sábado, 21 de abril de 2012

É tudo ou nada: Bangu e Bota fazem duelo 'retrô' para avançar no Carioca

Considerado clássico por mais de meio século, jogo pode colocar Glorioso em sua primeira decisão no Engenhão. Time alvirrubro sonha com façanha

Por André Casado e Gabriel Fricke Rio de Janeiro

Vestida de vermelho e branco de um lado e preto e branco de outro - ambos listrados simetricamente - a cidade do Rio de Janeiro reviverá na noite deste sábado, no Engenhão, uma época que não volta mais. Tratado como clássico por mais de meio século, Bangu x Botafogo protagoniza uma partida decisiva novamente após 25 anos. O jogo "retrô" que acontece às 18h30m, pela semifinal da Taça Rio, está recheado de nostalgia, mas também de uma adrenalina sem fim. Pressionado pelo favoritismo e por ser o único grande a não ter ido à Libertadores, o Glorioso coloca em xeque sua sobrevivência no Campeonato Carioca. Enquanto o rival quer aproveitar o embalo e atingir uma façanha que poucos conseguiram na história.

Em 1987, através de seu último grande time, o Alvirrubro derrubou o Bota e sagrou-se campeão da Taça Rio. Deu o troco vinte anos depois da derrota no estadual de 1967, quando o duelo tinha equilíbrio recorrente. Agora, como zebra e relaxado, esperar fechar com chave de ouro sua arrancada épica no returno, que o tirou da zona de rebaixamento. Nos últimos anos, o Bangu amargou o ostracismo e viu clubes como Americano, Cabofriense, Volta Redonda e Boavista, por exemplo, chegarem ao topo com investimentos certeiros.
Já em General Severiano, a expectativa também fica por conta de, finalmente, aportar na primeira final no estádio que arrendou, há cinco temporadas, por duas décadas e pode chamar de seu. Fla e Flu já foram campeões por lá - induzidos pelo fechamento do Maracanã para reforma - e o Vasco já esteve a um passo de colocar a mão numa taça duas vezes. Os jogadores, no entanto, admitem que gostariam de ter pela frente um adversário de peso, para ganhar mais moral num eventual final e dividirem a responsabilidade.
O árbitro sorteado pela Federação do Rio (Ferj) foi Eduardo Cordeiro Magalhães, que será auxiliado por Silbert Faria Sisquim e Luiz Glaudio Regazonne. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a semifinal em tempo real, com vídeos exclusivos, já meia hora antes de a bola rolar. O canal Premiere PFC transmite ao vivo.

header as escalações 2
Bangu: com a volta de Almir confirmada, apesar de ter sido ausência nos treinos da semana, Cleimar Rocha vai deixar Gabriel Galhardo no banco. A equipe deverá ter Willian Alves; China, Santiago (Raphael), Fernando Lopes e Renan Oliveira; Oliveira, André Barreto, Thiago Galhardo e Almir (Gabriel Galhardo); Fabinho e Sérgio Junior.
Botafogo: a única mudança na equipe é o retorno de Loco Abreu no comando de ataque. De acordo com uma espécie de revezamento imposto pelo técnico Oswaldo de Oliveira, o uruguaio assume o lugar de Herrera, após ficar no banco contra o Guarani, pela Copa do Brasil. No mais, mesmo esquema (4-2-3-1). Eis a formação: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Andrezinho, Fellype Gabriel e Elkeson; Loco Abreu.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Bangu: o zagueiro Carlos Renan e o volante Mayaro estão lesionados desde a Taça Guanabara e não voltam para a semifinal da Taça Rio. No mais, o elenco está liberado.
Botafogo: após o mês de fevereiro turbulento na parte física e março de recuperações, hoje o Botafogo não tem problemas clínicos, nem desfalques de outra ordem. Maicosuel fica no banco pela terceira vez, após estiramento na coxa direita, Cidinho voltou da seleção e Jobson e Vitinho só não são utilizados por ainda estarem recuperando a forma física. O segundo ainda deve demorar mais dez dias para estar à disposição novamente.


header fique de olho 2
Bangu: recuperado das dores, Almir tem três gols até agora no estadual - mas não marca há três partidas. Ex-jogador do Botafogo, o meia já aprontou para cima do Glorioso na competição, tendo marcado no empate em 1 a 1 na Taça Guanabara. O atleta foi liberado pelo departamento médico e deverá ser titular. O gostinho especial de reforçar sua qualidade é inegável...

Botafogo: voltando a figurar entre os titulares, Loco Abreu segue como centro das atenções. Costuma crescer em partidas decisivas e pode ser o fiel da balança para o Alvinegro. Ainda sem emplacar na temporada, espera-se o brilho do ídolo no comando de ataque.

header o que eles disseram
Cleimar Rocha, técnico do Bangu: "O Botafogo tem um poder de finalização muito grande. O nosso time é bom na defesa, mas tem que criar. Um único jogo tem muitos momentos: na hora de defender, tem que estar organizado para fazer um contra-ataque. Na hora de atacar, tem que converter e evitar os contra-ataques. É importante estar preparado para tudo".
Elkeson, meia do Botafogo: "Pode ter certeza de que vai ser um grande jogo e estamos ansiosos para entrar em campo e apresentar um futebol competitivo. Só pensamos na vitória contra a equipe do Bangu, mas respeitamos o segundo turno que eles fizeram, sabemos todas as características deles. Tudo já foi passado e repassado para a gente nestes dois dias e chegou a hora de mostrar porque estamos invictos na temporada"

header números e curiosidades (Foto: arte esporte)
* Quem leva vantagem? Veja o histórico de confrontos na Futpédia
* A última vitória do Bangu sobre o Botafogo aconteceu há nove anos: o time alvirrubro venceu por 2 a 1, no dia 19 de janeiro de 2003, no Estádio Moça Bonita, com gols de Léo e João Rodrigo, descontando Fábio para o Glorioso, na Taça Guanabara.

* A partida mais importante disputada entre Bangu e Botafogo na história do Campeonato Carioca aconteceu no dia 17 de dezembro de 1967, no Maracanã. Na oportunidade, as duas equipes se enfrentaram na última rodada do returno e o Bangu somava um ponto a mais, jogando pelo empate para conquistar o turno. O Botafogo, de Zagallo, venceu por 2 a 1, com gols de Roberto Miranda e Gérson, descontando Mário para o Alvirrubro. Com a vitória, o Glorioso, que já havia conquistado o primeiro turno, sagrou-se campeão estadual de 1967. O técnico alvinegro atual, Oswaldo de Oliveira, esteve naquela partida e torceu pelo Bangu.
* Esta é a terceira vez que Bangu e Botafogo se enfrentam no Engenhão na história do confronto. Nos dois primeiros jogos, ambos pelo Carioca, uma vitória do Glorioso (4 a 1 em 2009) e um empate (2 a 2 em 2010).

header último confronto v2
O último confronto entre Bangu e Botafogo terminou empatado em 1 a 1, em jogo válido pela terceira rodada da Taça Rio deste ano. Os gols foram marcados por Cidinho, para o Glorioso, em passe de Jobson, que reestreava no clube após dois empréstimos e afastamento por suspensão, e Almir, que empatou no segundo tempo para o Alvirrubro, no Estádio Moça Bonita.

FONTE
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2012/04/e-tudo-ou-nada-bangu-e-bota-fazem-duelo-retro-para-avancar-no-carioca.html

Nenhum comentário: