sábado, 15 de outubro de 2011

Com muita brincadeira brasileira, Pan de Guadalajara tem a sua abertura


Delegação do país faz dancinhas, puxa 'ola' e fica entre as mais animadas na cerimônia para o início dos Jogos Pan-Americanos no México

Por João Gabriel Rodrigues e Lydia Gismondi Direto de Guadalajara, México


abertura pan-americano guadalajara brasil (Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM)Brasil entrou fazendo muita festa nesta sexta-feira
(Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM)

A temida chuva não veio, e os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara começaram bem para o Brasil. A delegação do país foi uma das mais animadas na cerimônia de abertura que aconteceu na noite desta sexta-feira no estádio Omnilife. Se os outros atletas tentavam manter algum protocolo, os brasileiros aproveitavam para brincar e dançar. Talvez apenas os mexicanos, donos da casa, tenham feito mais festa em seu desfile.

Nas arquibancadas, a plateia também era parte do espetáculo. Além de vibrar muito e dos gritos de "México", os espectadores ganharam lanternas antes da festa e ajudaram com o show de luzes.
A cerimônia começou com o cantor Vicente Fernandez e os mariachis, músicos tradicionais mexicanos e originários do estado de Jalisco, onde fica Guadalajara. Também típicos da região, os charros (espécie de vaqueiros), também tomaram o palco. O único problema foram os cavalos, que fizeram um pouco de sujeira, mas a equipe de limpeza agiu rapidamente, antes da entrada das delegações.

abertura pan-americano guadalajara   (Foto: EFE)Mariachis e dançarinos típicos do México abriram a cerimônia no estádio Omnilife nesta sexta (Foto: EFE)

O desfile dos países começou com a Argentina, país sede da primeira edição dos Jogos Pan-Americanos, em Buenos Aires, em 1951. Na sequência, as demais delegações foram entrando em ordem alfabética.

abertura pan-americano guadalajara brasil (Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM)Porta-bandeira, Hugo Hoyama acena com o chapéu
(Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM)

O Brasil foi o décimo país a entrar no estádio, liderado pelo mesatenista Hugo Hoyama, o porta-bandeira. A recepção foi boa, com a torcida vibrando bastante e acendendo as lanternas que haviam recebido antes da cerimônia. Mesmo desfalcado de muitos atletas que competem já neste sábado, os brasileiros fizeram muita festa no campo e retribuíram o carinho carregando bandeirinhas do país e também do México.
Enquanto os outros países desfilavam, a “bagunça” brasileira continuava. Os atletas puxavam a “ola”, faziam trenzinho e coreografias, brincando com os torcedores mais próximos.
abertura pan-americano guadalajara brasil (Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM)As outras delegações preferiram ficar sentadas, mas os atletas brasileiros seguiram fazendo muita festa
(Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM)

Se muitos brasileiros ficaram na Vila Pan-Americana, a delegação de Cuba não economizou e foi uma das maiores no estádio. Penúltimo país a entrar, a Venezuela também chamou a atenção. Na hora de entrar, todos se abaixaram para só depois mostrar muita animação. Para fechar o desfile, o Omnilife veio abaixo com os atletas mexicanos, que lotaram o campo e, com direito a sombreros, fizeram uma grande festa.
O desfile das delegações foi seguido por uma apresentação da banda Maná. Dando algum trabalho para os voluntários, muitos atletas tentaram deixar seus lugares para ir para a frente do palco. Outras atrações se seguiram, como o cantor Juanes, até o esperado momento da chegada da tocha ao estádio. Depois de um breve revezamento, a medalhista olímpica Paola Espinoza, dos saltos ornamentais, voou carregada por cabos de aço para acender a pira pan-americana e dar início aos Jogos.
abertura pan-americano guadalajara   (Foto: EFE)Fogos iluminam o estádio na abertura do Pan-Americano de Guadalajara (Foto: EFE)

FONTE:

Nenhum comentário: