terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Com gol e expulsão polêmicos, Figueirense goleia Bahia no Sub-20

Jogador do time catarinense faz gol após bola ao chão e recebe vermelho por falta de fair play. Lance causa revolta nos jogadores do Tricolor baiano

Por SporTV.com Pelotas, RS
 
Com um gol e uma expulsão polêmicos, causada por uma suposta falta de fair-play, o Figueirense derrotou o Bahia por 4 a 1 na tarde desta segunda-feira e segue com chances de classificação para a segunda fase do Campeonato Brasileiro Sub-20. O jogo em Pelotas (RS) foi marcado por um lance inusitado aos 31 minutos da etapa final, quando o placar estava 2 a 1. O atacante Pottker aproveitou uma bola ao chão para arrancar rumo à área adversária e marcar o terceiro gol do Figueirense, o que causou revolta nos jogadores do Bahia. O árbitro David Baquini considerou que houve uma atitude antidesportiva e expulsou o camisa 9.
O jogo havia sido interrompido, quando o Bahia estava com a posse de bola, para que Diogo (Figueirense) recebesse atendimento médico após se chocar com a trave direita. O juiz deu bola ao chão para o reinício da partida. Os jogadores do Bahia esperavam que o Figueira devolvesse a bola.

Segundo o comentarista de arbitragem do SporTV, Leonardo Gaciba, a regra não prevê punição para a falta de fair play. Para Arnaldo César Coelho, árbitro da final da Copa de 82, o juiz deveria ter interrompido a jogada quando percebeu que o atacante estava em direção ao gol.

- Deveria ter parado o jogo, marcado tiro indireto e aplicado cartão amarelo - afirmou Arnaldo durante o programa "Bem, Amigos!".

A  atitude do atacante foi criticada pelo seu próprio treinador.
- A atitude dele foi errada. Nós da comissão técnica pedimos para ele jogar a bola para fora e ele não o fez. Pode ter certeza que vamos repreendê-lo. Mas a expulsão foi injusta - afirmou o técnico do Figueirense, Fernando Gil.

O Figueira abriu o placar logo aos cinco minutos. Pottker cruzou da direita para Diogo, que matou no peito e bateu forte. Depois do gol, o Bahia passou a marcar melhor no meio de campo, obrigando o time catarinense a dar chutões para frente. Mas no último lance do primeiro tempo, o Tricolor baiano empatou. Madson cobrou falta na cabeça de Rafael, que acertou o canto esquerdo do goleiro Renan.

No segundo tempo, o Figueirense voltou pressionando e quase marcou duas vezes, mandando uma bola para fora e outra na trave. Aos seis minutos, Pottker recebeu lançamento na área e chutou para colocar o Figueirense de novo na frente: 2 a 1.

O Alvinegro passou a dominar o jogo, impedindo que o Bahia conseguisse chegar ao ataque. Aos 30 minutos, Diogo quase ampliou, mas não alcançou uma bola cruzada e se chocou com a trave. Após o atendimento médico, o juiz deu bola ao chão. Quando Pottker marcou o terceiro gol do Figueira e gerou a confusão em campo.

Os jogadores do Bahia reclamaram de falta de fair play do adversário e partiram para cima do camisa 9, que chegou a ser chutado por um rival. Quando retornava para o seu campo, o atacante foi expulso pelo juiz David Baquini. No final do jogo, Deretti fez jogada indivudual e fechou a goleada: 4 a 1 (assista aos gols no vídeo ao lado). Após a partida, o árbitro não quis explicar a expulsão de Pottker.

As 20 equipes que participaram do Brasileirão profissional de 2011, com exceção do São Paulo, que foi substituído pelo Vitória, disputam o sub-20. As equipes foram divididas em quatro grupos com cinco times cada um. Os dois melhores colocados garantem vaga nas quartas de final, que será realizada em sistema de mata-mata, em jogo único. O sistema será o mesmo até a decisão do torneio.

Confira a tabela e a classificação do Brasileiro Sub-20

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/noticia/2011/12/com-expulsao-e-gol-polemicos-figueirense-goleia-o-bahia-no-sub-20.html

Nenhum comentário: