domingo, 4 de dezembro de 2011

Quenianos dominam a 13ª Volta Internacional da Pampulha, em BH

Barnabas Kiplagat Kosgei conquista o bi no masculino, enquanto a compatriota Nancy Kipron é tri na prova mineira. Brasileiros vão ao pódio

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
 
Pontualmente às 8h (horário de Brasília) deste domingo, com o tempo nublado, temperatura de 22ºC e umidade do ar de 65%, 13 mil corredores largaram para os 17,8 km da 13ª edição da Volta Internacional da Pampulha, evento que abriu o Verão Espetacular 2011/12 e foi transmitido ao vivo pelo GLOBOESPORTE.COM. No fim, só deu Quênia: vencedor de 2010, Barnabas Kiplagat Kosgei conquistou o bicampeonato no masculino, enquanto a sua compatriota Nancy Kipron sagrou-se tricampeã da prova mineira. (Veja os melhores momentos da prova no vídeo acima).

No início da disputa masculina, Miguel Luciano e Antônio Ferreira da Silva, ambos do Cruzeiro, serviram como coelhos da prova e dispararam na ponta nos primeiros três quilômetros, mas logo foram engolidos pelos demais corredores da elite. Aí foi a vez de Giovani dos Santos assumir a ponta do pelotão de elite, à frente dos africanos e dos demais brasileiros.
A partir daí, 12 corredores passaram a ocupar o pelotão da frente e se revezaram na liderança.

largada da corrida da Volta da Pampulha  (Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)Recorde de inscritos: 13 mil largaram para a Volta da Pampulha 2011 (Foto: Luisa Prochnik / GE.com)
Em meio a tantas feras, os milhares de corredores amadores deram um colorido especial à prova, com fantasias, cartazes e muito bom humor. Até um cachorrinho acompanhou por um bom tempo o pelotão de elite, passando pelos belos pontos turísticos às margens da Lagoa da Pampulha, muitos deles com arquitetura de Oscar Niemeyer e paisagismo de Burle Marx.
Metro a metro, o pelotão da frente foi ficando cada vez mais enxuto e os verdadeiros candidatos à vitória foram se destacando. Na metade da prova, oito corredores ainda brigavam: três quenianos, um tanzaniano e quatro brasileiros. O grupo foi liderado por alguns quilômetros por José Márcio Leão, do Cruzeiro.
Tentando manter uma média de no máximo três minutos por quilômetro, o pelotão de elite desgarrou com apenas seis corredores na briga pela vitória, a partir do 12º quilômetro: um queniano, um tanzaniano e quatro brasileiros, com a liderança de Paulo Roberto de Almeida Paula.

No quilômetro final, dois brasileiros contra um queniano correndo a uma velocidade de 21 km/h disputaram passada a passada. E deu Quênia pela quarta vez seguida. Num sprint sensacional nos últimos metros, Barnabas Kipilagat Kosgei assumiu a liderança e conquistou o bicampeonato com o tempo de 53m09s. Os brasileiros Damião Ancelmo de Souza, em segundo, e Paulo Roberto de Almeida Paula, em terceiro, chegaram logo atrás. Foi a oitava vitória queniana na prova masculina contra apenas cinco dos brasileiros. O brasileiro Giomar Pereira da Silva e o tanzaniano Nelson Priva Mbuya completaram o pódio.
“No ano passado, a gente já tinha visto essa disputa no fim e esse ano foi ainda mais emocionante. Tentamos abrir no início da prova para eliminar os quenianos, mas ele (Barnabas Kosgei) surpreendeu a gente na chegada, é um corredor muito forte”, admitiu Damião, o melhor brasileiro na prova pelo segundo ano consecutivo.

Queniana vence com boa vantagem
No feminino, a queniana Nancy Kipron, que já havia vencido os 10k no Rio de Janeiro no mês passado, correu sozinha os quilômetros finais e chegou ao tricampeonato da prova (2011, 2008 e 2007), com o tempo de 1h02m41s.

Foi a sexta vitória do Quênia, sendo a quinta seguida, contra sete das brasileiras. Completaram o pódio, a brasileira Sueli Pereira Silva, a queniana Jacklyne Chemwek, a brasileira Tatiele Carvalho, repetindo quarto lugar de 2010, e a brasileira Marili dos Santos.

 FONTE:h

http://globoesporte.globo.com/programas/verao-espetacular/noticia/2011/12/quenia-domina-13-volta-internacional-da-pampulha.html

Nenhum comentário: