Brasileiras marcam 2 sets a 1 na decisão do Grand Slam de Stare Jablonki e chegam ao 5º título em 11 etapas. Talita e Maria Elisa levam o bronze
Por SporTV.com Stare Jablonki, Polônia
- A areia estava muito dura, e isso nos fez ter problemas no bloqueio. Agora, é descansar e pensar na próxima etapa - disse Juliana.
No primeiro set, o equilíbrio prosseguiu até o 10º ponto, com a liderança brasileira. Num ataque para fora de Larissa, as americanas passaram à frente (11/10). Em seguida, Kessy e Ross ampliaram. Num erro de recepção de Juliana, que deixou a bola espirrar e cair, a dupla dos Estados Unidos fez 13/11. Depois, num contra-ataque de Ross, marcou 14/11. Juliana ainda foi bloqueada por Kessy (18/14), e as americanas caminharam para a vitória na primeira parcial por 21/14, com um ponto de saque de Ross.
Juliana comemora o ouro junto à torcida de Stare Jablonki (Foto: Divulgação/FIVB)
No terceiro set, as brasileiras abriram 9/7 no bloqueio de Juliana sobre Ross, que, no entanto, empatou com um ponto de saque (10/10). Em contra-ataque, Juliana pôs o Brasil em vantagem de novo: 12/10. Houve empate em 13/13. No primeiro ponto do jogo, mesmo com recepção ruim, as americanas igualaram em 14/14. Com saque de Larissa, o Brasil fechou em 18/16.
Das 10 etapas anteriores, Juliana e Larissa venceram em Brasília e Sanya (ambas são etapas Open), Roma (Campeonato Mundial) e Gstaad (Grand Slam). Elas ainda ficaram em segundo em Moscou (Grand Slam), terceiro em Stavanger (Grand Slam), quinto em Xangai (Open) e 17º em Pequim (no primeiro Grand Slam da temporada). As brasileiras não competiram em Myslowice e Quebec City - as duas foram torneios Open.
Com exceção do Campeonato Mundial, disputado a cada dois anos, os Grand Slam são as etapas de maior pontuação - e premiação - no Circuito Mundial, à frente dos Open. Os Grand Slam distribuem 800, 720 e 640 pontos às duplas que levam ouro, prata e bronze (tanto no masculino quanto no feminino) enquanto, nos Open, são 600, 540 e 480. No Campeonato Mundial - vencido, nesta temporada, por Alison/Emanuel e Juliana/Larissa, as parcerias que vão ao pódio somam 1.000, 900 e 800 pontos.
Semifinais: uma vitória e uma derrota de duplas do Brasil
Mais cedo, Talita e Maria Elisa deixaram escapar a chance de final brasileira pela segunda etapa seguida ao perder para Kessy e Ross por 2 sets a 1 (18/21, 21/19 e 15/13). Na etapa anterior, em Quebec City, Talita e Maria Elisa foram campeãs, com as irmãs Maria Clara e Carol com a prata e Vivian/Taiana com o bronze. Juliana e Larissa não disputaram a etapa canadense. Foi a oitava vitória de Kessy e Ross sobre as brasileiras após o 13º confronto entre as parcerias.
Neste sábado, as atuais líderes do ranking mundial e da corrida pela vaga olímpica em Londres-2012 abriram a rodada com vitória nas semifinais, de virada, diante das chinesas Xue e Zhang Xi por 2 sets a 1 (19/21, 21/10 e 15/13). A dupla da China perdeu a 19ª partida para Juliana e Larissa em 25 jogos entre as duplas até hoje. Apenas nesta temporada, foi o quinto revés das chinesas para as brasileiras em cinco duelos.
Assista a vídeos de vôlei de praia
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2011/07/juliana-e-larissa-superam-kessy-e-ross-de-virada-e-sao-ouro-na-polonia.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário