domingo, 15 de maio de 2011

Chegou a hora: Cruzeiro e Atlético-MG medem as forças pelo título mineiro

Raposa precisa de uma vitória simples para conquistar a competição estadual. Já para o Galo, com o placar de 2 a 1 do primeiro jogo, basta um empate

Por Fernando Martins Y Miguel e Marco Antônio Astoni Sete Lagoas, MG

Um jogo que vale um semestre. O título do Campeonato Mineiro de 2011 poderá significar vida longa ao treinador vencedor e a manutenção de um trabalho capaz de almejar coisas maiores no futuro. Por ter terminado a primeira fase da competição na liderança, o Cruzeiro precisará de uma vitória simples para ficar com o caneco. Já o Atlético-MG, que venceu no último domingo por 2 a 1, necessitará apenas de um empate para conquistar o bicampeonato.
Montagem Dorical Júnior Cuca (Foto: Montagem sobre foto da VIPCOMM)Dorival Júnior e Cuca duelam pelo título mineiro (Foto: Montagem sobre foto da Vipcomm)

Pelo lado da Raposa, a conquista do título poderá significar a permanência do técnico Cuca e a reação da equipe, após a saída prematura na Taça Libertadores. O treinador celeste é desejo antigo do São Paulo, que não deverá mais contar com o comando de Paulo César Carpegiani.

Pelo lado alvinegro, o triunfo poderá coroar a juventude do Galo. Após as dispensas dos experientes Zé Luis e Ricardinho, nomes como Fillipe Soutto, Bernard e Giovanni Augusto fizeram com que o time de Dorival Júnior subisse consideravelmente de produção.
O duelo final terá início a partir das 16h (de Brasília), e o mando de campo, desta vez, será celeste. Apenas torcedores do Cruzeiro estarão presentes no estádio. A Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, estará tomada pela China Azul, que esgotou os 15.492 ingressos em pouco menos de quatro horas de vendas.

A arbitragem ficará por conta do paulista Wilson Luiz Seneme, que será auxiliado por Emérson de Augusto Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse, todos de São Paulo e da Fifa.

A TV Globo Minas exibe a partida para todo o estado de Minas Gerais, ao vivo, em alta definição, para quem mora na região metropolitana de Belo Horizonte e tem recepção digital. O canal Premiere também mostra o confronto para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM, em Tempo Real e com vídeos exclusivos, acompanha todos os detalhes do jogo a partir das 15h30m.
header o que esta em jogo
Cruzeiro: depois de tantas goleadas ao longo da temporada, o Cruzeiro precisa apenas de uma vitória simples para voltar a levantar o caneco estadual. O último título mineiro da Raposa foi em 2009. A conquista servirá de consolo, após a eliminação surpreendente na Taça Libertadores, para o Once Caldas, da Colômbia.
Atlético-MG: o Galo jogará pelo bicampeonato estadual, que não conquista desde o ano 2000. Mas, muito mais que isso, o Alvinegro lutará pela afirmação de uma nova geração de garotos talentosos, formados na base do clube. Nomes como Renan Ribeiro, Fillipe Soutto, Giovanni Augusto, Serginho, Renan Oliveira e Bernard poderão ganhar confiança para deslanchar de vez na carreira e dar muitas alegrias à torcida atleticana.

header as escalações 2
Cruzeiro: o técnico Cuca fez mistérios ao longo da semana, mas adiantou, nos últimos dias, o time titular. O atacante Thiago Ribeiro retorna, recuperado da entorse no joelho esquerdo. O meia Montillo é o único desfalque, já que foi expulso na primeira partida. Depois de ter deixado o meia Roger no banco de reservas na primeira partida da decisão, Cuca optou por colocá-lo ao lado de Gilberto, no meio-campo. As laterais serão formadas por volantes de origem. Everton, pela esquerda, e Leandro Guerreiro, pela direita, tentarão conter as investidas alvinegras. O time provável será Fábio; Leandro Guerreiro, Gil, Victorino e Everton; Marquinhos Paraná, Henrique, Roger e Gilberto; Wallyson e Thiago Ribeiro.
Atlético-MG: Dorival Júnior deverá repetir o time que venceu o primeiro jogo, no último domingo, apenas com a entrada de Renan Oliveira, que cumpriu suspensão, no lugar de Bernard. O esquema é o 4-4-2, alternando em determinados momentos (principalmente quando o Atlético-MG não tem a posse de bola) para o 4-5-1, já que Mancini volta para ajudar na marcação no meio-campo. Mancini, por sinal, não participou do treino da última sexta-feira, mas não deverá ser problema para o clássico. Quem também ficará sob observação é o goleiro Renan Ribeiro, que levou uma bolada no olho no treino deste sábado. O time provável terá Renan Ribeiro (Giovanni); Patric, Réver, Leonardo Silva e Guilherme Santos; Fillipe Soutto, Serginho, Renan Oliveira e Giovanni Augusto; Mancini e Magno Alves.

header fique de olho 2
Cruzeiro: Wallyson começou o ano no banco de reservas e, graças a atuações decisivas e gols importantes, conquistou seu espaço no ataque celeste. Depois de ter marcado na primeira partida da final, o jogador é a esperança de gols da Raposa para a conquista do título. O retorno do companheiro Thiago Ribeiro tornará a velocidade de Wallyson ainda mais perigosa para os alvinegros, já que os dois somam a maioria dos gols cruzeirenses na temporada.
Atlético-MG: Fillipe Soutto tem sido o jogador mais regular do Atlético-MG nos últimos jogos. O volante canhoto tem como principais características a boa colocação, a tranquilidade e o bom passe. O jeito elegante de jogar tem enchido os olhos da torcida e ganhado a confiança do técnico Dorival Júnior.

header o que eles disseram
Gil, zagueiro do Cruzeiro: "A diferença para o time do primeiro clássico é a semana que tivemos de trabalho. Foi bastante proveitosa. Na semana passada, fomos eliminados na quarta e, domingo, teve o jogo. Nesta semana, todo mundo treinou no limite para poder dar os 100% no domingo".
Renan Ribeiro, goleiro do Atlético-MG: "A expectativa é a melhor possível. Quando estamos na base, nosso sonho é chegar ao profissional e entrar em uma final. Agora, temos esta oportunidade e estamos muito felizes. Estamos treinando forte durante a semana, para chegar no domingo preparados para conseguir desempenhar um bom papel e ajudar o Atlético-MG".

header números e curiosidades
* No geral, Cruzeiro e Atlético-MG fizeram 451 jogos, com 178 vitórias alvinegras, 119 empates e 154 triunfos celestes.
* Foram 253 confrontos pelo Campeonato Mineiro, com 86 vitórias do Cruzeiro, 62 empates e 105 triunfos do Galo.

* O Atlético-MG é o recordista de títulos estaduais em Minas Gerais, com 40 conquistas. O Cruzeiro vem em segundo, com 35 títulos.

* O técnico Dorival Júnior, do Atlético-MG, ainda não sabe o que é perder um clássico em Minas Gerais. Em dois jogos, quando ainda era treinador da Raposa, em 2007, Dorival venceu o Galo por 4 a 3 e por 4 a 2. Agora, como técnico alvinegro, ele venceu os três jogos que disputou contra o rival. Foram duas vezes por 4 a 3 e o último confronto por 2 a 1.

* Cuca, treinador da Raposa, corre atrás de seu segundo título na carreira. Ele conquistou apenas o estadual do Rio, em 2009, pelo Flamengo.

header último confronto v2
No último domingo, dia 8 de maio, Atlético-MG e Cruzeiro iniciaram a disputa pelo título do Campeonato Mineiro, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Como fez melhor campanha na primeira fase da competição, o Cruzeiro tem a vantagem de jogar por dois empates ou por uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols. No primeiro confronto, o Galo conseguiu inverter a vantagem da Raposa, ao derrotar o rival por 2 a 1, com gols de Mancini e Patric, contra um de Wallyson (veja o vídeo).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/minas-gerais/campeonato-mineiro/noticia/2011/05/chegou-hora-cruzeiro-e-atletico-mg-medem-forcas-pelo-titulo-mineiro.html

Nenhum comentário: