domingo, 11 de setembro de 2011

Pelo terceiro Slam seguido, Nadal derrota Murray e avança à decisão

TÊNIS INTERNACIONAL 2011


Espanhol tentará defender o título contra Novak Djokovic, líder do ranking



Por Alexandre Cossenza Direto de Nova York

Três semifinais consecutivas de Grand Slam, três duelos contra Rafael Nadal. O balanço para Andy Murray agora é de três derrotas para o rival. Neste sábado, o espanhol voltou a levar a melhor sobre o britânico e, por 6/4, 6/2, 3/6 e 6/2, garantiu sua vaga na final do US Open. Atual campeão do torneio, Nadal tentará defender seu título contra Novak Djokovic.

Rafael Nadal tênis US Open semifinais (Foto: Getty Images)Rafael Nadal tem 13 vitórias seguidas no US Open e tentará o bi na segunda-feira (Foto: Getty Images)

Em 2011, Nadal e Murray já haviam duelado nas semis em Roland Garros e Wimbledon. O escocês venceu apenas um set - no torneio londrino. Ao todo, o espanhol aumenta sua vantagem em confrontos diretos para 13 vitórias em 17 jogos diante de Murray.
A final contra Djokovic será uma reedição da decisão do ano passado em Flushing Meadows, quando Nadal triunfou e completou seu Career Golden Slam (títulos dos quatro Grand Slams, mesmo que em anos diferentes, além da medalha de ouro olímpica em simples).

Consistência faz diferença
O começo do jogo foi um típico início de Nadal x Murray. O escocês um pouco mais agressivo e o espanhol apostando em longas trocas. O número 4 do mundo teve uma chance, mas não aproveitou o break point no sexto game. O atual campeão não perdoou. Fez um belo sétimo game e obteve duas chances de quebra. Murray evitou as duas primeiras, mas errou uma direita e acabou perdendo o game de serviço. A vantagem foi crucial para Nadal, que já jogava de forma mais agressiva. Sem ceder break points, o espanhol seguiu confirmando o saque até vencer o set inicial por 6/4.
A segunda parcial foi ainda mais fácil para Nadal, que viveu situação semelhante à do primeiro set. Logo no segundo game, Murray teve três break points, mas não converteu nenhum. Em dois deles, cometeu erros não forçados: uma devolução de segundo saque na rede e uma esquerda curta que também morreu na rede. O britânico se mostrava impaciente e seguia falando consigo mesmo entre os pontos.

Andy Murray tênis US Open semifinais (Foto: Reuters)Andy Murray passou boa parte do tempo reclamando
de si mesmo neste sábado (Foto: Reuters)

No quinto game, Nadal não perdoou os três erros de Murray e chegou a duas chances de quebra. O escocês salvou-se do primeiro com um belo voleio, mas subiu à rede novamente no segundo e jogou uma bola para fora. O atual campeão deslanchou, venceu mais três games de forma consecutiva e fechou o set por 6/2.
Murray, que seguia resmungando e reclamando de si mesmo, enfim conseguiu quebrar o serviço de Nadal no segundo game do segundo set e abrir 2/0. A vantagem, porém, durou pouco. Com uma dupla falta e um erro não forçado de direita, o escocês perdeu o serviço e deixou o espanhol igualar o placar. A parcial seguiu parelha até o oitavo game, quando o número 4 encaixou bons ataques e quebrou Nadal. O espanhol ainda salvou dois set points no game seguinte, mas Murray fechou em 6/3 ao forçar um erro do rival.
A vitória de Nadal, contudo, nunca esteve ameaçada. No quarto game do quarto set, o número 2 do mundo teve três break points. Murray esquivou-se dos dois primeiros com um bom saque e um belo voleio, mas cometeu uma dupla falta e mandou uma direita fácil para longe. Nadal aproveitou e consolidou a quebra no quinto game, abrindo 4/1. Murray não ofereceria mais resistência. Cada vez mais impaciente, o britânico perdeu o saque novamente no oitavo game e deu adeus ao torneio.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2011/09/pelo-terceiro-slam-seguido-nadal-derrota-murray-e-avanca-decisao.html

Nenhum comentário: