sábado, 26 de março de 2011

Vôlei Futuro bate Florianópolis, tetra, e conquista vaga inédita nas semifinais

SUPER LIGA MASCULINA DE VÔLEI 2010/2011


Em noite de Ricardinho, equipe paulista, em casa, fecha a série. Time de Bruninho amarga seu pior resultado: nunca tinha ficado fora de uma final



Por GLOBOESPORTE.COM Araçatuba, SP

Superliga Bob Dentinho e Michael Vôlei Futuro x Florianópolis (Foto: Vipcomm)Bob tenta superar o bloqueio de Dentinho e Michael
(Foto: Vipcomm)

Duas vitórias desconcertantes sobre os atuais tetracampeões, uma vaga inédita nas semifinais. Em noite de Ricardinho, o Vôlei Futuro voltou a parar o Florianópolis - de Bruninho -, desta vez em Araçatuba (SP), e eliminou o time que dominou a Superliga nos últimos quatro anos. Impecável nos bloqueios, venceu por 3 sets a 0 (25/23, 25/17 e 25/21) e fechou a série em 2 a 0. O adversário por um lugar na decisão será o Cruzeiro, que passou pelo Pinheiros.

O Florianópolis, que perdeu o primeiro jogo, em casa, por 3 sets a 1, amarga a pior campanha em seis participações na Superliga. Além dos quatro títulos, ganhou a prata em 2006/2007.
Em cinco temporadas, o Vôlei Futuro tinha  como melhor resultado um sexto lugar, em 2008/2009. Agora, conta com quatro jogadores que já passaram pela seleção brasileira. Além de Ricardinho, Vissotto, Lucão e Mário Jr.
Melhor da partida, Ricardinho foi a maior contratação do time para a temporada. O ex-capitão da seleção brasileira não jogava no Brasil desde 2004, quando assinou com o Modena, da Itália.
Apesar do supertime, o Vôlei Futuro fez trajetória irregular na primeira fase. Abocanhou a sétima das oito vagas. O Florianópolis, que perdeu Thiago Alves para o Sesi, terminou em segundo.

– É uma situação nova para nós. Fizemos uma Superliga regular, com uma queda no final. Pegamos uma equipe muito capacitada. Tentamos, lutamos, fizemos nosso máximo e não conseguimos. Vamos reavaliar para que na próxima temporada a gente volte e volte forte – disse o técnico Marcos Pacheco.

Vôlei Futuro para o ataque catarinense
Vôlei Bruninho Superliga Vôlei Futuro x Florianópolis (Foto: Vipcomm)Bruninho (dir) aguarda um ataque (Foto: Vipcomm)

A torcida em Araçatuba tentava desconcertar os jogadores de Santa Catarina. Nas arquibancadas, as meninas do time feminino assistiam ao duelo. Na quadra, Ricardinho apostava as fichas em um inspirado Lucão.

Uma invasão do time de vermelho deixou os donos da casa em vantagem no primeiro tempo-técnico. E a equipe contou com um erro de Bob para ficar três pontos à frente (11 a 8). Vissotto, num bloqueio, aumentou a diferença para quatro (13 a 9).
O Florianópolis era obrigado a forçar os saques, mas cometia erros. Bruninho, que até então priorizava Bob, passou a variar mais as jogadas. Num ace de Renato, a equipe encostou em 16 a 15, mas deixou o time da casa escapulir para 21 a 17 em um erro de ataque. Bob comemorou muito quando, depois de um longo rali, cravou pelo corredor, na direita. Michael, de ace, deu ao Vôlei Futuro o 23º ponto. Bruninho marcou com uma linda bola de segunda; Rafael parou Camejo. O time da casa só chegou ao set point depois de um saque para fora de Thales. Bob salvou o primeiro; Renato, o segundo. Camejo, enfim, fechou.
Vôlei Futuro marcou 12 pontos de bloqueio, contra apenas um do Florianópolis
Foi num bloqueio de Camejo que o Vôlei Futuro deu o primeiro passo para abrir vantagem no segundo set. Dois lances depois, errou um ataque e pediu desculpas. No tempo-técnico, dois pontos de diferença. Um ace de Lucão aumentou para quatro. Dentinho saiu correndo, comemorando, quando ampliou seis, em dois pontos seguidos – primeiro em um bloqueio, depois explorando o paredão adversário (14 a 8).

Um ataque de Vissotto (18 a 12) provocou reclamação do lado do Florianópolis. Os jogadores achavam que a bola tinha ido para fora. O gigante de 2,11m foi para o saque, mas errou.

Ainda assim, o Vôlei Futuro ia mantendo a vantagem com tranquilidade. Estava impecável nos bloqueios. Mineiro entrou no lugar de Ricardinho e marcou duas vezes no fundamento – foram oito pontos no segundo set. O levantador voltou à quadra quando o time conseguiu o set point. Errou um saque, mas deu um passe para Dentinho fechar em 25/17.

Com um ace, Lucão abriu 3 a 0 no início do terceiro set. O jogo ficou duro. Ricardinho, numa bela bola de segunda, driblou o bloqueio no nono ponto. Dentinho, no bloqueio, abriu dois pontos. E, no lance seguinte, explorando o do adversário, ampliou. O Florianópolis tentava se manter na luta, mas tudo dava certo para o Vôlei Futuro. Foram 12 pontos de bloqueio, contra apenas um.
Vôlei Bruninho Superliga Vôlei Futuro x Florianópolis (Foto: Vipcomm)Bruninho esteve em todos os quatro títulos do
Florianópolis (Foto: Vipcomm)

No 22º ponto do set, a torcida gritava "eliminado". Bruninho, que esteve presente em todos os títulos de seu time, voltou a sentir o sabor de uma eliminação. Pela primeira vez em cinco anos.
- Não estou acostumado a ficar fora da final. Peço desculpas, de coração, porque em nenhum momento conseguimos respeitar as estrelas que temos no peito. Fracassamos hoje diante de uma grande equipe. É muito triste. Não sabemos o que vai acontecer com o time... É triste a gente não ter feito um jogo melhor, em que a força da camisa pesasse - disse.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/03/volei-futuro-bate-florianopolis-tetra-e-conquista-vaga-inedita-nas-semifinais.html

Nenhum comentário: