São Paulo vence Ituano, assume a liderança e deixa tabela com empate histórico

O São Paulo é o novo líder do Campeonato Paulista mais disputado da história. Nesta quinta-feira, o clube comandado por Paulo Cesar Carpegiani venceu o Ituano por 2 a 0, pela 12ª rodada, chegando a 25 anos na classificação.

O número de pontos alcançado é o mesmo de seus três maiores rivais ­ Corinthians, Palmeiras e Santos ­, mas o time do Morumbi leva vantagem no primeiro critério de desempate, o número de vitórias.

Após 12 rodadas, o Campeonato Paulista vive uma situação inédita. Nunca, desde que existem os quatro grandes, eles estiveram empatados a essa altura da competição.

Vitória levou o São Paulo à liderança do Paulista
Crédito da imagem: Vipcomm


O jogo - O São Paulo começou a partida pressionando seu adversário e não demorou a assustar o goleiro do Ituano. Aos nove minutos, Lucas recebeu de Jean na entrada da área e chutou com a perna esquerda para boa defesa de Marcelo Bonan, que ainda viu a bola bater no travessão antes de sair pela linha de fundo.

Aos poucos, no entanto, o Ituano achou a forma de parar o Tricolor. Com nove jogadores atrás da linha da bola, o time visitante povoou o meio-campo e impediu a troca rápida de passes dos velozes meias são-paulinos.

Depois de posicionar sua defesa, o Ituano passou a se arriscar no ataque. Aos 19 minutos de jogo, Anderson Sales bateu escanteio e deu trabalho para Rogério Ceni, que se esforçou para impedir o gol olímpico.

Mesmo com dificuldades de furar a defesa adversária, o São Paulo conseguiu abrir o placar em grande jogada de Jean. O volante carregou a bola pela intermediária em velocidade e com a perna esquerda bateu com força para acertar o ângulo do goleiro Marcelo Bonan, aos 40 minutos.

O São Paulo voltou para o segundo tempo e demorou pouco para aumentar sua vantagem. Aos quatro minutos, Lucas partiu no contra-ataque e achou Willian José dentro da área. O centroavante mostrou calma e rolou para a direita, onde Dagoberto apareceu e mandou para o gol.

Com um futebol mais veloz do que na primeira etapa, o Tricolor seguiu comandando as ações da partida, principalmente em jogadas armadas por Lucas. Aos 16, ele arrancou e bateu bem com a direita, para defesa do goleiro adversário.

O São Paulo diminuiu seu ritmo e tomou um susto, aos 27 minutos. Medina caiu pela ponta direita e conseguiu efetuar o disparo, que desviou nas costas de Miranda e explodiu no travessão de Rogério Ceni, que apenas observava o lance.

O Ituano ainda tentou pressionar no restante da segunda etapa, mas a desorganização do setor ofensivo da equipe impediu que a defesa são-paulina sofresse risco real. Sendo pouco agredido o São Paulo quase marcou o terceiro com Lucas, no fim, mas saiu do Morumbi com a vitória e a primeira colocação do Campeonato Paulista.

FICHA TÉCNICA SÃO PAULO 2 X 0 ITUANO
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 10 de março de 2011, quinta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Welton Orlando Wohnrath
Assistentes: Fabio Luiz Freire e William Rogério dos Santos Turola
Assistentes adicionais: Marco Antonio de Oliveira Sá e Aurélio Sant`anna Martins

Cartões Amarelos: Xandão (São Paulo); Malaquias e Alemão (Ituano)

Gols: SÃO PAULO - Jean, aos 40 minutos do primeiro tempo, e Dagoberto, aos quatro minutos do segundo tempo

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Xandão, Rhodolfo, Miranda e Juan; Wellington (Casemiro), Jean, Ilsinho (Marlos) e Lucas; Dagoberto e Willian José (Henrique)
Técnico: Paulo César Carpegiani

ITUANO: Marcelo Bonan; Marx Ferraz, Rodrigão e Anderson Salles; Medina, Júnior Urso, Adoniram, Jefferson, Leomir (Alemão) e Cleyton Domingues (Fernando Russi); Malaquias (Oliveira)
Técnico: Ruy Scarpino



FONTE:
 http://esportes.br.msn.com/futebol/artigo-espn.aspx?cp-documentid=27960739