do adversário. Nadal alcançou a bola e matou o ponto com um backhand cruzado.
A vantagem do número 3 durou pouco. No sexto game, foi ele quem cometeu uma série de erros não forçados. Com quatro falhas, Nadal cedeu a quebra e a igualdade ao sérvio: 3/3. O jogo mudou, e o espanhol viu seu aproveitamento de primeiros saques cair para abaixo dos 50%. Nole passou a ameaçar mais o serviço do oponente. Com Nadal sacando em 4/5 e 30/30, Djokovic dominou o ponto, mas um juiz de linha errou ao apontar uma bola fora do sérvio. Em vez de ter um set point, o número 1 precisou jogar o ponto novamente. O número 3 venceu a repetição e confirmou: 5/5.

Novak Djokovic tênis Roma final (Foto: Reuters)Djokovic perdeu a paciência com as chances que
não aproveitou no segundo set (Foto: Reuters)
 
O 11º game foi o mais dramático. Djokovic abriu 40/15, mas cometeu dois erros e deixou Nadal a dois pontos da quebra. Com o placar em "iguais", os dois jogaram um rali de 32 rebatidas que terminou com uma falha do sérvio. No set point, Nadal deu uma curtinha. Djokovic alcançou a bola, mas Nadal ganhou a disputa com dois voleios seguidos e chegou à quebra. na sequência, o espanhol confirmou o saque sem problemas e fez 7/5 depois de 1h15m de jogo.
A segunda parcial começou com Nadal em alta. Controlando a maioria dos pontos com seu forehand, o espanhol deslocou Djokovic para os dois lados e conseguiu a quebra. Nole teve quatro chances para igualar o placar na sequência, mas não conseguiu aproveitar os break points e deixou Nadal escapar de um 0/40. O número 1 voltou a perder oportunidades no quarto game. Com um voleio para fora e uma direita não forçada na rede, desperdiçou outros dois break points.
Djokovic seguia lutando, mas se irritava com suas próprias falhas e via Nadal executar belas bolas para manter a liderança. No nono game, Djokovic não resistiu mais. Com uma esquerda para fora, o sérvio cedeu o primeiro match point do jogo ao rival. No ponto seguinte, cometeu uma dupla falta que deu números finais. Game, set, match, Nadal: 7/5, 6/3.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2012/05/nadal-supera-djokovic-e-hexa-em-roma-e-volta-ser-numero-2-na-atp.html

Nenhum comentário: